Sinjorba e Setre lançam programa Jornalista do Futuro para capacitar profissionais em novas tecnologias e comunicação digital
Ação vai beneficiar mais de 200 profissionais em Salvador e outras cidades no interior do Estado

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) lançou, nesta quarta-feira (16), o programa Jornalista do Futuro, realizado em parceria Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e que tem o objetivo de levar qualificação profissional aos profissionais da comunicação.
De acordo com o presidente da entidade, Moacy Neves, na primeira etapa do projeto serão qualificados 140 profissionais através do Qualifica Bahia. “Vamos aproveitar essa estrutura, as aulas e a presença dos professores para certificar mais 70 profissionais através da Escola Baiana de Comunicação, com o mesmo conteúdo do Qualifica Bahia. Então serão mais de 200 jornalistas que serão beneficiados em Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Barreiras e Ilhéus”, destacou.
Ainda segundo Moacy, se trata de uma iniciativa pioneira no Brasil e que poderá ser replicada em outros Estados. “A Bahia é o primeiro Estado que criou no âmbito do seu programa de qualificação profissional uma cadeia específica para jornalistas. Isso é uma vitória dos jornalistas baianos. Nós vamos fazer escola, levando para outros estados, inclusive o programa que nós criamos aqui”, apontou.
O programa Jornalista do Futuro é composto de 12 cursos de capacitação: Jornalismo de Marca; SEO e Textos Digitais; Ferramentas Digitais para Jornalistas; Jornalismo e Inovação; Endomarketing; Planejamento de Comunicação 360; Big Data e Ciência de Dados; Inbound Marketing; Linguagem Jornalística; Comunicação Síncrona e Assíncrona; Imagem para Redes Sociais;e Divulgação de Negócios em Redes Sociais.
A primeira turma do curso escolhido para abrir o programa – Jornalismo e Inovação – teve início nesta quarta, em Salvador, e a segunda terá início no dia 23. Ao todo, foram 62 inscritos nas duas turmas da capital. Oficialmente só é permitido um máximo de 20 alunos por turma, mas o Sinjorba e a Escola Baiana de Comunicação (que faz a coordenação) encontraram uma forma de incluir todos os interessados.
“As Inteligências Artificiais Generativas, não só o Chat GPT, o Gemini do Google e tantos outros, ela está aí no mercado e nós precisamos dominar essas ferramentas para que um impacto no nosso trabalho seja recebido de maneira preparada por muitos profissionais. Legitimar a categoria para trabalhar com a Inteligência Artificial e produzir informação de qualidade com essas ferramentas novas que a gente tem”, enfatizou o presidente do Sinjorba.
Por fim, Moacy também destacou que os interessados em participar de novas turmas poderão procurar a entidade. “A gente vai garantir que todo mundo possa, através do Qualifica Bahia ou através de outros instrumentos de parcerias que o Sinjorba buscar, garantir vaga para todo mundo”, assegurou.
Por sua vez, o titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Davidson Magalhães, destacou a importância da qualificação dos profissionais da comunicação, sobretudo em um momento de inovação e de “revolução informacional”.
“Cada um hoje produz informações e é fundamental que a gente, cada vez mais, qualifique essa informação que é produzida. Esse é o grande debate da sociedade, é o debate da gente buscar que as pessoas entendam que existe uma realidade objetiva, que elas devem perseguir a identificação dessa realidade objetiva, suas contradições, seus fatos e a realidade. Esse é o grande desafio. E para isso, para que se combata a fake news com um outro viés, é exatamente qualificar essa mão de obra. Esse é o esforço que a gente está fazendo junto aqui com o Sinjorba”, explicou.
Ao todo, foram investidos cerca de R$ 200 mil na medida, e há a expectativa de expansão da ação para as escolas. “Nós já fizemos uma iniciativa aqui também na área de comunicação, foi com jovens cineastas. Foram mais de 400 jovens com o cineasta Olavo, que foi exatamente preparando para a curta-metragem. Então essas linguagens da comunicação são fundamentais nesse momento que a gente vive. Hoje a gente tem o celular como uma extensão do braço, não se vai nem a um sanitário sem um celular, ali tem informação, e nós precisamos qualificar essa informação, esse é o objetivo desse curso”, enfatizou.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Últimas Notícias

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio

Andrezza Santos, Marisa Monte, Aila Menezes, Gerônimo, Alexandre Leão, Osba e mais; confira agenda do Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas

Carlos Falcão diz que gargalos estruturais e burocráticos são desafios para o desenvolvimento econômico da Bahia
Empresário ponderou que desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos para garantir potencial industrial baiano

Luiz Caetano diz que ACM Neto está ‘muito nervoso’ e afirma que vitória em Camaçari foi ‘sinalização’ para 2026
Segundo petista, quem mais critica ex-prefeito de Salvador são ex-aliados

Caiado descarta federação entre União e PP e diz estar preparado para debate à presidência ‘em todas as áreas’
Governador de Goiás se manifestou contrário à união entre as siglas e garantiu que atuará contra sua concretização

Lula faz balanço de 2 anos de governo com anúncios e tenta reagir à perda de apoio popular
Em meio à queda na popularidade, presidente aposta na ampliação de programas sociais e econômicos para recuperar confiança da população

ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Suspensão da obra pode afetar 350 trabalhadores e comprometer logística de minério e grãos

Rodrigo Pereira entra na disputa pela presidência do PT-BA e critica gestão de Éden Valadares
Militante defende maior autonomia do partido e fortalecimento da base popular

Lula reage a Trump e promete retaliação: Brasil não vai aceitar tarifa de 10% sem resposta
Presidente reforça soberania e anuncia medidas contra sobretaxas dos EUA