Obras Sociais Compaixão: 22 anos de acolhimento e transformação em São Cristóvão
Iniciativa filantrópica oferece educação, reabilitação e atividades artísticas gratuitas para pessoas em vulnerabilidade social
Há 22 anos, as Obras Sociais Compaixão vêm transformando vidas na comunidade de São Cristóvão, periferia de Salvador. A instituição filantrópica que já beneficiou mais de 20 mil pessoas, vem oferecendo serviços gratuitos para a comunidade. Com um compromisso constante com a qualidade e o cuidado, a organização busca apoio para continuar e expandir suas atividades, acolhendo e promovendo a inclusão social.
A instituição surgiu dos trabalhos sociais da paróquia de São Cristóvão e oferece atividades gratuitas como: escola para crianças de 1 ano e meio a 6 anos; reabilitação para pessoas com deficiência, incluindo atendimento com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, psicopedagogo e assistente social; alimentação em dois momentos diferentes para frequentadores do espaço; além de aulas de desenvolvimento artístico e pessoal para crianças e adultos, como balé, capoeira, jiu-jitsu e dança do ventre. Tudo isso ocorre em um ambiente cuidado com esmero, graças ao trabalho dedicado de profissionais comprometidos com essa missão.
Em conversa com o Portal M!, Daiane Araújo, diretora escolar da Escola Providência Divina, uma das unidades educacionais da instituição, expressa orgulho pelos alunos e pelas melhorias no espaço. “Fazemos um trabalho com as crianças e com as famílias, além de um trabalho pedagógico com professores e auxiliares de classe. Contamos com nutricionista e profissionais como psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos. Temos crianças em inclusão, e buscamos ser o melhor tanto no profissional quanto na qualidade,” afirmou.
O supervisor educacional e músico Carlos Junior, gerencia o ensino nas Obras Sociais Missionários da Compaixão e enfatizou que o diferencial da instituição é o olhar humano e contínuo. “Vemos crianças tendo um espaço acolhedor que proporciona educação de qualidade e projetos que as acompanham até cerca de 17 ou 18 anos. As crianças podem continuar participando dos projetos após a educação infantil, se os pais assim desejarem,” relatou.
Beneficiados
O retorno desse esforço é evidente nas respostas dos beneficiados. Pais e filhos frequentam o espaço em busca de qualidade de vida e mantêm um relacionamento próximo e carinhoso com os funcionários. Lindinalva de Jesus, mãe solo de duas crianças atípicas, participa das atividades artísticas gratuitas para seus filhos e aproveita o tempo livre para participar de aulas de dança do ventre. “A instituição é muito importante. Ela faz parte da minha vida porque meus filhos gostam das atividades e eu me entrego e corro atrás para trazê-los,” disse Lindinalva.
Maria da Conceição Mendes, paciente oncológica, também frequenta as aulas de dança do ventre. “Estou muito feliz. Toda a comunidade está feliz porque é uma bela ação que dá oportunidade às mulheres a partir dos 50 anos. Como paciente oncológica, me sinto mais poderosa e alegre, com energia para viver e ajudar outras mulheres,” contou Maria com um sorriso.
Seja também um agente dessa mudança
Elias Alves, supervisor administrativo dedicado há 10 anos à instituição, apresentou ao Portal M! as principais necessidades atuais da filantropia. Ele destacou a importância das doações para instalar elevadores que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e melhorar constantemente os prédios do projeto. “Precisamos sempre da ajuda das pessoas. Sabemos que precisamos melhorar, mas às vezes não conseguimos fazer no tempo que gostaríamos porque dependemos de doações. Pedimos que as pessoas nos ajudem e façam a compaixão avançar,” apelou Elias.
O presidente e fundador das Obras Sociais Compaixão, Gilmar de Oliveira, reforçou ao portal, a necessidade de apoio contínuo. “Estamos aqui para nos tornar suas mãos junto à comunidade que sofre. Você pode fazer parte desse trabalho ajudando a instituição, o que é o mesmo que tocar essas famílias que precisam,” disse Gilmar.
Entre as demandas atuais, está a ampliação do serviço de reabilitação para pessoas com deficiência, exigindo doações de materiais de construção, e a instalação de elevadores de acessibilidade. “Outra grande necessidade é a questão alimentar. Muitas pessoas vêm em busca de alimento para si e suas famílias. Quem se sentir sensibilizado pode abraçar essa causa conosco,” pediu o presidente.
Como Contribuir
Para continuar os trabalhos e melhorar a estrutura das Obras Sociais Missionários da Compaixão, você pode contribuir doando o que puder. Entre em contato pelos seguintes canais oficiais:
. Telefone: (71) 3365-6662
. WhatsApp: (71) 9 9399-7616
. Site: compaixao.org
. Pix: [email protected]
. E-mail: [email protected]
Conheça na íntegra as Obras Sociais Missionários da Compaixão:
Leia também:
Obras Sociais Compaixão: conheça os colaboradores e os beneficiados da instituição que oferece serviços diversos em São Cristóvão
Creche gratuita na Boca do Rio nasceu do desejo de um casal de dar assistência a crianças do bairro
Centro espírita tem 48 anos de história e caridade no Rio Vermelho
Mais Lidas
Inspiração: Lar Vida acolhe 106 crianças e adultos PCDs
Casa do Sol transforma vidas de crianças em Cajazeiras V
Inspiração
Osid promove cuidado humanitário e saúde gratuita na Bahia há 65 anos
Casa do Sol transforma vidas de crianças em Cajazeiras V
Obras Sociais Compaixão transformam vidas em São Cristóvão, há 22 anos
Últimas Notícias
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma
Ex-ator da Globo, Claudio Cinti pede ajuda a seguidores depois de voltar a ser internado
Impossibilitado de trabalhar como taxista, ele quer auxílio para bancar despesas médicas
PT pede arquivamento de projeto que anistia envolvidos no 8 de janeiro
Partido argumenta que a proposta é 'inoportuna' e 'inconveniente'
Detrans alertam sobre golpe envolvendo notificações falsas de irregularidades na CNH
Criminosos imitam canal oficial do governo federal e enviam links falsos; motoristas de 19 estados foram vítimas, inclusive na Bahia
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Apresentador teve a morte confirmada no dia 22 de novembro de 2019, após ficar internado nos EUA
Policial preso por planejar assassinato de Lula e Moraes é baiano de Salvador
Wladimir Matos Soares tem uma trajetória de 22 anos de atuação na PF e protagonizou momentos de destaque e polêmicas