Prefeitura de Salvador e TJ-BA firmam acordo para ampliar serviços digitais e compartilhar tecnologias
Objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos por meio da digitalização e do compartilhamento de infraestrutura
Valter Pontes / PMS
A Prefeitura de Salvador e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) assinaram, nesta segunda-feira (31), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para intercâmbio de soluções tecnológicas. O objetivo é aprimorar a prestação de serviços públicos por meio da digitalização e do compartilhamento de infraestrutura.
A cerimônia ocorreu na sede do TJ-BA, com a presença do prefeito Bruno Reis, da presidente da Corte, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e outros representantes dos órgãos. O acordo prevê a integração dos serviços do TJ-BA à plataforma Salvador Digital, permitindo acesso digital a diversas demandas jurídicas.
Além disso, inclui ações conjuntas para inovação aberta, capacitações em cibersegurança e troca de boas práticas. O uso compartilhado de espaços como o Hub Salvador, polo de inovação mantido pela Prefeitura no Comércio, também faz parte da parceria.
Durante a assinatura, o prefeito Bruno Reis (UB) destacou a importância do intercâmbio de tecnologias entre os órgãos para evitar gastos duplicados e melhorar o atendimento à população.
“Se, por um lado, a Prefeitura vem fazendo um esforço grande para desenvolver tecnologia e já tem soluções prontas, por outro lado, o Tribunal também tem seus produtos desenvolvidos. E esses produtos podem ser compartilhados, podemos trocar experiências. Não faz sentido investir recursos públicos, de um lado e do outro, separadamente”, afirmou.
Segundo o prefeito, a parceria permite ganhos em tempo e economia de recursos públicos. “A melhor coisa é firmar uma parceria como essa: o que a gente tem de bom, oferece ao Tribunal; o que o Tribunal tem de bom, oferece a nós. Com isso, ganhamos tempo, economizamos recursos públicos e, mais uma vez, melhoramos a vida do cidadão”, declarou.
Axélab e transformação digital no Judiciário
Na visita ao TJ-BA, Bruno Reis conheceu o Axélab, laboratório de tecnologia e inovação da Corte, que desenvolve ferramentas para otimizar a produtividade do setor jurídico. O prefeito ressaltou os avanços tecnológicos do tribunal.
“Como cidadãos, muitas vezes não conseguimos perceber os avanços que o Tribunal de Justiça vem adotando para se modernizar, para se aprofundar nesta era da tecnologia, da inovação, do mundo digital”, disse.
Na ocasião, Bruno Reis também enfatizou a importância da tecnologia na prestação de serviços públicos. Segundo ele, a iniciativa permite maior eficiência ao poder público.
“Esse é o único caminho: aproveitar os avanços que a tecnologia oferece para prestar serviços públicos melhores e cumprir o nosso papel com mais eficiência. Tivemos aqui a oportunidade de ver que o tribunal já utiliza inteligência artificial, que já foi premiado nacionalmente por produtos concebidos aqui, ou seja, ‘made in Bahia’”, destacou.
Histórico de inovação e cooperação
A presidente do TJ-BA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, lembrou que o tribunal implementa sua política de inovação desde 2020, quando foi criado o Axélab.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), tem investido na modernização da gestão pública desde a fundação do Hub Salvador, em 2018.
“É diante dessa convergência de pensamento e de gestão que celebramos hoje este ACT. Esta é uma evidência inequívoca de que tanto o Poder Judiciário quanto a Prefeitura compartilham da crença de que a inovação não pode ser um privilégio de poucos, mas uma força transformadora que deve alcançar a todos para ser efetiva e realmente impactante na vida dos cidadãos”, afirmou.
Parceria sem repasse de recursos financeiros
O ACT foi conduzido pela desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, supervisora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJ-BA, em conjunto com a Semit. O termo não envolve transferência de recursos financeiros e terá vigência inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por até cinco anos.
Segundo ela, a parceria entre o TJ-BA e a Prefeitura representa um avanço significativo na construção de soluções inovadoras para a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
“Parabenizo a Prefeitura de Salvador pela iniciativa de fomentar um verdadeiro ecossistema de inovação, conectando diferentes atores e promovendo ações colaborativas que resultam em benefícios concretos para a população. A inovação, quando aplicada ao setor público, torna-se um instrumento poderoso de transformação, eficiência e inclusão”, declarou.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas