Antes de convenção, Kleber Rosa participa de missa com candidatos do PSOL e Rede nesta sexta
Homologação de sua candidatura a prefeito será realizada às 15 horas, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador
O professor estadual Kleber Rosa (PSOL) oficializará sua candidatura a prefeito de Salvador na convenção partidária que será realizada, nesta sexta-feira (26), às 15 horas, no Centro Cultural da Câmara Municipal. Antes, ao lado de sua vice, Dona Mira Alves (PSOL), e candidatos da federação PSOL e Rede, o prefeiturável vai participar de uma missa, das 14h às 15 horas, na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho.
Segundo Kleber, a chapa majoritária vai pedir “as bençãos” de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para começar a disputa eleitoral na capital baiana. Em seguida, eles subirão as ladeiras do Centro Histórico em direção à CMS.
“Antes de irmos para o Centro Cultural, vamos prestigiar a missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída no século XVIII, e uma das primeiras irmandades negras do Brasil. A igreja do Rosário preserva a nossa história negra de resistência e de luta contra a escravidão e os cultos utilizam a musicalidade da nossa religiosidade de matriz africana”.
Dona Mira ressalta que “a igreja foi tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco”. “E foi construída pela própria Irmandade, pelos negros escravizados que se organizavam em agrupações religiosas de ajuda mútua, as chamadas irmandades ou confrarias. A igreja do Rosário representa a nossa trajetória de resistência e de muita luta”.
Convenções partidárias
Todos os seis pré-candidatos a prefeito de Salvador já definiram a data de suas convenções partidárias para formalizar a disputa em outubro. O atual prefeito Bruno Reis foi o primeiro a homologar sua candidatura à reeleição em evento, nesta quinta-feira (25), que reuniu os 13 partidos que fazem parte de sua aliança (União Brasil, PDT, PP, Republicanos, PSDB, Cidadania, PL, DC, PRD, Novo, PMB, PRTB e PMN) no Centro de Convenções de Salvador.
Além de Kleber Rosa, que oficializa sua candidatura nesta sexta, Victor Marinho (PSTU) homologará, neste sábado (27), sua primeira disputa à Prefeitura de Salvador. A convenção será realizada, às 10 horas, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Na sequência, Giovani Damico (PCB) com sua vice Cheyenne Ayalla realizam a convenção partidária na próxima quinta-feira (1º), às 14 horas, na sede do Sindpec (Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas na Bahia), no bairro dos Barris (Rua Conselheiro Spínola, 7). No dia seguinte, 2 de agosto, às 18 horas, será a homologação da também estreante Eslane Paixão (Unidade Popular) e local ainda será divulgado.
Por último, o vice-governador Geraldo Jr (MDB) homologará, no próximo dia 4, sua candidatura a prefeito de Salvador. Assim como seu ex-aliado e principal adversário, prefeito Bruno Reis (União Brasil), a convenção do emedebista também será conjunta e reunirá agora os nove partidos que fazem parte de seu arco de aliança: MDB, PT, PSB, PSD, PCdoB, PV, Podemos, Solidariedade e Avante – Rede Sustentabilidade anunciou, no último dia 19, apoio a Kleber Rosa. O evento será realizado, às 9 horas, na Arena Fonte Nova, mesmo local escolhido para lançar sua pré-candidatura e de sua vice, Fabya Reis (PT).
Eleições 2024
As convenções partidárias para formalização de candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para a disputa em outubro devem ser realizadas, por lei, desde o último dia 20 até o dia 5 de agosto, em todo país. O 1º turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro. Já o 2º turno, caso necessário, será realizado no dia 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Leia também:
PSOL faz convenção para oficializar candidatura de Kleber Rosa à Prefeitura de Salvador
Bruno Reis diz querer debate de propostas por Salvador, mas destaca coragem para enfrentar adversários
Geraldo Júnior anuncia incorporação de projeto proposto por Otto Alencar em seu plano de governo
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Dieese aponta que 70% dos reajustes de outubro superaram a inflação
Desde janeiro, todos os meses haviam registrado mais de 80% de reajustes com aumento real dos salários
Ópera-canção Amor Azul, de Gilberto Gil e Aldo Brizzi, estreia no TCA neste sábado
Obra combina música popular brasileira, canto lírico e dança indiana
Câmara Municipal de Salvador traz debate sobre filosofia africana no mês da consciência negra
Líderes religiosos e ativistas abordaram desafios e potencial econômico das tradições afro-brasileiras
Salles afirma que é possível Bolsonaro ter conhecimento sobre o golpe: ‘Mas não dá para afirmar’
Ex-ministro critica julgamentos apressados e defende presunção de inocência
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior