Nomes novos e passe livre: cidades votam mudanças durante as eleições
No Maranhão, a cidade de Governador Edison Lobão se chamará Ribeirãozinho do Maranhão
Duas cidades brasileiras devem mudar de nome, e uma está prestes a adotar o passe livre no transporte público para estudantes, segundo resultados de consultas populares realizadas durante as eleições municipais de 2024, conforme informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ambas as cidades estão localizadas no interior do Maranhão e de Roraima.
No Maranhão, o município de Governador Edison Lobão passará a se chamar Ribeirãozinho do Maranhão. A proposta de renomeação, aprovada há 11 anos pela Câmara de Vereadores, foi validada por 83,87% dos votantes. A cidade recebeu o nome do ex-governador Edison Lobão, que governou entre 1991 e 1994. A Constituição, porém, proíbe nomear logradouros com o nome de pessoas vivas.
Em Roraima, a cidade de São Luiz, o menor município do estado, terá o nome alterado para São Luiz do Anauá, conforme aprovado por 83,43% dos votos válidos. Além disso, 89,91% dos eleitores votaram a favor do passe livre para estudantes no transporte público, embora as regras para a implementação ainda não tenham sido divulgadas.
Segundo o site do ex-senador Romero Jucá, o nome São Luiz foi uma homenagem à capital do Maranhão, de onde vieram os primeiros moradores da região. Ele explica que o nome São Luiz do Anauá, um rio local, ajuda a evitar confusões com São Luís do Maranhão.
O TSE não especificou se essas votações ocorreram sob o regime de plebiscito ou referendo, o que significa que não se pode afirmar se as mudanças ainda passarão por outras aprovações legislativas ou administrativas. Em geral, o plebiscito é uma consulta feita antes de se criar um ato legislativo, enquanto o referendo é convocado depois para ratificar ou rejeitar uma proposta.
Outras votações populares
Também nas eleições de 6 de outubro, a população de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, rejeitou a mudança de sua bandeira, que propunha a inclusão de um sol entre montanhas. Foram 1.086.145 votos contrários, representando 84,32% dos votos válidos.
No Rio Grande do Sul, a cidade de Dois Lajeados também realizou uma consulta popular, na qual 81,44% dos eleitores votaram contra a construção do Novo Centro Administrativo Municipal na área do Parque Municipal de Eventos João de Pizzol.
Leia também:
Federações partidárias elegem 7.658 vereadores nas eleições municipais de 2024
Quinze capitais brasileiras terão segundo turno nas eleições 2024
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Alckmin promete boa notícia sobre redução de despesas ainda nesta semana
Segundo vice-presidente, objetivo é alcançar o equilíbrio fiscal, com o foco no 'déficit zero', e buscar o superávit
Fundo do Nordeste planeja investir R$ 47 bilhões em setores produtivos no próximo ano
Bahia deve captar quase R$ 10 bilhões, equivalente a 21% do total
Abase repudia Carrefour, controladora do Atacadão, por decisão de barrar carne brasileira
Bahia é um dos principais estados produtores de bovinos do país
PF: Bolsonaro teve pleno conhecimento e atuou de forma ‘direta e efetiva’ para tentar golpe
Golpe não ocorreu por fatores externos à vontade do ex-presidente
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Desde que o avião oficial, o VC-1 Airbus A319CJ, conhecido como 'Aerolula', apresentou falhas técnicas em outubro deste ano, o governo considerava acelerar a compra de uma nova aeronave
Codesal anuncia alerta nível máximo de atenção após fortes chuvas em Salvador
Órgão anunciou ainda o acionamento das sirenes nas comunidades da Baixa do Cacau e do Bom Juá, em função das fortes chuvas.
Lira diz que ainda não foi procurado para conhecer pacote de cortes do governo
Presidente da Câmara dos Deputados ressaltou urgência do tema
Ivana Bastos diz que mantém candidatura à presidência da AL-BA e explica: ‘Caso Adolfo consiga se viabilizar judicialmente, eu apoio’
Ao Portal M!, a deputada enfatizou ser o momento da AL-BA ter a primeira mulher presidente
Autor de ataque ao STF pretendia destruir estátua e atingir ministros, diz laudo da PF
Na avaliação dos peritos, Francisco Wanderley Luiz não via sua morte como um ato isolado, mas como parte de uma sequência de eventos
Moraes envia à PGR relatório sobre Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Apesar do movimento, ministro do STF manteve sigilo sobre delação de Mauro Cid