Hugo Motta cobra STF sobre emendas e reforça prioridades do agro no Congresso
Ele destacou a importância de manter alinhamento com pautas prioritárias do setor agropecuário
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, defendeu o cumprimento do acordo sobre o pagamento de emendas parlamentares firmado entre os Poderes. Ele afirmou que o Parlamento aguarda o “destravamento” do orçamento pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.
“A questão das emendas foi feito um acordo entre os Poderes onde estavam lá representados o Poder Executivo, o Poder Judiciário e o Poder Legislativo, e o que o Parlamento quer é o cumprimento desse acordo para que o orçamento possa ser destravado”, disse Motta nesta terça-feira (3), durante reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária em Brasília.
Segundo o deputado, o Congresso já cumpriu sua parte no acordo, e agora espera a ação do Judiciário. “Entendemos que o Congresso cumpriu a sua parte, o Executivo sancionou a lei e agora esperamos que o Judiciário, através do ministro Flávio Dino, possa fazer a liberação, o destravamento, melhor dizendo, do orçamento para que possamos ter o andamento fluindo de maneira normalizada”, afirmou o parlamentar.
Hugo Motta também destacou a importância de manter alinhamento com pautas prioritárias do setor agropecuário e afirmou que há “total comprometimento e sintonia” com as demandas do setor. Ele garantiu que, se eleito, trabalhará por uma agenda positiva em parceria com o Senado.
“Nós vamos buscar o próximo presidente do Senado, que deve ser o senador Davi Alcolumbre, para termos essa sinergia sendo combinada e, com isso, termos os assuntos tanto de interesse da Câmara como do Senado andando nas duas Casas”, comentou.
Entre as prioridades do próximo ano, Motta apontou projetos em tramitação ligados ao setor agropecuário. Ele citou o pacote anti-invasão, que inclui medidas mais rígidas contra invasões de propriedades privadas, como o PLP 709/23 e o 8262/2017.
As propostas endurecem penalidades e estabelecem critérios mais rigorosos para a regularização fundiária e reintegração de posse, incluindo a exclusão de benefícios sociais para invasores. Também destacou o projeto de lei da reciprocidade ambiental e o PL do seguro rural.
“O Congresso nada mais quer do que a reafirmação daquilo que nos é garantido pela nossa Constituição, nós não negociamos esses termos”, afirmou Motta, reforçando a necessidade de respeito às atribuições do Legislativo. “Queremos o cumprimento da Constituição e que o poder Legislativo possa ser respeitado pelo tamanho e pela importância que tem.”
Na coletiva, o deputado destacou que a realização da COP30 no Brasil será uma oportunidade para reverter a imagem negativa do agronegócio. Ele defendeu o setor, ressaltando sua relevância para o desenvolvimento nacional e pedindo o fim da “criminalização do agro”.
Hugo Motta reforçou que sua candidatura está comprometida com o avanço de pautas que promovam a sinergia entre os Poderes e os interesses do País. Ele destacou a necessidade de diálogo contínuo e respeito às prerrogativas do Congresso Nacional em todas as suas iniciativas.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Últimas Notícias
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo