Glauber Braga mantém greve de fome e afirma que passará o fim de semana acampado no plenário
Parlamentar do PSOL-RJ denuncia perseguição política e afirma que seguirá em protesto até a conclusão da votação no plenário da Câmara

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) permanece, neste sábado (12), acampado no plenário da Câmara dos Deputados, onde afirmou que passará o fim de semana em protesto devido ao parecer favorável à cassação de seu mandato, aprovado pelo Conselho de Ética da casa legislativa, na última quarta-feira (9). Segundo Braga, até o fim do processo ele permanecerá dormindo no chão do plenário e sem se alimentar.
“Tô em greve de fome há 3 dias e 6 horas. Sigo aqui dormindo no mesmo plenário do Conselho de Ética que recomendou a minha cassação. O meu ato é um grito de denúncia. Arthur Lira tem muito poder e grana, mas ele não pode tudo. O orçamento secreto não pode comprar a minha cabeça!”, disse Braga em uma postagem no X.
Segundo o próprio parlamentar, a decisão é uma forma de denunciar o que considera uma perseguição política articulada pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Mesmo afirmando que não irá encerrar sua greve até que o projeto seja pautado na Câmara, o presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não se manifestou sobre o caso e nem definiu quando será pautado o processo de cassação.
Greve de fome sob acompanhamento médico
De acordo com sua assessoria, o deputado está sob monitoramento médico e passou por exames de sangue e urina. Os primeiros resultados apontam que seu estado de saúde é estável, mas ele está sendo mantido com soro fisiológico por recomendação da equipe médica. O resultado do exame de urina ainda será divulgado.
Correligionários do deputado psolista manifestaram apoio a Braga. Segundo a presidente nacional do partido, Paula Coradi, o deputado está sofrendo um “flagrante caso de perseguição política”, além da ação ser um “ataque frontal à esquerda”.
Caso que levou à recomendação de cassação
O processo contra o deputado teve início após um episódio ocorrido em 16 de abril de 2024, quando ele expulsou, aos chutes, o youtuber Gabriel Costenaro, vinculado ao Movimento Brasil Livre (MBL), das dependências da Câmara. O influenciador havia feito insinuações sobre a ex-prefeita de Nova Friburgo, Saudade Braga, mãe do parlamentar, que estava internada na época e faleceu 22 dias após o incidente.
O parecer do Conselho de Ética, relatado por Paulo Magalhães (PSD-BA), foi aprovado por 13 votos a 5. No entanto, a cassação do mandato só será efetivada com a aprovação da maioria absoluta do plenário: são necessários 257 votos favoráveis. Braga acusa o relator e Arthur Lira de atuarem nos bastidores para acelerar o processo e garantir sua cassação.
Parlamentar promete resistir até fim do julgamento
Em pronunciamento público, Glauber justificou a escolha pela greve de fome como um ato extremo, mas necessário. “Tomei a decisão de utilizar a tática mais radical do ponto de vista político que um militante pode fazê-lo. Vou permanecer aqui nesta sala, no Congresso Nacional, até a finalização do processo”, afirmou.
O deputado também declarou que não buscará qualquer tipo de negociação. Segundo ele, seu protesto não tem como objetivo barganhar acordos ou reversão da decisão do Conselho de Ética, mas sim denunciar o que considera um processo injusto, conduzido com parcialidade e motivações políticas.
Redação
Mais Lidas
Política
ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Últimas Notícias

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão
Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa
Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’
Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice

Nem todo mundo comemora: descubra o que a Páscoa significa (ou não) para outras religiões
Data cristã mais importante do calendário também é marcada por simbolismos pagãos e tradições judaicas milenares

Resumo BBB 25 de sábado (19/4): Finalistas definem melhores e piores momentos e avaliam trajetórias no reality
Participantes foram surpreendidos com presença de figuras conhecidas da televisão brasileira

Gleisi alerta para risco no projeto do imposto de renda e faz apelo por pressão popular
Governo teme manobras no IR e aposta em apoio da população para manter taxação dos ricos

Verdadeira origem do ovo de Páscoa: de símbolo de fertilidade a tradição cristã
Símbolo de fertilidade e renascimento atravessou milênios e culturas, chegando ao chocolate moderno