TRE-BA faz adaptação das zonas eleitorais para pessoas com deficiência
TSE confirmou que 76.198 eleitores da Bahia declararam ter algum tipo de deficiência
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) finalizou, nesta quarta-feira (25), um treinamento aos mesários e demais colaboradores sobre como atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no dia das eleições municipais em outubro. De acordo com o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 76.198 eleitores da Bahia declararam ter algum tipo de deficiência.
Do número total, 22.764 têm deficiência de locomoção, 14.089 visual, 8.744 auditiva, 3.983 com dificuldade para o exercício do voto e o restante, 35.498 eleitores, possuem outras deficiências não declaradas. Por isso, nas disputas eleitorais deste ano, o trabalho de acessibilidade nas urnas eletrônicas será mais evidente, para garantir o direito e a segurança de que todos os eleitores exerçam o seu voto.
Em 2024, os equipamentos passam a contar com uma voz humanizada para auxiliar as pessoas com deficiência visual. O recurso conta com instruções básicas, através da voz da cantora Sara Bentes, para iniciar o processo de votação, comunicar ao eleitor deficiente cada etapa, como o cargo que está em votação, os números e os nomes dos respectivos candidatos escolhidos. Todos esses mecanismos de acessibilidade serão passados por um fone de ouvido, para que o sigilo do voto seja assegurado.
As urnas também incluem teclas antiaderentes, números em alto-relevo e o alfabeto em Braille, para auxiliar os deficientes visuais, além de destacar as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Branco”. Para atender aos deficientes auditivos, o equipamento instala a tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os intérpretes são apresentados no canto inferior direito da tela e funciona da mesma forma que a mensagem de voz, traduzindo todo o processo de votação.
Treinamento do TRE-BA
O treinamento do TRE-BA começou no dia 18 de setembro e se estendeu até esta quarta, para tratar de assuntos relacionados aos eleitores deficientes. Entre as medidas abordadas, estão a inclusão dos direitos eleitorais dos que possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida.
Além disso, o atendimento deve ser especializado para identificar o cadastro eleitoral, a adequação das condições de acessibilidade no local de votação e a apresentação dos recursos de acessibilidade disponíveis na seção eleitoral, como a mensagem de voz, a interpretação em Libras e o aperfeiçoamento das teclas. No caso de pessoas com redução de mobilidade, o TRE escolheu locais de votação mais propícios para facilitar na locomoção, como as zonas eleitorais no andar térreo e sem escadas, entre os 9.424 locais de votação disponíveis na Bahia para as eleições de 2024.
O órgão também escolhe espaços livres e remove os obstáculos presentes nos locais de votação adaptados. Os eleitores com deficiência tiveram um prazo até o dia 22 de agosto para declarar a necessidade de acessibilidade.
Lei de inclusão
O artigo 2º da Lei Brasileira de Inclusão, nº Lei 13.146/2015, determina que a pessoa com deficiência, que possui impedimento de natureza física, mental, intelectual, deve ter o seu direito assegurado, com participação efetiva na sociedade e igualdade de condições com as demais pessoas. Do mesmo modo, o TSE prevê, por meio dos termos de Resolução 23.736/2024, que as seguintes pessoas passam por preferência no processo de votação: com idade igual ou superior a 60 anos; enfermas (doentes); com deficiência ou com mobilidade reduzida; com transtorno do espectro autista; gestantes, lactantes e com criança de colo; obesas; doadoras de sangue nos últimos 120 dias; candidatos, juízes eleitorais e auxiliares; servidores da Justiça Eleitoral; promotores eleitorais e policiais militares em serviço.
Leia também:
TRE-BA inicia preparação das urnas eletrônicas para eleições de 2024
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
COP29 aprova meta climática de US$ 300 bilhões até 2035
Fortes chuvas causam nove ocorrências em Salvador, diz Codesal
Futuro do Samba de São Lázaro será decidido em reunião com autoridades
Divaldo Franco é diagnosticado com câncer de bexiga e é internado em Salvador
Médium está internado no Hospital São Rafael, com boa resposta ao tratamento
Vitória empata com Botafogo, aumenta chances de permanência na Série A e sonha com vaga na Sul-Americana
Próximo desafio do rubro-negro será contra o Fortaleza, no domingo (1º), às 18h30, no Barradão, em Salvador
Bolsonaro critica inquérito da PF e diz não acreditar em ‘historinha de golpe’
Ex-presidente também criticou a repercussão do caso e sugeriu que as ações se tratam de perseguição política
Ministro do STJ chama autismo de ‘problema’ e critica legislação sobre transtorno
Antônio Saldanha comentou sobre a abrangência do diagnóstico de TEA, indicando que 'qualquer um' poderia apresentar 'fator de autismo'
Governo federal processa 17 planos de saúde por cancelamento unilateral de contratos
Órgão aponta graves consequências como interrupção de tratamentos essenciais e judicialização
Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil
Antes do lançamento presencial no dia 30, será realizada uma live neste domingo (24), que funcionará como prévia do evento
Uso excessivo de suplementos alimentares pode causar riscos à saúde, alerta especialista
O consumo excessivo pode causar sobrecarga em órgãos como fígado e rins, além de complicações como desidratação, dores abdominais e redução da densidade óssea
Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares
Projeto tem o objetivo de prevenir mortes infantis por esquecimento em veículos fechados
Prazo para estudantes inscritos no Enade 2024 responderem questionário termina neste sábado
Preenchimento completo é requisito para a efetiva participação no Exame
Robinson Almeida propõe ampliar fiscalização da Agerba sobre energia elétrica na Bahia
Proposta tem como principal foco a atuação da Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Estado