Comédia clássica ‘Tartufo’ estreia em Salvador no Teatro Castro Alves
Espetáculo ficará em cartaz até 1º de fevereiro, com apresentações de quinta a domingo, às 20h
Divulgação
A montagem baiana de Tartufo – O Impostor, uma das obras mais emblemáticas do dramaturgo francês Molière, estreia na próxima sexta-feira (17), na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). O espetáculo ficará em cartaz até o dia 1º de fevereiro, com apresentações de quinta a domingo, às 20h, e sessões duplas aos sábados, às 17h e às 20h.
Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). O projeto é uma realização da Companhia Os Argonautas, que celebra seus 25 anos de atuação. A montagem foi viabilizada por meio dos editais da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Adaptação contemporânea do clássico
Fiel ao texto original, mas com toques contemporâneos, a peça retrata a hipocrisia moral e religiosa na figura de Tartufo, um falso devoto que manipula Orgon, o patriarca de uma família, para se infiltrar em sua casa e controlar seus membros. A trama envolve humor, desencontros amorosos e o esforço da família para desmascarar o impostor e impedir o casamento de Tartufo com a filha de Orgon.
Nesta versão, a montagem inclui músicas e cenas dinâmicas que dialogam diretamente com o público, reforçando o caráter popular da obra e a influência da Commedia Dell’Arte. “Procuramos revitalizar o clássico sem perder a essência. A atualidade do texto de Molière, com sua crítica social e humor afiado, continua muito relevante”, destaca Marcelo Flores, diretor e intérprete de Tartufo.
Celebração de 30 anos de carreira artística
Marcelo Flores, um dos fundadores d’Os Argonautas, comemora 30 anos de carreira com a peça. “Humor, alegria e crítica social são pilares do nosso trabalho e da obra de Molière. Essa montagem é especial porque une celebração, reflexões contemporâneas e o legado do teatro clássico”, afirma o diretor.
Outra fundadora do grupo, Alethea Novaes, também celebra três décadas de trajetória artística. Segundo ela, Tartufo é o décimo espetáculo inédito da companhia e possui um significado único.
“O texto de Molière dialoga com o nosso tempo, trazendo uma crítica bem-humorada à perigosa relação entre religião e poder. É uma obra desenvolvida e perspicaz que nos provoca a refletir sobre valores como moral, família e dinheiro”, pontua.
Relevância e crítica social
A versão baiana de Tartufo reforça a habilidade de Molière em abordar temas universais e atemporais. O espetáculo expõe a manipulação da fé em benefício próprio, destacando a relação entre crenças, paixões, golpes e fé cega. Em tempos de debates intensos sobre os chamados valores tradicionais, a peça se mostra mais atual do que nunca.
Ficha técnica:
- Texto original: Molière (Le Tartuffe, 1664)
- Criação e adaptação: Os Argonautas Cia de Teatro
- Elenco: Alethea Novaes, Marcelo Flores e os convidados Celso Jr., Beatriz Conceição, Marcos Barreto, Rapha Gouveia e Tiago Querino
- Projeto de Iluminação: Eduardo Tudella
- Cenário: Marcelo Flores
- Figurino: Guilherme Hunder
- Pintura de arte e cenotécnica: Bruno Wiw | Wiw Art estudio
- Música Original: Super Tom e Banda Zé de Tonha
- Produção musical: Leonardo Bittencourt
- Fotografia – Caio Lírio
- Assessoria de Imprensa – Gabriel Monteiro e Josie Novaes
- Produção e realização – Os Argonautas Cia de Teatro
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos