Após onda de violência, Jerônimo diz que ‘luta contra facções criminosas e tráfico de drogas vai continuar’
Na última semana, 22 homicídios foram registrados em Salvador e na Região Metropolitana, incluindo uma chacina no bairro Sete de Setembro

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se pronunciou, nesta segunda-feira (21), sobre o aumento da violência no Estado, após uma semana com ao menos 22 homicídios e chacina em Salvador e Região Metropolitana. Em vídeo postado no seu Instagram, o petista reafirmou o compromisso da sua gestão em enfrentar a violência do crime organizado e criticou os “políticos oportunistas”, afirmando que eles usam do tema para divulgar inverdades e difamar o governo do estado.
“Mais uma vez, estou aqui reunido com o comando central da segurança pública do estado da Bahia, para garantir a vocês que as nossas polícias vão continuar trabalhando incansavelmente no enfrentamento ao crime organizado, ao tráfico de drogas e contra qualquer tipo de violência, que coloque em risco a segurança da nossa sociedade. A luta vai continuar com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a nossa responsabilidade”, disse Rodrigues.
O chefe de Executivo estadual voltou a dizer que o problema do aumento da criminalidade e da violência não é só um problema da Bahia, mas do país, mesmo após o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) já ter rebatido essa informação e ainda ironizar o colega petista, dizendo: ‘me dá o comando por 6 meses, que eu vou devolver a Bahia aos baianos’. Jerônimo afirmou que para resolver o problema no Estado que comanda, já se reuniu com o presidente Lula e com o ministro da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para buscar aprofundar as ações de integração na segurança pública nacional.
“A luta vai continuar com a mão firme do nosso Governo contra as facções criminosas e o tráfico de drogas. Essa é a minha responsabilidade, fui eleito para isso. E os investimentos continuarão sendo feitos com prioridade, como também fazemos na educação, na saúde, na cultura e na área social. A minha determinação é de assegurar a atuação firme da polícia, na capital e no interior, com a força necessária, dentro da lei, para garantir a paz e a segurança do povo baiano”, destacou o Rodrigues, ao revelar que sua gestão seguirá fazendo investimentos em inteligência, tecnologia, recursos humanos e equipamentos para combater a criminalidade.
Ainda em seu pronunciamento, o governador criticou políticos opositores que tem usado o tema da segurança com “irresponsabilidade”. “Infelizmente, políticos oportunistas querem fazer desse tema sério um trampolim eleitoral. Usam suas mídias para espalhar terror com inverdades, calúnias e difamações contra a nossa polícia. Exploram a dor de famílias enlutadas e tentam desmoralizar o trabalho sério realizado pelos nossos profissionais de segurança pública”, bradou.
Violência em Salvador e RMS
Um ataque a tiros, ocorrido na noite do último sábado (19), deixou cinco pessoas mortas no bairro Sete de Abril, em Salvador. Segundo informações da 50ª Companhia Independente da Polícia Militar, os policiais chegaram ao local onde encontraram os corpos, por volta das 22h, realizando buscas na região, mas nenhum suspeito foi identificado.
Já em Camaçari, três corpos foram encontrados desovados na Via Parafuso, enquanto na cidade de Candeias, seis corpos foram encontrado por todo município. Neste caso, a polícia prendeu cinco suspeitos de integrar uma facção que seria responsável pelo crime.
Com essas mortes, subiu para 22 homicídios registrados em 8 dias em Salvador e na Região Metropolitana. Ao menos cinco bairros da capital baiana estão sem circulação do transporte público devido ao crescimento na violência, que também provocou ataques a transportes públicos.
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar