Eduardo Salles culpa entraves na Justiça Federal por continuidade de problemas na ViaBahia
Para deputado, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal precisam intervir de forma mais eficaz

Em entrevista ao M!, o deputado estadual Eduardo Salles (PP) falou sobre as más condições das estradas administradas pela concessionária ViaBahia, destacando a insegurança enfrentada diariamente pelos motoristas e pedestres. Segundo o parlamentar, o problema é agravado pela inércia da empresa e pela burocracia judicial, que impede o avanço de melhorias essenciais para garantir a segurança viária.
“O problema grave é exatamente esse, é que as coisas não acontecem e infelizmente eles conseguem travar na Justiça Federal e a gente fica aí nesse caos que a população vive todos os dias, com insegurança enorme e todo mundo arriscando as vidas, que são de familiares, poderiam ser de familiares nossos, de amigos, que ficam aí. A gente tem vários, vários e vários acidentes todos os dias”, afirmou o deputado.
Para Eduardo Salles, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal precisam intervir de forma mais eficaz, especialmente considerando que a ViaBahia utiliza escritórios de advocacia de renome para postergar ações que poderiam trazer melhorias. “A Via Bahia gasta fortunas com os escritórios de advocacia, os melhores, e os contratos mal feitos, com as vírgulas erradas, dão a ela a condição de não fazer nada, enquanto não for renegociada a questão que eles chamam do realinhamento econômico”, explicou.
O deputado, que preside a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia, lembrou que já foram feitas tentativas de diálogo com a PSP Investments, empresa canadense que controla a concessionária. Durante um encontro com o embaixador canadense, o parlamentar apresentou um relatório detalhado sobre as falhas da concessionária. “Conversamos, ele nos retornou um mês depois, dizem que teve uma reunião, que eu apresentei um relatório, mostrando tudo que não foi feito pela pela Via Bahia, consequentemente a PSP Investments, e a gente achava que isso não chegava ao Canadá. E ele disse que foi e que conversou com os gestores da PSP Investments e mostrou, entregou o relatório que nós fizemos. Então, eu acho que agora temos que todos os cidadãos estarmos aí com a Justiça Federal, ela é que decide”, disse.
O deputado também reiterou sua posição contrária à estatização da ViaBahia, mas destacou que a atual situação não pode continuar. “Nós não queremos estatizar de forma alguma. Eu sou totalmente contra a reestatização de qualquer coisa, só não pode continuar. Nós queremos, sonhamos com estradas, como as estradas americanas, as estradas europeias”, concluiu.
Leia também:
Silvio Almeida é demitido por Lula após acusação de assédio sexual
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar