Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Prefeito ainda falou sobre presidência da AL-BA e voltou a defender permanência de Elmar Nascimento no União Brasil

O prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), comentou, na manhã desta terça-feira (3), sobre a possibilidade de o PT formar uma chapa para as eleições de 2026 com Jerônimo Rodrigues à reeleição para o governo do Estado, e Rui Costa e Jaques Wagner para o Senado. Em entrevista ao Portal M!, durante a entrega do novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro Histórico, o prefeito ironizou a repetição de nomes do partido no cenário político da Bahia.
“Eu, pela minha pouca experiência política, a gente já viu no passado que já sofremos uma fadiga de material. São sempre as mesmas caras, os mesmos nomes, uma hora o povo cansa. Eu quero lembrar que, em 1986, a Bahia mudou de rumo. Depois de 20 anos, em 2006, mudou novamente. Quem sabe agora em 2026, depois de 20 anos, a história não se repete”, disparou o prefeito.
A chapa “puro sangue” do PT foi idealizada pelo presidente estadual do partido, Éden Valadares, que confirmou o desejo de ter o ministro da Casa Civil, Rui Costa, como candidato ao Senado em 2026 ao lado do atual senador Jaques Wagner que vai disputar a reeleição. No entanto, a proposta gerou tensões internas, especialmente com o senador Angelo Coronel (PSD-BA), que se considera o candidato “natural” à reeleição.
Disputa na presidência da AL-BA
Ainda na entrevista ao Portal M!, Bruno Reis também comentou sobre a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O prefeito disse não estar acompanhando os desdobramentos das candidaturas, mas reconheceu as “credenciais” do deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos). Apesar de elogiar o deputado e reafirmar sua proximidade com a Igreja Assembleia de Deus, o prefeito optou por não declarar apoio direto à candidatura do aliado e pontuou que “a escolha deve ser dos deputados”.
“Samuel Júnior é um amigo, preenche todos os requisitos, me apoiou nas duas últimas eleições, apoiou ACM Neto. É vinculado à Igreja Assembleia de Deus, porque nós temos uma forte relação com nosso líder religioso e político, pastor Valdemiro. Então, tem todas as credenciais para ser o escolhido, mas essa é uma escolha dos deputados. E eles lá têm a lógica deles, as dinâmicas, os rodízios, os critérios. E a decisão que eles tomarem, eu estou aqui para abençoar”, acrescentou o prefeito, que também já foi deputado estadual.
Possível saída de Elmar Nascimento do União Brasil
Outro tema abordado foi a possível saída do deputado federal Elmar Nascimento (UB-BA) do União Brasil. Há rumores de que o parlamentar estaria considerando ingressar em um partido mais alinhado ao governo Lula. O senador Jaques Wagner, inclusive, destacou que o parlamentar seria “bem-vindo”. Sobre isso, Bruno Reis reforçou sua defesa pela permanência do atual líder na Câmara dos Deputados no partido, assim como fez nesta última segunda-feira (2).
“Não creio, não creio [na saída do UB]. Elmar está aí há 20 anos com a gente resistindo na oposição, fazendo oposição de alto nível, combativa, porém, coerente, contando os problemas. Temos uma relação histórica e espero que as consequências das decisões em Brasília, que nada tem a ver aqui com a Bahia, possa impactar nas nossas relações”, concluiu Bruno Reis.
Impacto político em 2026
As declarações de Bruno Reis refletem o clima de polarização que deve marcar as próximas eleições, tanto no âmbito estadual quanto nacional. Com críticas às estratégias do PT e foco em alianças locais, o prefeito busca consolidar sua liderança política e ampliar sua influência nos cenários baiano e brasileiro.
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar