Após onda de violência, Jerônimo diz que ‘luta contra facções criminosas e tráfico de drogas vai continuar’
Na última semana, 22 homicídios foram registrados em Salvador e na Região Metropolitana, incluindo uma chacina no bairro Sete de Setembro
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou, nesta segunda-feira (21), sobre o aumento da violência no Estado, após uma semana com ao menos 22 homicídios e chacina em Salvador e Região Metropolitana. Em vídeo postado no seu Instagram, o petista reafirmou o compromisso da sua gestão em enfrentar a violência do crime organizado e criticou os “políticos oportunistas”, afirmando que eles usam do tema para divulgar inverdades e difamar o governo do estado.
“Mais uma vez, estou aqui reunido com o comando central da segurança pública do estado da Bahia, para garantir a vocês que as nossas polícias vão continuar trabalhando incansavelmente no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas e contra qualquer tipo de violência, que coloque em risco a segurança da nossa sociedade. A luta vai continuar com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a nossa responsabilidade”, disse Rodrigues.
O chefe de Executivo estadual voltou a dizer que o problema do aumento da criminalidade e da violência não é só um problema da Bahia, mas do país, mesmo após o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) já ter rebatido essa informação e ainda ironizar o colega petista, dizendo: ‘me dá o comando por 6 meses, que eu vou devolver a Bahia aos baianos’. Jerônimo afirmou que para resolver o problema no Estado que comanda, já se reuniu com o presidente Lula e com o ministro da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para buscar aprofundar as ações de integração na segurança pública nacional.
“A luta vai continuar com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a minha responsabilidade, fui eleito para isso. E os investimentos continuarão sendo feitos com prioridade, como também fazemos na educação, na saúde, na cultura e na área social. A minha determinação é de assegurar a atuação firme da polícia, na capital e no interior, com a força necessária, dentro da lei, para garantir a paz e a segurança do povo baiano”, destacou o Rodrigues, ao revelar que sua gestão seguirá fazendo investimentos em inteligência, tecnologia, recursos humanos e equipamentos para combater a criminalidade.
Ainda em seu pronunciamento, o governador criticou políticos opositores que tem usado o tema da segurança com “irresponsabilidade”. “Infelizmente, políticos oportunistas querem fazer desse tema sério um trampolim eleitoral. Usam suas mídias para espalhar terror com inverdades, calúnias e difamações contra a nossa polícia. Exploram a dor de famílias enlutadas e tentam desmoralizar o trabalho sério realizado pelos nossos profissionais de segurança pública”, bradou.
Violência em Salvador e RMS
Um ataque a tiros, ocorrido na noite do último sábado (19), deixou cinco pessoas mortas no bairro Sete de Abril, em Salvador. Segundo informações da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar, os policiais chegaram ao local onde encontraram os corpos, por volta das 22h, realizando buscas na região, mas nenhum suspeito foi identificado.
Já em Camaçari, três corpos foram encontrados desovados na Via Parafuso, enquanto na cidade de Candeias, seis corpos foram encontrado por todo município. Neste caso, a polícia prendeu cinco suspeitos de integrar uma facção que seria responsável pelo crime.
Com essas mortes, subiu para 22 homicídios registrados em 8 dias em Salvador e na Região Metropolitana. Ao menos cinco bairros da capital baiana estão sem circulação do transporte público devido ao crescimento na violência, que também provocou ataques a transportes públicos.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025
PSB-BA faz encontro estadual com prefeitos eleitos nesta sexta-feira
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Últimas Notícias
STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025
Votação para 2ª edição do Concurso da Moqueca encerra neste domingo
PSB-BA faz encontro estadual com prefeitos eleitos nesta sexta-feira
Reunião partidária será, às 9 horas, no auditório do Quality Hotel, no bairro do Stiep, em Salvador
Prazo para comissão discutir novo acordo sobre Marco Temporal é prorrogado para 2025
Inicialmente, a comissão teria seu trabalho encerrado em dezembro
Caetano diz que capacitação e geração de emprego e renda serão prioridade em Camaçari: ‘Agenda importantíssima’
Conforme o petista, estão sendo realizadas reuniões para elaborar a programação das ações
Fiocruz emite alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
Dados apontam que as hospitalizações estão apresentando tendência de queda ou estabilização na maior parte do país
Resultado do CNU é adiado para fevereiro de 2025 após acordo judicial e correções na prova
Resultados estavam com previsão de divulgação na quinta-feira (21)
Dieese aponta que 70% dos reajustes de outubro superaram a inflação
Desde janeiro, todos os meses haviam registrado mais de 80% de reajustes com aumento real dos salários
Ópera-canção Amor Azul, de Gilberto Gil e Aldo Brizzi, estreia no TCA neste sábado
Obra combina música popular brasileira, canto lírico e dança indiana
Câmara Municipal de Salvador traz debate sobre filosofia africana no mês da consciência negra
Líderes religiosos e ativistas abordaram desafios e potencial econômico das tradições afro-brasileiras
Salles afirma que é possível Bolsonaro ter conhecimento sobre o golpe: ‘Mas não dá para afirmar’
Ex-ministro critica julgamentos apressados e defende presunção de inocência
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito