Sinjorba encerra curso de jornalismo e inovação com três oficinas virtuais
Últimas aulas abordarão HTML5, ferramentas de IA e inovação em negócios jornalísticos

O curso ‘Jornalismo e Inovação’, desenvolvido pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), chega ao fim nesta semana, com uma programação especial, onde serão realizadas três oficinas virtuais. O curso voltado para aprimoração de habilidades e qualificação de jornalistas reuniu 140 profissionais, divididos em sete turmas, que foram realizadas entre as cidades de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Teixeira de Freitas e Feira de Santana.
A capacitação tem ênfase em inteligência artificial e novas ferramentas tecnológicas aplicadas ao trabalho jornalístico. As oficinas estão programadas para serem realizadas entre os dias 17 a 19 de dezembro, sendo realizadas s no período noturno, das 19h às 21h30, através da plataforma Zoom. O objetivo das aulas de encerramento é reforçar os conteúdos abordados durante as atividades presenciais, aprofundando temas e oferecendo espaço para esclarecimento de dúvidas.
Os links das salas de reunião onde serão realizadas as palestras serão enviados para o whatsapp dos participantes do curso. Confira os temas e horários das palestras:
- Terça-feira (17)
Horário: 19h às 21h30
Tema: Linguagem de formatação HTML5 para melhorar e enriquecer a apresentação dos conteúdos na internet
Alberto Oliveira – jornalista e professor
- Quarta-feira (18)
Horário: 19h às 21h30
Tema: As ferramentas e prompts que podem ajudar o jornalista a otimizar seu trabalho
Gabriela de Paula – jornalista e professora
- Quinta-feira (19)
Horário: 19h às 21h30
Tema: Repensando produtos e negócios jornalísticos com o ChatGPT
Victor Zamberlan – professor da UNESP
Sobre o curso
O curso de ‘Jornalismo e Inovação’ é uma das ações desenvolvidas no programa ‘Jornalista do Futuro’, criado pelo Sinjorba que visa qualificar jornalistas para atuarem em diversas áreas da comunicação, buscando capacitar os profissionais com novas tecnologias e ferramentas inovadoras, preparando-os para aproveitar as oportunidades que surgem no setor.
O curso aborda temas como inteligência artificial, ferramentas digitais e novos modelos de negócios de comunicação. O curso promove ainda que os participantes coloquem em prática todos os conhecimentos adquiridos.
A primeira turma do curso começou com as aulas ainda em outubro, se dividindo entre aulas práticas e teóricas, assim preparando profissionais para o futuro do jornalismo digital.
Compromisso com a formação e futuro do jornalismo
“Selecionamos os 40 alunos das duas turmas de Salvador considerando os critérios de desemprego e ordem de inscrição, porém abrimos mais 20 vagas (10 em cada turma) para que os demais inscritos participem como ouvintes, sendo certificados pela Escola Baiana de Comunicação”, disse o presidente do Sinjorba, Moacyr Neves, ao destacar a importância do curso.
Além do curso Jornalismo e Inovação, o programa Jornalista do Futuro oferece outras capacitações, como Jornalismo de Marca, SEO e Textos Digitais, Big Data e Inbound Marketing, buscando assim atender as necessidades do mercado de comunicação.
O Sinjorba garantiu ainda que o curso será fundamental para os jornalistas baianos, pois a capacitação em inteligência artificial e ferramentas digitais representa uma oportunidade para os profissionais se manterem competitivos e relevantes e adaptados a um mercado competitivo que está em constante transformação.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Bruno Reis inaugura 641ª praça e emociona comunidade com homenagem a Zé Bim
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido