Buscando prevenir e tratar doenças através de medicamentos e tratamentos naturais, a naturopatia é uma alternativa aos fármacos. Os benefícios são voltados não apenas para profissionais da área de saúde, mas a todas as pessoas que querem aprender a cuidar melhor de si e de quem ama.
As técnicas de naturopatia têm despertado o interesse por quem busca cuidados mais naturais, com foco na alimentação, tratamentos a base de ervas, água e outros recursos da natureza.
“Infelizmente a população desaprendeu o uso das terapêuticas populares, tais como a fitoterapia (que o tratamento com as plantas medicinais), a geoterapia (que é o tratamento com argila) e a hidroterapia (tratamento com o uso da água). A situação agravou-se no momento em que nós seres humanos abandonamos os critérios tradicionais de uma boa alimentação. Estes fatores geraram um estado de dependência do povo em relação aos profissionais de saúde, notadamente o médico”, pontua Aureo Augusto, especialista em Naturopatia.
Benefícios
1- Alimentação: A Naturopatia considera os alimentos como remédios para o corpo. Sendo assim, toda alimentação do dia é pensada para ser equilibrada, integral, centrada em frutas e legumes. Não existe um superalimento milagroso, o que existe é um conjunto de alimentos naturais que garante a eliminação de toxinas, redução do colesterol, melhora da digestão e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.
2- Autocuidado: Sabendo como se alimentar e como utilizar as ferramentas corretas para a saúde do corpo, é possível alcançar um nível de consciência muito mais responsável e eficiente. Seguindo as orientações do naturopata, os pacientes realizam o tratamento natural em casa com recursos simples, acessíveis e que exigem baixo investimento.
3- Água é ‘milagrosa’: A Hidroterapia, sistema de cuidado à saúde através da utilização da água, é um dos recursos da Naturopatia. Há milhares de anos, essa técnica é utilizada de forma controlada, responsável e com métodos para obtenção de resultados esperados. É uma terapêutica simples, acessível, prática e resolutiva. Muitas pessoas já se beneficiaram da Hidroterapia sem saber. O banho de assento gelado, por exemplo, é muito útil em caso de dor de cabeça, problemas ginecológicos e respiratório. Consiste em se sentar em uma bacia com água gelada e massagear a barriga sentido horário.
4- Faixa úmida: Muito indicada em casos de dor no estômago, prisão de ventre, estufamento, diarreia e até febre. A Faixa úmida é realizada com um pano úmido e gelado sobre o abdômen, cobrindo com uma toalha de banho seca e mantendo os pés bem aquecidos.
5- Mais disposição e vitalidade: A linha terapêutica da Naturopatia é voltada para que o organismo tenha equilíbrio, harmonia e vitalidade, no dia-a-dia. Com a mudança alimentar e novos hábitos, o paciente passa a vivenciar a sensação de mais disposição, bem-estar e qualidade de vida.
Leia também:
Monte Tabor promove Feira de Saúde no bairro de Nova Esperança, em Salvador
Programa Saúde nos Bairros oferece atendimentos em Pau da Lima