Pular para o conteúdo
Início » Éden Valadares rebate ACM Neto sobre candidatura de Sheila Lemos em Conquista e o acusa de querer ‘judicializar a disputa’

Éden Valadares rebate ACM Neto sobre candidatura de Sheila Lemos em Conquista e o acusa de querer ‘judicializar a disputa’

Presidente do PT Bahia rebate ACM Neto e critica Sheila Lemos
Presidente do PT-BA ressaltou que decisão sobre inelegibilidade de Sheila cabe a Justiça Eleitoral

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, Éden Valadares, rebateu nesta quarta-feira (18), o vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, pela defesa do ex-prefeito de Salvador à candidatura de Sheila Lemos (União Brasil) para a reeleição na prefeitura de Vitória da Conquista. Em vídeo publicado nas redes, Éden ressaltou a decisão do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) de tornar Sheila inelegível, e acusou Neto de querer “judicializar” a disputa.

“As ruas não tem demonstrado que querem continuar com Sheila, ao contrário. Vitória da Conquista quer mudança. E é menos verdade ainda que as pesquisas apontem que Sheila vai vencer as eleições. Pesquisa do Bahia Notícia, séculos, agora do mês de agosto, apontou que um pouquinho mais do que 40% dos entrevistados queriam a reeleição de Sheila. Ou seja, quase 60% de Vitória da Conquista quer mudança”, destacou o presidente do PT em resposta a um vídeo postado por Neto nas redes sociais.

Na sequência, Éden enfatizou que a decisão ou não pela candidatura de Sheila cabe a Justiça Eleitoral, e afirmou que a decisão de torná-la inelegível ocorreu pelo entendimento de que a atual prefeita não pode ser candidata uma terceira vez.  

“Não é partido político algum que vai dizer que Sheila não pode ou pode ser candidata pela terceira vez, quem vai dizer isso é a Justiça Eleitoral. Um colegiado de desembargadores analisou, estudou o caso e decidiu que Sheila não pode ser candidata, porque a mesma família não pode ter três mandatos. Então, não adianta você tentar uma carteirada. Você deveria respeitar o TRE e respeitar a decisão dos desembargadores”, declarou.  

Em 2020, Sheila Lemos assumiu o posto de vice-prefeita na chapa composta por Herzem Gusmão (MDB), mas em 2021 assumiu como prefeita após a morte do gestor municipal, devido a complicações da covid-19. Antes disso, a mãe de Sheila, Irma Lemos (União Brasil), também tinha se elegido vice-prefeita, também na chapa com Gusmão, e assumindo interinamente o posto de chefe do executivo municipal, entre 2019 e 2020.

Neto diz que Sheila é “candidatíssima”

Na terça (17), Neto declarou apoio firme à reeleição de Sheila Lemos (UB), afirmando que a população da cidade tem demonstrado desejo de continuidade. Na ocasião, ele criticou os adversários políticos, sugerindo que, sem chances de vencer nas urnas, estão buscando “judicializar a disputa” para tumultuar o processo.

“A gente está seguindo essa linha: o povo de Vitória da Conquista vem demonstrando nas ruas, nas redes sociais e nas pesquisas registradas e divulgadas que quer seguir com Sheila. Eu testemunhei isso em todos os nossos eventos que participei em Conquista”, afirmou.

O ex-prefeito de Salvador destacou ainda que a campanha de Sheila está crescendo e que “todos reconhecem que o cenário hoje é de uma vitória de Sheila no primeiro turno”. Neto também enfatizou que as tentativas dos adversários de “tumultuar o processo” não terão êxito.

“Sem ter chance de vencer nas urnas, nossos adversários começam as tentativas de tumultuar o processo, judicializar a disputa. Mas olha, como vice-presidente nacional do União Brasil, eu posso dizer ao povo de Conquista que Sheila é candidatíssima. Que vai vencer as eleições e vai continuar fazendo uma gestão que é reconhecida e respeitada não só na Bahia, mas em todo o Brasil”, pontuou Neto.

Confira a declaração de Éden na íntegra:

Leia também:

Sheila Lemos diz que candidatura em Conquista está mantida e ataca adversários por ‘campanha de desinformação’

Conquista: Sheila Lemos ganha direito de resposta e Waldenor é obrigado a publicar depoimento nas redes sociais

Divulgação/PT-BA