Bahia é o segundo estado com maior número de celulares roubados, diz pesquisa
Estado perde somente para São Paulo, em números absolutos

A Bahia é um dos estados que registraram os maiores índices de roubos e furtos de celulares em 2023, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo a pesquisa, foram roubados 46.563 aparelhos no ano passado, ante 42.230 em 2023, um crescimento de 10,3%. Em números absolutos, o estado só perde para São Paulo, que registrou 137.891 roubos no mesmo período.
O roubo é caracterizado como a subtração dos bens de outra pessoa com o uso da violência. Já furto envolve a subtração sem nenhum tipo de uso da força ou ameaças.
O Anuário apurou que na Bahia 27.344 celulares foram furtados, uma aumento de 29,7% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 21.081 furtos de aparelhos. O crescimento deste tipo de crime foi o terceiro maior do país, perdendo apenas para Pernambuco (43,5%) e Maranhão (40,7%).
A soma dos dois tipos de crimes, roubo e furto, na Bahia no ano passado foi de 73.907 contra 63.311, um aumento de 16,7%. O Brasil registrou uma queda de roubos e furtos de celulares, passando de 983.676 em 2022 para 937.294 em 2023, uma diminuição de 4,7%.
Registro por cidades
Pela primeira vez, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública publicou dados com os números de furtos e roubos de celulares por município. Segundo a pesquisa, a Bahia tem duas cidades entre as 10 com mais registros dos crimes.
O levantamento registra que Salvador ocupa o 4º lugar, com 1.716,6 crimes a cada 100 mil habitantes. Em seguida, está Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), com taxa de 1.695,8. O ranking é liderado por Manaus (2.096,3), Teresina (1.866) e São Paulo (1.781,6), respectivamente.
Programa Celular Seguro
A Bahia foi o terceiro estado a registrar o maior número de cadastros no programa Celular Seguro. A iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), criado em dezembro de 2023, possibilita o bloqueio das linhas, dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, reduzindo o risco de golpes.
Até a última segunda-feira (29), mais de 2,1 milhões de pessoas já utilizam a plataforma e cerca de 66,5 mil alertas de bloqueios já foram realizados em todo o país. Deste total, 5,634 alertas de bloqueio vieram da Bahia, que ficou atrás somente de São Paulo (19.263) e Rio de Janeiro (9.624).
O acesso ao Celular Seguro é feito com o mesmo login do site gov.br. O usuário pode acessar a ferramenta diretamente no navegador da internet pelo computador por meio do site https://celularseguro.mj.gov.br/ ou pelo aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS/iPhone).
Depois do registro de furto, roubo ou perda do celular, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo. O bloqueio dos aparelhos celulares seguirá a mesma regra.
Até o momento, além da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 13 instituições aderiram ao programa: Nubank, Pan, Inter, Sicoob, Caixa, BTG Pactual, XP Investimentos, Santander, Safra, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi e Bradesco.
Leia também:
Polícia Civil devolve 23 celulares roubados em ônibus aos proprietários
Brasil tem 2,7 mil celulares bloqueados por dia devido a roubos e perdas
Mais Lidas
Negócios
Alta no preço do cacau impacta indústria de chocolates e Páscoa em 2025
Últimas Notícias

Milena Barreto e Bruno Reis falam sobre episódio polêmico: O que realmente aconteceu?
O prefeito de Salvador falou pela primeira vez sobre o incidente em que tomou o microfone das mãos da mestre de cerimônias

Capitão Alden propõe fim da separação de presos por facção em presídios
Projeto de Lei propõe alterações na Lei de Execução Penal

Resumo BBB 25 de sexta-feira (4/04): João Pedro chora após estrear no Paredão e Delma se emociona ao indicar Daniele
Berlinda tripla da semana ficou composta também por e Maike

Dona do TikTok diz que venda nos EUA está travada e depende de aprovação da Justiça chinesa
Impasse acontece em meio à tentativa da empresa de manter parte das operações em território norte-americano

Governo Lula recupera popularidade, mas ainda enfrenta alta reprovação — entenda os números do Datafolha
Em fevereiro, a aprovação do governo era de 24%, o nível mais baixo registrado nos três mandatos

Diogo Almeida revela conversa com Aline após o BBB 25 e fala sobre futuro fora do reality
Eliminada, Patriarca demonstrou frustração ao ver cenas envolvendo o ator

Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação
Explore os melhores pontos culturais, parques e praias de Salvador neste outono. Dicas de lazer e relaxamento para todas as idades

Linhas de ônibus são desviadas a partir deste sábado em Itacaranha em função de obras na rede de esgoto
Mudança ocorre devido às obras de construção e interligação da rede de esgoto do complexo do Mané Dendê

José Medrado comanda pintura mediúnica aberta ao público na Cidade da Luz neste domingo
Segundo organização, quadros são criados por meio de manifestações mediúnicas de artistas de diferentes épocas

‘Dia delas’: evento celebra mães atípicas com deficiência com serviços gratuitos e atividades neste sábado
Programação no Parque da Cidade inclui sessões de massagens, limpeza de pele, auriculoterapia e outras atividades