Geraldo e Fabya recebem propostas de representantes de religiões de matriz africana para Salvador
Ao todo, foram elencadas 15 propostas, como a criação de uma guarnição da Guarda Municipal específica para o combate ao crime de racismo
O vice-governador e pré-candidato à prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB) e a pré-candidata a vice-prefeita, Fabya Reis (PT), receberam nesta quinta-feira (1º), propostas de lideranças e representantes de religiões de matriz africana, durante o encontro temático do “Pensar Salvador”, no Real Classic Hotel, no bairro da Pituba.
“A gente vai construir uma Salvador diferente porque a gente tem essas pessoas que não largam a nossa mão. Eles não largaram a minha e a gente tá assumindo o compromisso aqui de não largar a mão dos nossos companheiros e companheiras, dos nossos yalorixás, babalorixás, macotas, ogãs e equedes, que estão aqui conosco”, afirmou Fabya.
Na ocasião, a pré-candidato também reforçou a importância de o Estado e as cidades respeitarem os direitos das pessoas, sobretudo daquelas que são de religiões de matriz africana, de professarem sua fé. “Nós temos que garantir direito à população, direito à mobilidade, direito à cidade, direito à cultura, direito ao trabalho, emprego e renda. Nossa ação, enquanto pessoas dos povos de terreiro, é lutar pelos nossos direitos integrais. E é um dever meu e de Geraldo, quando a gente estiver lá na Prefeitura de Salvador”, afirmou.
Mãe Jacyra de Yansã, do Ilê Axé Ibá Dugan Terreiro, no Subúrbio Ferroviário, manifestou seu apoio à candidatura de Geraldo Júnior e Fabya Reis à Prefeitura de Salvador. Em sua fala, ela pediu compromisso dos postulantes com as causas de seu povo. “O nosso momento é agora. Espero que vocês sejam vitoriosos. Para isso, nós vamos lutar, trabalhar, em prol de vocês. E, com isso, nós também vamos cobrar vocês, que se sensibilizem com a nossa causa, com a nossa gente, porque, afinal de contas, essa é a nossa razão, a gente precisa de uma reparação e ela tem que começar pelos nossos governantes”, disse Mãe Jacyra.
Já o diretor da Câmara do Patrimônio, Táta Ricardo, reforçou a necessidade de investimentos em educação antirracista e de políticas públicas para o povo de santo de Salvador. “No Terreiro de Candomblé a gente tem que pautar a educação em quantidade e qualidade, porque as escolas públicas municipais não foram preparadas para promover uma educação antirracista, que contem a história de fato que merece ser contada. A gente precisa de políticas públicas, da garantia de nossos direitos. O povo de santo não é melhor nem pior do que outro, mas a gente não quer mais ser tratado de forma pior, desigual”, desabafou Táta Ricardo.
Geraldo se compromete com pautas
Após o recebimento das propostas, Geraldo se comprometeu com a pauta das lideranças religiosas e afirmou que as demandas serão incorporadas ao programa de governo. “Nós vamos cuidar e você estará ao meu lado, cuidando para que todas essas demandas sejam encaminhadas”, disse o emedebista.
No encontro, foram elencadas 15 propostas elaboradas pelas diversas representações das religiões de matrizes africanas. Entre elas, estão a criação de uma guarnição da Guarda Municipal específica para o combate ao crime de racismo, preconceito e intolerância religiosos e a oferta de cursos de formação para funcionários da educação, segurança e saúde visando o letramento antirracista.
O encontro desta quinta contou ainda com a participação de representações das Nações e Instituições da luta contra o racismo religioso, movimentos pela causa antirracista, lideranças religiosas e política de Salvador, além de pré-candidatos a vereadores da chapa Geraldo e Fabya.
Leia também:
Geraldo Jr recebe 15 propostas do segmento evangélico para Salvador
Geraldo Jr se compromete a tornar Salvador mais acessível e inclusiva para pessoas com deficiência
Bruno, Geraldo e Kleber ficam frente à frente em debate com candidatos à Prefeitura de Salvador
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Por unanimidade, deputados aprovam criação da Política Estadual Cultura Viva
Brasil registra 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
Senado adia votação de projeto que legaliza bingos e cassinos no Brasil
Bolsonaro é autorizado a ir à missa de sétimo dia da mãe de Valdemar Costa Neto
Autorização foi necessária porque Bolsonaro e Costa Neto estão proibidos de manter comunicação devido a investigações da Polícia Federal
Fernando Haddad diz que solução para economia exige ação fiscal e monetária
Ministro destacou que a política fiscal precisa avançar paralelamente à monetária para garantir a estabilidade econômica
Lula rebate críticas ao Bolsa Família, anuncia pente-fino e defende ajuste em programas sociais
Presidente garantiu que o processo será feito com cautela
Popó visita Fundação Celsinho Cotrim e elogia trabalho realizado pela entidade
Durante a visita, o atleta conheceu as instalações da fundação, conversou com os presentes e pousou para fotos
Jerônimo critica Coelba e diz que problema de energia na Bahia é ‘dor de cabeça’
Segundo governador, distribuidora de energia elétrica não cumpriu responsabilidades
Rui Costa critica ‘ataque especulativo’ ao real e defende economia brasileira ante tensão no mercado
Na avaliação do ministro da Casa Civil, alta do dólar não encontra amparo na realidade
Senadores governistas pedem mais tempo e votação da PEC das Praias é adiada
Proposta ganhou mais visibilidade após manifestações de artistas
Senado aprova isenção de impostos para medicamentos importados
Texto inclui uma nova regra sobre a importação de veículos e autopeças estrangeiras
Após 20 anos na Band, Datena é contratado pelo SBT para comandar novo programa diário
Emissora divulgou a novidade por meio de um comunicado oficial
Spotify Wrapped 2024: Taylor Swift lidera lista dos mais ouvidos do ano
No Brasil, o sertanejo e o funk continuam dominando as paradas do Spotify. Artistas como Henrique & Juliano, MC Ryan SP e Ana Castela lideram as listas nacionais