Projeto Mural movimenta Doca 1 com arte urbana, oficinas e debates até este domingo
Festival promove cultura urbana e reúne artistas no Polo de Economia Criativa, no Comércio

O Projeto Movimento Urbano de Arte Livre (Mural) está em cartaz até este domingo (6) no Polo de Economia Criativa Doca 1, localizado no bairro do Comércio, em Salvador. A programação conta com feira de arte, oficinas, apresentações musicais, rodas de conversa e uma exposição documental que revisita edições anteriores do projeto.
Autoridades visitam o festival no primeiro dia
Na tarde da última sexta-feira (4), data de abertura do Festival de Arte Urbana, o espaço recebeu a visita da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, e do gerente de promoção cultural da FGM, George Vladimir.
Durante o evento, Ana Paula destacou a importância de ampliar iniciativas semelhantes ao projeto Mural. “Que tenhamos mais movimentos dessa arte de rua e que se continue investindo nos editais e na dinâmica desse ecossistema. Eu sou apaixonada pelo meu povo e é aqui na arte de rua, no contato com os artistas, no olhar cada vez mais apurado, mais sensível que estaremos trabalhando”, declarou.
Quarta edição do Mural traz mega painéis e oficinas criativas
Em sua quarta edição, o projeto apresenta quatro grandes murais, os chamados “penels”. O primeiro deles, finalizado em fevereiro, presta homenagem à biodiversidade da Amazônia Azul e foi elaborado por Calangoss, nome artístico de Éder Muniz. A obra já está aberta ao público nas proximidades do Doca 1. Os demais painéis ainda estão com os locais em definição.
Além das obras de arte, o evento oferece uma série de atividades formativas, incluindo oficinas de gravura, pintura em degradê, processos criativos, colagem e papel animado para crianças, stencil para estamparia, composição visual e macramê. A programação completa pode ser acompanhada através do perfil oficial no Instagram: @projeto.mural.
Espaço urbano se transforma em galeria a céu aberto
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, avaliou que o projeto contribui para transformar o Comércio em um espaço de fruição artística acessível. “O que eu acho bacana desse projeto é que você não vai até a exposição, a exposição vai até você. Então, você estará casualmente em um lugar, na rua, e terá contato com uma obra de arte de uma forma surpreendente e imediata”, disse.
Além de destacar a beleza do evento, Guerreiro também ressaltou seu efeito terapêutico no dia a dia. “Normalmente o urbano é muito seco, muito concreto e a arte traz um descanso. A pessoa de alguma forma revitaliza a energia dela, sai um pouco do cotidiano das grandes cidades”, pontuou.
Visitantes destacam conexão com a arte
A massoterapeuta Aloha Lara, de 22 anos, visitou o evento na sexta-feira (5) com sua mãe e elogiou a proposta do festival. “Eu vi no jornal que estava acontecendo este Festival de Arte Urbana e pensei de imediato em vir. Estou achando tudo feito com muito carinho, tudo muito criativo, muito verdadeiro e muito dinâmico. Fiquei muito feliz e estou muito animada para participar das oficinas, porque é bom a gente se experimentar através da arte e se sentir inspirado”, relatou.
Ela também atua, em seu tempo livre, com pintura em tecido, mandala e pintura em parede.
Curadoria busca diversidade artística e diálogo com o público
A idealizadora e curadora do projeto, Vanessa Vieira, afirmou que a organização conseguiu reunir artistas com linguagens diversas para compor a programação de debates sobre temas como arte, moda, identidade, cultura e economia criativa.
“É um evento que é uma celebração do projeto Mural, reunindo essa cadeia produtiva das artes visuais daqui de Salvador, sendo um ponto de encontro para que as pessoas possam conhecer diversos artistas, diversas técnicas e linguagens”, afirmou.
Redação
Mais Lidas
Cultura
Concurso seleciona filarmônicas para desfile do Dois de Julho em Salvador
Últimas Notícias

Imposto de Renda 2025: mais de 11,5 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal
Expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas até o dia 30 de maio

Deputado diz que assinou por engano pedido de urgência da anistia e manda excluir nome da lista do PL
De acordo com a assessoria de Paulo Foletto, houve equívoco da equipe legislativa

Bolsonaro publica foto no hospital, diz que teve complicações no intestino e descarta cirurgia
Conforme ex-presidente, quadro clínico é estável, com evolução positiva e sem sinais de febre

Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico
Empreendimento será construído no polo industrial da Região Metropolitana de Salvador e promete retorno mensal com renda passiva

Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior
Segundo parlamentar, seca tem causado perdas severas na agricultura familiar, na pecuária e no abastecimento de água

Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’
Reportagem da 'The Economist' expõe desafios logísticos da capital paraense e destaca tensões ambientais e estruturais antes da cúpula do clima

Adelmário Coelho diz que festas juninas devem priorizar forró e cobra mais apoio do governo ao São João: ‘Desacelerada muito grande’
De acordo com cantor, embora deva existir espaço para todos os estilos, é necessário respeitar artistas que carregam identidade junina

BBB 25: Vinícius vence última Prova do Anjo e manda Renata para o Monstro por ‘troco’ no jogo
Dinâmica exigiu precisão e agilidade; líder da semana é João Pedro e paredão desta sexta será definido com três indicações

Juscelino Filho agradece Lula após deixar ministério e promete seguir ajudando governo no Congresso
Ex-ministro afirma que saída foi para preservar governo

Inflação desacelera na RMS, mas alimentos e passagens continuam puxando preços para cima
Média nacional do IPCA foi de 0,56%, com maiores altas nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo