Após declaração de Trump, TikTok anuncia que está de volta ao ar nos Estados Unidos
Rede social emitiu uma notificação aos usuários confirmando a reativação do serviço
O TikTok voltou a funcionar, neste domingo (19), nos Estados Unidos após o presidente eleito, Donald Trump, anunciar que adiaria a proibição do aplicativo. A medida será implementada a partir desta segunda-feira (20), quando ele assumirá novamente a presidência.
A rede social emitiu uma notificação aos usuários confirmando a reativação do serviço no país. “Como resultado dos esforços do presidente Trump, o TikTok está de volta nos EUA”, informou a plataforma.
A interrupção do serviço aconteceu devido a uma legislação federal que exigia a venda da operação do TikTok no país. Trump, no entanto, declarou que publicará um decreto para adiar a aplicação da lei, que inclui o bloqueio do App caso a venda não se concretize.
“Vou emitir uma ordem executiva na segunda-feira para estender o período para que as proibições da lei entrem em vigor“, escreveu Trump na rede Truth Social.
Reações e medidas de Trump
A medida foi anunciada após uma série de esforços para garantir a continuidade do TikTok nos Estados Unidos. A plataforma também agradeceu publicamente a Trump por “fornecer a clareza e a garantia necessárias aos provedores de serviço de que eles não enfrentarão penalidades [por] fornecer o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem”.
Alguns usuários norte-americanos relataram, após o anúncio, que conseguiram acessar tanto o aplicativo quanto o site do TikTok. A interrupção dos serviços gerou grande repercussão, especialmente entre as pequenas empresas que dependem da plataforma para seus negócios.
Além de adiar a proibição, Trump sugeriu que a propriedade do TikTok seja compartilhada entre os Estados Unidos e os atuais proprietários. “Gostaria que os Estados Unidos tivessem a propriedade de 50%, em uma joint-venture. Ao fazer isso, salvamos o TikTok e o mantemos em boas mãos”, afirmou o presidente eleito.
Impacto da lei e legislação de 2024
O TikTok havia saído do ar, neste domingo (19), devido a uma legislação aprovada pelo Congresso dos EUA em abril do ano passado, que exigia a venda da operação do aplicativo para que ele permanecesse no país. Caso a venda não fosse realizada, a lei determinava o banimento do aplicativo, além da remoção de lojas como a Google Play Store e a Apple App Store.
O bloqueio afetou mais de 170 milhões de usuários norte-americanos, que ficaram impossibilitados de acessar os vídeos da plataforma. Outros aplicativos da ByteDance, como o CapCut e o Lemon8, também foram retirados do ar. A medida começou a ser executada poucas horas antes da data limite estabelecida pela legislação.
O governo dos EUA justificou o banimento alegando que o TikTok coleta dados de usuários, o que representa um risco à segurança nacional. A China, dona da ByteDance, foi acusada de poder utilizar essas informações para atividades de espionagem, o que a empresa negou repetidamente.
A Suprema Corte dos Estados Unidos, em uma decisão unânime na sexta-feira (17), declarou a validade da lei que impõe o banimento do TikTok, afirmando que não viola a Primeira Emenda, que garante a liberdade de expressão. O TikTok havia recorrido ao tribunal contestando a constitucionalidade da legislação.
A Casa Branca, por sua vez, informou que a implementação da lei ficaria a cargo de Trump, uma vez que ele assume a presidência na segunda-feira (20). O presidente eleito havia afirmado, ainda neste domingo (19), que tomaria providências para garantir que a plataforma fosse reativada e que os interesses de segurança nacional fossem atendidos.
Lei e impacto nas empresas
A legislação sancionada por Joe Biden em 2024 impôs um prazo até domingo (19) para que o TikTok encontrasse um comprador para a sua operação nos Estados Unidos. Caso isso não fosse realizado, a medida determinava o banimento do app no país, incluindo a remoção do aplicativo das lojas de downloads e a suspensão de atualizações.
Além disso, a lei estipulava que empresas de hospedagem de dados nos EUA não poderiam mais trabalhar com o TikTok, impondo multas de até US$ 5 mil por usuário. Isso representaria uma penalidade de bilhões de dólares considerando o número de usuários da plataforma no país.
Mais Lidas
Jogador do Corinthians se envolve em acidente com morte na Argentina
Internacional
Israel confirma acordo com Hamas para libertação de reféns
Trump ataca ex-promotor Jack Smith e critica Departamento de Justiça
Incêndios na Califórnia deixam 16 mortos
Últimas Notícias
Família corporativa e alta performance podem andar juntos?
Lula reforça diplomacia e torce por parceria com EUA sob Trump
Polícia Civil devolve 244 celulares em mais uma fase da operação Mobile
Israel libera 90 prisioneiros palestinos em troca histórica no cessar-fogo com Hamas
Em paralelo, grupo terrorista libertou três primeiras reféns israelenses, que foram entregues à Cruz Vermelha e, após avaliação médica, reencontraram suas famílias
Resumo BBB 25 de hoje: choro, desentendimentos e novas alianças marcam madrugada após 1º paredão
Qual dupla você quer que saia: Edilberto e Raissa, Marcelo e Arleane, ou Diogo Almeida e Vilma? Vote na enquete do Portal M!
Trump toma posse nesta segunda e líderes estrangeiros são convidados para cerimônia pela 1ª vez
Cerimônia acontece nesta segunda-feira, a partir das 11h30, no horário de Brasília
Bolsa Família: Estudo da Fiocruz aponta redução da mortalidade entre beneficiários com transtorno mental
Pesquisadores sediados na Bahia analisaram dados de aproximadamente 70 mil pacientes no período entre 2008 e 2015
Prefeito de Juazeiro cancela Carnaval por ‘colapso financeiro’
Segundo Andrei Gonçalves, medida segue recomendação do Ministério Público e dívidas acumuladas chegam a R$ 300 milhões
‘Morar Melhor’: Bruno Reis entrega casas reformadas em Nova Brasília de Valéria
Desde sua criação, programa já beneficiou mais de 54 mil residências em Salvador; cerimônia acontece nesta segunda, às 9h
Enquete BBB 25: Edilberto e Raissa, Arleane e Marcelo e Diogo e Vilma enfrentam 1° paredão
Vote na enquete do Portal M! e diga quem merece deixar a Casa mais vigiada do Brasil
Milei acusa ‘regime Lula’ por ausência de Bolsonaro na posse de Trump, mas decisão foi do STF
Impedimento do ex-presidente provoca tensões e debates sobre liberdade política e justiça
Preço da gasolina vendida pela Acelen para distribuidoras na Bahia sobe 3,2%
Aumento foi anunciado, nesta sexta-feira, pela empresa, que administra Refinaria Mataripe, em São Francisco do Conde
Lula defende programa de renegociação de dívidas estaduais e critica governadores: ‘ingratos’
Presidente rebate oposição e classifica regulação fiscal como avanço para Estados e União