Operação Eleições 2024 da SSP-BA mobilizará cerca de 34 mil policiais e bombeiros
Centro Integrado de Comando e Controle deve funcionar entre os dias 4 e 7 de outubro
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou, nesta terça-feira (24), o planejamento da Operação Eleições 2024, que mobilizará cerca de 34 mil policiais e bombeiros. As ações preventivas, ostensivas e de inteligência foram detalhadas durante uma coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
O efetivo contará com a participação de policiais militares, civis e técnicos, além do apoio do Corpo de Bombeiros. A SSP também ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), reunindo representantes de 31 instituições estaduais, federais e municipais, bem como concessionárias de serviços. O CICC deve funcionar de forma ininterrupta entre os dias 4 e 7 de outubro.
Para fortalecer a integração entre as forças de segurança, será instalado o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP). Esse centro será responsável pelo compartilhamento de informações e coleta de dados, que orientarão as equipes durante a operação.
“Serão R$ 3 milhões de investimento do Governo do Estado, com o objetivo principal de garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. Atuaremos com força máxima”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
A tecnologia também desempenhará um papel importante na operação, conforme explicou o secretário. “Utilizaremos 3.595 câmeras em todo o estado. Os equipamentos ficarão direcionados para zonas eleitorais e pontos estratégicos mapeados pela Inteligência”, completou Werner.
Operação em 2022
Em 2022, a Secretaria também mobilizou cerca de 34 mil policiais militares, civis, bombeiros e peritos com o objetivo de garantir o respeito à democracia e o direito de voto a mais de 11 milhões de eleitores no estado. A operação envolveu o uso de tecnologia, como videomonitoramento e sistemas de reconhecimento facial e de placas, além de reforço no policiamento ostensivo e escolta de urnas eletrônicas para prevenir e combater crimes eleitorais.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também coordenou a operação em parceria com 23 Centros Integrados de Comunicação na Bahia. O CICC contou com profissionais das polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros, além de forças municipais e federais. A Polícia Militar empregou 29 mil agentes em patrulhamento, enquanto a Polícia Civil investigou crimes eleitorais, com apoio de drones e cyber patrulhamento. Bombeiros e peritos também reforçaram o trabalho em locais estratégicos.
Leia também:
TRE-BA inicia preparação das urnas eletrônicas para eleições de 2024
Eleições municipais registram queda no número de candidatos após 15 anos
Denúncias de assédio eleitoral crescem e acendem alerta; saiba como proceder
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro