Alan Sanches reforça candidatura de Adolfo Menezes para presidência da AL-BA
Líder da Oposição revela articulações internas para disputa da mesa diretora e resistência ao PT no comando do Legislativo
O deputado estadual Alan Sanches (PSB) comentou, na manhã desta quinta-feira (16), sobre as articulações políticas em torno da reeleição de Adolfo Menezes (PSD) à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A candidatura do atual presidente da Casa tem sido marcada por incertezas, especialmente após questionamentos jurídicos que surgiram sobre a sua possibilidade de se reeleger para o cargo.
O líder da Oposição na AL-BA destacou que, apesar dos desafios legais que cercam a candidatura, o grupo continua a apoiar Menezes para mais um mandato à frente da Assembleia.
“Hoje está pacificado, mas começou uma semana atrás uns questionamentos sobre a situação jurídica, se ele vai conseguir se sustentar ou não. Ele é o nosso candidato”, afirmou Sanches ao Portal M! na lavagem do Bonfim.
Importância da primeira vice-presidência
Outro ponto abordado novamente por Alan Sanches foi a disputa pela primeira vice-presidência da AL-BA, uma posição estratégica que quem foi eleito pode alçar à presidência da casa. O deputado destacou que a posição de vice é fundamental para o equilíbrio do poder na Assembleia, já que o titular do cargo pode assumir a presidência caso o presidente se afaste e, nesse caso, Menezes seja impedido para um terceiro mandato.
“Agora, você tenha certeza que hoje, do jeito que está, a primeira vice-presidência é muito importante e a gente vai estar conversando. Porque o primeiro vice pode estar sendo ungido à presidência sem ter um voto. Então, eu acho que precisa muito ter uma conversa ampla também sobre a primeira vice. Adolfo sendo candidato, a disputa será na primeira vice-presidência, tem a certeza disso”, afirmou Sanches
Resistência à candidatura do PT
A resistência à candidatura de membros do PT à presidência da Assembleia da Bahia também foi um tema abordado na entrevista. Sanches destacou que a oposição na Casa tem dificuldade em aceitar o PT assumindo a presidência da Assembleia, o que reflete uma preocupação maior com a centralização do poder, já que o governador é petista e a Casa tem o dever de fiscalizar o governo estadual.
“A gente está conversando. A gente tem dificuldade para fazer uma aceitação do PT, entendeu? Então, não a Rosemberg, mas eu acho que a qualquer candidato do PT. Não só eu, como todo mundo lá da Assembleia, da oposição, tem uma certa resistência para não entregar a Presidência [da Assembleia] e entregar também o Governo do Estado. Então, isso tem que ser discutido. Não é impossível, mas é bem difícil isso”, afirmou o deputado.
Expectativa da oposição para votação
No entanto, Sanches se mostrou otimista quanto à possibilidade da oposição conseguir garantir os votos necessários para a eleição de seu candidato. A articulação interna está em andamento, e o deputado acredita que será possível mobilizar os 20 votos necessários da bancada oposicionista para alcançar a vitória de Menezes.
“Eu acredito que dessa vez a gente está conseguindo. É claro que cada deputado vai ter uma conversa pessoal, individual, que isso cabe o espaço que ele está querendo lá na Assembleia, mas eu acho que dessa vez a gente vai conseguir entregar os 20 votos”, comentou o líder.
Candidatura de Ivana Bastos
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) afirmou, nesta semana, que sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) está mantida. Ela explicou que o apoio ao atual presidente, Adolfo Viana, depende de sua viabilidade jurídica. Caso o correligionário consiga se viabilizar, Ivana manterá seu apoio, mas enquanto isso, sua candidatura permanece.
“O compromisso nosso é, caso Adolfo consiga se viabilizar judicialmente, aí eu apoio. Fora isso, meu nome está mantido para presidente da Casa. Enquanto isso, eu sou candidata, tenho pedido voto aos amigos, tenho trabalhado”, revelou Ivana.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Lula celebra tripla indicação de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar 2025
Últimas Notícias
Comunidade do Solar do Unhão realiza 12ª edição do Presente Ecológico para Iemanjá neste domingo
Iniciativa, que une religiosidade, cultura e preservação ambiental, busca homenagear a divindade de forma sustentável, evitando danos ao meio ambiente durante as festividades
Anatel exige relatórios mensais de operadoras para monitorar chamadas fraudulentas
Nova ferramenta visa proporcionar uma resposta mais rápida da agência na proteção dos consumidores
Abastecimento de água em bairros de Salvador é retomado gradualmente após manutenção
Expectativa é de que o serviço seja completamente normalizado em até 36 horas após a finalização das intervenções
Lula liga para presidente do México em meio a tensão com os EUA e reforça cooperação regional
Segundo o Planalto, líderes reafirmaram o objetivo de manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento
BBB 25: Diego Hypolito e Daniele discutem, e brother critica: ‘Sem paciência para suas irritações bestas’
Ginasta justifica incômodo com Daniele e aponta dificuldades no jogo entre irmãos
Jerônimo Rodrigues anuncia reajustes salariais para docentes e técnicos das universidades estaduais da Bahia
Novos projetos aprovados incluem reajustes escalonados e valorização de servidores universitários
Caminhão-tanque que transportava acetona tomba na BR-324 e provoca longo engarrafamento
Um dos pneus do veículo estourou, fazendo o motorista perder o controle e tombar na pista
Xuxa recebe alta médica após cirurgia no joelho
Apresentadora passou por artroscopia preventiva para garantir sua performance na turnê comemorativa
Depois de vetar candidatura de Michelle ao Planalto, Bolsonaro muda discurso e impõe condição para apoiar mulher
Ex-presidente deseja ser nomeado ministro da Casa Civil caso Michelle vença a disputa presidencial em 2026
HAM é um símbolo de amor ao próximo
Neste artigo, Antonio Luiz Diniz destaca a história do Hospital Aristides Maltez, referência nacional no tratamento oncológico e símbolo de filantropia na Bahia