Pular para o conteúdo
Início » Flávio Matos garante conquista histórica para jornalistas efetivos da Câmara de Camaçari

Flávio Matos garante conquista histórica para jornalistas efetivos da Câmara de Camaçari

Profissionais teve carga horária de trabalho ajustada para 5 horas, conforme prevê CLT para categoria

Uma luta antiga dos jornalistas efetivos da Câmara Municipal de Camaçari chegou ao fim após o presidente Flávio Matos (União Brasil) e toda a mesa-diretora da Casa buscar o alinhamento da carga horária dos profissionais. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é clara em seu artigo 303, na seção XI, sobre as 5 horas de trabalho a serem cumpridas pela categoria.

Flávio Matos, que é pré-candidato a prefeito de Camaçari, considerou a adequação da carga horária dos jornalistas mais que assertiva. “É um direito que a categoria tem e que precisava ser corrigido. Infelizmente, isso não foi cumprido em edital no momento do concurso, mas conseguimos reverter e fazer valer a lei federal que versa sobre o tempo máximo de trabalho diário dos nossos comunicadores. Uma conquista para os servidores e também para todos os vereadores da Casa que se empenharam em aprovar essa correção tão esperada”, pontuou Flávio.

A Lei 1909/2024 foi publicada no Diário Oficial de Camaçari no último dia 7 de junho, possibilitando que agora os jornalistas deixem de trabalhar 8 horas diárias – como dizia o edital do concurso – para cumprir as 5 horas diárias.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), as tratativas para adequação da carga horária conforme consta na CLT, iniciaram em setembro 2022. “De lá para cá foram vários ofícios, reuniões e publicações, culminando com a disposição da atual Mesa da Câmara, que se comprometeu com os profissionais e aprovou a lei que foi agora publicada”, diz a nota do Sinjorba.

“O importante é que o problema foi corrigido e agradecemos à Câmara pela disposição em resolver”, concluiu o presidente do órgão, Moacy Neves.

Leia também:

Flávio Matos anuncia Camaforró com cinco dias a partir do próximo ano

Empresários se reúnem com Flávio Matos para discutir propostas ligadas à gestão de Camaçari

Divulgação