Pular para o conteúdo
Início » Roberto Carlos diz que Isaac comete ‘injustiça’ com PT e Jerônimo ao lançar sobrinho a prefeito de Juazeiro

Roberto Carlos diz que Isaac comete ‘injustiça’ com PT e Jerônimo ao lançar sobrinho a prefeito de Juazeiro

Roberto Carlos diz que Isaac ‘comete injustiça’ com PT e Jerônimo ao lançar seu sobrinho a prefeito de Juazeiro
Com inelegibilidade do ex-prefeito petista, federação PT, PV e PCdoB já havia definido pelo emedebista Andrei da Caixa, do MDB, como candidato do governador

A novela na definição do candidato do governo estadual em Juazeiro parece que não vai acabar nunca. O novo capítulo agora é a intervenção do PSD – partido aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e comandado no Estado pelo senador Otto Alencar – no diretório municipal da região do São Francisco para lançar candidatura própria a prefeito, que será encabeçada pelo administrador Celso Carvalho e terá como vice coronel Anselmo Bispo (ambos do PSD).

Até aí tudo bem, mas a celeuma piora porque Celso é sobrinho do ex-prefeito petista Isaac Carvalho, que teve que abandonar a disputa por estar inelegível. Diante do impasse, mesmo após o PT ter feito de tudo para seguir com sua candidatura até o último dia de registro, a federação, da qual fazem parte também PV e PCdoB, resolveu apoiar o emedebista Andrei da Caixa. O anúncio da nova chapa foi feito nesta segunda-feira (19), pelo Instagram, com divulgação conjunta do PSD-BA, Isaac e Celso.

“O processo em Juazeiro ocorreu de maneira errada, porque a federação, que definiu que o candidato era dela, não preparou outro candidato e mirou somente no pré-candidato Isaac Carvalho, não tinha outra opção. Eu coloquei o meu nome, o deputado [estadual] Zó [PCdoB] colocou o meu nome, mas foi preterido em detrimento a Isaac Carvalho, que todo mundo sabia que ele tinha um processo jurídico e, naquele momento, não era o melhor candidato. Mesmo assim, o PT e a federação trabalharam o nome de Isaac [por] 8 meses e não teve um outro candidato”, avaliou ao Portal M! o deputado estadual Roberto Carlos (PV), que foi obrigado a retirar sua tão sonhada candidatura para unificar a oposição na cidade contra a atual prefeita Suzana Ramos (PSDB), candidata à reeleição.

Ainda em entrevista ao Portal M!, Roberto Carlos disse, na manhã desta terça-feira (20), que Isaac “está cometendo uma grande injustiça com o PT e o governador” ao lançar seu sobrinho a prefeito de Juazeiro. Segundo o deputado, quem poderia reclamar seria ele, que tem seis mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi sempre fiel ao Governo do Estado, conseguiu o apoio de Zó – que retirou sua candidatura -, mas mesmo assim foi preterido na escolha.

“A última reunião, claro, tinha que definir um nome, mas definiu por Andrei do MDB, que é fora da federação. Mesmo assim, Isaac Carvalho, inconformado, que para mim ele está cometendo uma grande injustiça com o PT, com o governador e com a Federação porque trabalhou por 8 meses no nome dele. Agora, ele não poderia reclamar e lançou agora outro candidato, chamado Celso Carvalho, que é sobrinho dele para concorrer, confrontando com o candidato do governador a priori, que é Andrei porque foi definido pela Federação. Eu liguei para o governador no sábado, preocupado com a situação, pedi a ele uma reunião com todas as lideranças políticas de Juazeiro. E assim vai acontecer hoje [terça], às 18 horas, para o governador definir realmente quem é o seu candidato em Juazeiro”, pontuou ao Portal M! durante entrega de ambulâncias em evento com Jerônimo na Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Joseph Bandeira

A insistência em defender a candidatura do ex-prefeito Isaac, mesmo inelegível, não só irritou a base aliada do governador, como também sofreu uma baixa. O ex-prefeito Joseph Bandeira (PSB) decidiu romper com o PT após ser preterido na escolha, retirou sua candidatura e anunciou, no último dia 9, que irá apoiar a prefeita Suzana Ramos, até então sua adversária. Sua filha, Vitória Bandeira (Solidariedade), foi, inclusive, confirmada no mesmo dia como vice na chapa da tucana que já tinha o apoio de nove partidos: União Brasil, PSDB, Cidadania, PMB, PDT, Republicanos, PRTB, Solidariedade e DC.

O rompimento do antigo aliado Joseph Bandeira e a decisão drástica de apoiar até então sua adversária política foi comentado pelo governador. Em entrevista ao Portal M! na última quarta-feira (14), Jerônimo disse que não questiona “atitudes pessoais”, voltou a lembrar que o ex-prefeito sempre teve o “espírito do campo da esquerda” e acredita ainda em reverter a situação.

Leia também:

Federação PT, PCdoB e PV decide apoiar candidatura de Andrei da Caixa em Juazeiro

Jerônimo minimiza apoio de Joseph Bandeira a Suzana em Juazeiro

Partidos apontam ‘imprudência’ do PT em manter candidatura de Isaac à Prefeitura de Juazeiro

Equipe M!