Homens armados invadem comitê de vereador em Camaçari; oposição fala em ‘armação’
Aliados de Flávio Matos e Luiz Caetano trocam acusações após ataque em Monte Gordo
Neste sábado (26), um grupo armado invadiu o comitê do vereador Manoel Jacaré (PP) no distrito de Monte Gordo, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Jacaré é um dos apoiadores de Flávio Matos (União Brasil) na disputa pela prefeitura do município.
O ataque ocorreu pouco antes das 10h30, e imagens de segurança mostram ao menos quatro homens armados chegando ao local. Os invasores usavam roupas escuras, cobriam o rosto e alguns usavam chapéus para dificultar sua identificação.
De acordo com informações iniciais, os criminosos roubaram pertences do comitê. A Polícia Civil foi procurada para fornecer mais detalhes sobre o caso, mas ainda não houve retorno.
O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, manifestou indignação com o ataque através de um vídeo nas redes sociais (veja abaixo). “O que aconteceu nessa manhã, em Camaçari, é inadmissível e é apenas um entre tantos ataques violentos que aconteceram contra a campanha do candidato Flávio Matos. Um episódio grave que demonstra o quanto nossos adversários ultrapassaram todos os limites de uma disputa eleitoral que deveria ser marcada pelo respeito e pelos princípios da democracia, mas que, infelizmente, vai ser lembrada como a campanha mais violenta da história de Camaçari”, afirmou.
Em nota publicada nas redes sociais, Manoel Jacaré descreveu o incidente como uma ação criminosa e afirmou que os invasores “subtraíram alguns de nossos pertences”. O vereador garantiu, porém, que todos estão bem. “Gostaríamos de tranquilizar a todos informando que, felizmente, ninguém se feriu, e todos estamos bem”, disse ele, agradecendo as manifestações de apoio recebidas.
Quem também condenou a ação foi deputado federal e presidente estadual do União Brasil, Paulo Azi. Para ele, a ação criminosa, realizada por bandidos armados, foi mais uma tentativa de opressão e intimidação e precisa de resposta do Estado.
“As imagens são chocantes. A Bahia está se tornando uma terra sei lei, onde a bandidagem faz esse tipo de coisa em plena luz do dia, sem nenhum pudor. Pelo que soubemos, levaram computadores e celulares, além de outros objetos. O que está acontecendo em Camaçari não tem precedentes. A opressão e a intimidação contra o nosso grupo chegou a níveis inimagináveis”, declarou.
Oposição fala em ‘armação’
Em meio à tensão gerada pelo incidente, o vereador eleito e presidente do PT de Camaçari, professor Márcio Neves, acusou o grupo de Flávio Matos de orquestrar uma suposta armação. Segundo Neves, o ataque teria sido uma tentativa de criar uma narrativa falsa de insegurança na cidade.
“As pessoas não são bobas. O que pessoas armadas fariam num comitê de um vereador passadas as eleições para a câmara? Pegar santinho?”, ironizou Neves. Ele ainda observou que, no vídeo divulgado, algumas pessoas aparecem caminhando tranquilamente ao redor da ação, sem demonstrarem reações de medo típicas de uma situação de perigo.
A Polícia Militar já realizou diligências no local, e, de acordo com Márcio Neves, as investigações estão avançando para identificar e prender os envolvidos. O vereador considera o episódio uma tentativa do grupo de Matos de manipular a opinião pública e desestabilizar o cenário eleitoral, onde o candidato Luiz Caetano (PT) lidera as intenções de voto em Camaçari.
Confira vídeo da ação:
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos