Prefeitura de Salvador e TJ-BA firmam acordo para ampliar serviços digitais e compartilhar tecnologias
Objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos por meio da digitalização e do compartilhamento de infraestrutura

A Prefeitura de Salvador e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) assinaram, nesta segunda-feira (31), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para intercâmbio de soluções tecnológicas. O objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos por meio da digitalização e do compartilhamento de infraestrutura.
A cerimônia ocorreu na sede do TJ-BA, com a presença do prefeito Bruno Reis, da presidente da Corte, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e outros representantes dos órgãos. O acordo prevê a integração dos serviços do TJ-BA à plataforma Salvador Digital, permitindo acesso digital a diversas demandas jurídicas.
Além disso, inclui ações conjuntas para inovação aberta, capacitações em cibersegurança e troca de boas práticas. O uso compartilhado de espaços como o Hub Salvador, polo de inovação mantido pela Prefeitura no Comércio, também faz parte da parceria.
Durante a assinatura, o prefeito Bruno Reis (UB) destacou a importância do intercâmbio de tecnologias entre os órgãos para evitar gastos duplicados e melhorar o atendimento à população.
“Se, por um lado, a Prefeitura vem fazendo um esforço grande para desenvolver tecnologia e já tem soluções prontas, por outro lado, o Tribunal também tem seus produtos desenvolvidos. E esses produtos podem ser compartilhados, podemos trocar experiências. Não faz sentido investir recursos públicos, de um lado e do outro, separadamente”, afirmou.
Segundo o prefeito, a parceria permite ganhos em tempo e economia de recursos públicos. “A melhor coisa é firmar uma parceria como essa: o que a gente tem de bom, oferece ao Tribunal; o que o Tribunal tem de bom, oferece a nós. Com isso, ganhamos tempo, economizamos recursos públicos e, mais uma vez, melhoramos a vida do cidadão”, declarou.
Axélab e transformação digital no Judiciário
Na visita ao TJ-BA, Bruno Reis conheceu o Axélab, laboratório de tecnologia e inovação da Corte, que desenvolve ferramentas para otimizar a produtividade do setor jurídico. O prefeito ressaltou os avanços tecnológicos do tribunal.
“Como cidadãos, muitas vezes não conseguimos perceber os avanços que o Tribunal de Justiça vem adotando para se modernizar, para se aprofundar nesta era da tecnologia, da inovação, do mundo digital”, disse.
Na ocasião, Bruno Reis também enfatizou a importância da tecnologia na prestação de serviços públicos. Segundo ele, a iniciativa permite maior eficiência ao poder público.
“Esse é o único caminho: aproveitar os avanços que a tecnologia oferece para prestar serviços públicos melhores e cumprir o nosso papel com mais eficiência. Tivemos aqui a oportunidade de ver que o tribunal já utiliza inteligência artificial, que já foi premiado nacionalmente por produtos concebidos aqui, ou seja, ‘made in Bahia’”, destacou.
Histórico de inovação e cooperação
A presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, lembrou que o tribunal implementa sua política de inovação desde 2020, quando foi criado o Axélab.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), tem investido na modernização da gestão pública desde a fundação do Hub Salvador, em 2018.
“É diante dessa convergência de pensamento e de gestão que celebramos hoje este ACT. Esta é uma evidência inequívoca de que tanto o Poder Judiciário quanto a Prefeitura compartilham da crença de que a inovação não pode ser um privilégio de poucos, mas uma força transformadora que deve alcançar a todos para ser efetiva e realmente impactante na vida dos cidadãos”, afirmou.
Parceria sem repasse de recursos financeiros
O ACT foi conduzido pela desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJ-BA, em conjunto com a Semit. O termo não envolve transferência de recursos financeiros e terá vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.
Segundo ela, a parceria entre o TJ-BA e a Prefeitura representa um avanço significativo na construção de soluções inovadoras para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
“Parabenizo a Prefeitura de Salvador pela iniciativa de fomentar um verdadeiro ecossistema de inovação, conectando diferentes atores e promovendo ações colaborativas que resultam em benefícios concretos para a população. A inovação, quando aplicada ao setor público, torna-se um instrumento poderoso de transformação, eficiência e inclusão”, declarou.
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Últimas Notícias

Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
Antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Felipe Neto diz ser candidato à Presidência da República: ‘esse não é um gesto de vaidade’
Influenciador declarou que pretende disputar cargo por possuir um 'enorme anseio de ser um guardião da verdade'

Prefeitura de Salvador entrega praça requalificada em Cajazeiras V com novos quiosques e área de lazer
Reforma inclui quiosques, academias, áreas infantis e iluminação em LED, trazendo mais segurança e lazer à comunidade

Sidônio diz que ministros também são responsáveis por queda de popularidade do governo Lula
Ministro destacou que nova campanha publicitária busca melhorar percepção do governo e que função é garantir que população tenha acesso às informações

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio
Despacho foi enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet

Andrezza Santos, Marisa Monte, Aila Menezes, Gerônimo, Alexandre Leão, Osba e mais; confira agenda do Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas

Carlos Falcão diz que gargalos estruturais e burocráticos são desafios para o desenvolvimento econômico da Bahia
Empresário ponderou que desafios logísticos ainda precisam ser resolvidos para garantir potencial industrial baiano

Luiz Caetano diz que ACM Neto está ‘muito nervoso’ e afirma que vitória em Camaçari foi ‘sinalização’ para 2026
Segundo petista, quem mais critica ex-prefeito de Salvador são ex-aliados