Pular para o conteúdo
Início » Cachoeira anuncia programação da 12ª edição da Flica

Cachoeira anuncia programação da 12ª edição da Flica

12ª edição da FLICA
Evento acontece entre 17 e 20 de outubro e contará com participação de 58 autores nacionais e internacionais

A cidade Cachoeira se prepara para receber a 12ª edição da Feira Literária Internacional (Flica), que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro. A programação do evento, que tem como tema “O mundo da literatura em festa”, foi divulgada, nesta terça-feira (17), durante uma coletiva no Museu Carlos e Margarida Costa Pinto, no Campo Grande, em Salvador.

A Flica 2024 contará com a participação de 58 autores nacionais e internacionais ao longo dos quatro dias, com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e incentivar a formação de leitores de todas as idades. As atividades, que têm entrada gratuita, incluem debates, intervenções artísticas, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, espetáculos, contação de histórias, exibições audiovisuais e apresentações musicais.

Os principais espaços do evento serão a Tenda Paraguaçu, Fliquinha, Geração Flica e a programação artística, dividida entre os palcos Raízes e dos Ritmos. Todos os locais contarão com acessibilidade, tradução em libras e audiodescrição. A curadoria é feita por Calila das Mercês, Emília Nuñez, André Felipe Oliveira (Deko Lipe) e Linnoy Nonato, com a coordenação-geral de Vanessa Dantas, CEO da Fundação Hansen Bahia.

Tenda Paraguaçu

Na beira do Rio Paraguaçu, a tenda Paraguaçu é o maior espaço da Flica, que espera receber grandes nomes da cultura e literatura. Entre os convidados estão a atriz e cantora Zezé Motta; a artista trans Liniker; a ativista indígena Guarani Gegi Núñez; a escritora Elisa Lucinda; e a pesquisadora de histórias africanas Upile Chisala, entre outros. 

“Fiquei muito entusiasmada em ser curadora da Tenda Paraguaçu da Flica este ano. Penso que tenho uma pesquisa curatorial que dialoga com a comunidade e que deseja convidar todos a participar de perto”, afirma Calila das Mercês.

Fliquinha

O Fliquinha é um espaço dedicado ao público infantojuvenil, promovendo um ambiente lúdico para discussões sobre temas importantes da infância. Autores como Itamar Vieira Júnior e Mari Bigio estarão presentes. 

“Contar as nossas histórias para as crianças é reafirmar a potência, a criatividade e a alegria de ser baiano”, diz Emília Nuñez, curadora da Fliquinha.

Geração Flica

No Cine Theatro Cachoeirano, o espaço busca ampliar o universo da leitura para o público jovem, trazendo autores como Thalita Rebouças e a quadrinista Luiza de Souza. 

“O eixo da Geração Flica é pensado para os jovens que ocupam esses grandes espaços. Eles são os que choram e se emocionam, provando que a literatura está viva entre eles”, explica Deko Lipe.

Shows

A Flica também contará com uma programação artística diversificada, incluindo shows de artistas baianos nos palcos dos Ritmos e Raízes. O Recôncavo é reconhecido como berço do Samba de Roda e influente no reggae. Entre as atrações confirmadas estão o Grupo Afro Barroco Gêge Nagô e a Orquestra Reggae de Cachoeira. O encerramento, no domingo (20), incluirá o Bye Bye Flica, um cortejo animado pela Banda Mambolleio.

“A cada edição, a expectativa só aumenta. A Flica é internacional e reúne povos, promovendo a cultura e o conhecimento”, comenta o curador artístico Linnoy.

A Flica 2024 é realizada pela Fundação Hansen Bahia em parceria com a Prefeitura de Cachoeira e conta com o apoio do Governo do Estado.

Leia também:

Festa ‘Pé na Areia’ com Durval Lelys tem ingressos esgotados em tempo recorde

Festival da Primavera leva Zé Atunbí e Afrocidade ao Rio Vermelho neste sábado

Divulgação/Flica