Polícia Civil prende criminoso da alta cúpula do Jogo do Bicho do Rio de Janeiro e Bahia
Homem, conhecido como ‘Baiano’, estava foragido havia 3 anos e foi localizado em um condomínio de luxo na Praia do Forte

Após cerca de 2 meses de investigações em uma operação conjunta, policiais civis da Bahia e do Rio de Janeiro prenderam, nesta última terça-feira (11), um dos líderes do esquema do Jogo do Bicho que atuava nos dois estados. O homem, conhecido como “Baiano”, estava foragido havia 3 anos e foi localizado em um condomínio de luxo na Praia do Forte, no Litoral-norte da Bahia.
Operação Calígula e os esquemas de jogo ilegal
A prisão foi resultado de ações de inteligência que levaram os investigadores até a casa do criminoso no condomínio fechado. Segundo as autoridades, ele se escondia no local para evitar a captura e foi detido sem oferecer resistência. O suspeito era um dos alvos da Operação Calígula, deflagrada em 2022 pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) para desmantelar uma vasta rede de jogos de azar controlada por figuras conhecidas do crime organizado.
De acordo com a Polícia Civil, a prisão de “Baiano” representa um avanço significativo no combate ao Jogo do Bicho e à exploração ilegal de jogos de azar na Bahia. Ele foi encaminhado para a delegacia e permanece à disposição da Justiça.
A Operação Calígula foi deflagrada em maio de 2022 e revelou um esquema criminoso liderado pelo bicheiro Rogério Andrade e pelo policial militar reformado Ronnie Lessa, este último réu confesso pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A investigação do MP-RJ revelou que a rede de jogos ilegais era protegida por policiais corruptos e se expandia por diversos estados do país.
Na ocasião, a operação teve mais de 30 denunciados e resultou na prisão de 14 pessoas, entre elas os delegados Marcos Cipriano e Adriana Belém. Rogério Andrade e seu filho Gustavo Andrade chegaram a figurar na lista de criminosos mais procurados da Interpol. As investigações apontaram que o esquema utilizava práticas como corrupção ativa, lavagem de dinheiro, extorsão e até mesmo homicídios para manter o domínio territorial e expandir suas operações.
Segundo o MP-RJ, Gustavo Andrade, conhecido como “Príncipe Regente”, era o braço-direito do pai e figura central na administração dos negócios ilegais. A organização criminosa teria aberto casas de apostas e bingos clandestinos pelo menos desde 2018, utilizando a violência como instrumento de controle sobre o mercado ilegal.
Repercussão da prisão e desdobramentos
A prisão de “Baiano” é vista como um desdobramento relevante da Operação Calígula e pode contribuir para novas investigações sobre a estrutura e os membros remanescentes da rede criminosa. Segundo o diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Thomas Galdino, o combate ao Jogo do Bicho e a outras atividades ilícitas relacionadas ao crime organizado continuam sendo prioridade das forças de segurança. A expectativa é que a prisão de “Baiano” leve a novas diligências e possíveis desdobramentos, enfraquecendo ainda mais a estrutura criminosa operante no Estado.
A Polícia Civil não descarta a possibilidade de novas prisões nos próximos dias, reforçando o compromisso em combater o crime organizado e enfraquecer as atividades ilegais que movimentam milhões de reais no país. O caso segue em investigação e deve ter novos desdobramentos em breve.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos
Justiça Federal ordena suspensão de parque aquático em Porto Seguro
Últimas Notícias

Presidente do PV na Bahia, Ivanilson Gomes é sequestrado no Rio Vermelho

Jaques Wagner rechaça convite para Ministério e critica sistema de emendas no Congresso
Líder do governo no Senado participou de homenagem a Dias Toffoli e Paulo Gonet na AL-BA e defendeu uso mais estruturante do dinheiro público

Negromonte Jr. afirma que maioria do PP apoia retorno à base do governador Jerônimo
No entanto, segundo presidente estadual do partido, decisão não será unânime; legenda faz parte da base de apoio do prefeito Bruno Reis

Polêmica em Santo Amaro: PT processa Câmara por retirada de terreno da UFRB
Aprovação de PL pelo Executivo Municipal favorece instalação de unidade da rede Atacadão na área anteriormente cedida à instituição

Libertadores: Bahia vence Boston River e retorna à fase de grupos depois de 36 anos de espera
Clássico BA-VI será disputado, no próximo domingo (16), às 18h, na Arena Fonte Nova, em Salvador

Caiado exalta adversários e mira Planalto: ‘melhor safra de governadores’
Em evento sobre educação, governador de Goiás exalta colegas e reforça intenção de concorrer à Presidência em 2026

Renata retorna ao BBB 25 após vitrine do Seu Fifi e agita jogo com confrontos e revelações
Bailarina volta com informações do público e inicia embates com Aline, Delma e demais participantes

Alcolumbre vai pedir cassação de Gayer após polêmica sobre ‘trisal’ com Gleisi e Lindbergh
Presidente do Senado analisa acionar Conselho de Ética contra deputado federal do PL-GO por declaração polêmica nas redes sociais

Papa Francisco completa um mês de internação e celebra 12 anos de pontificado no hospital
Pontífice de 88 anos segue em terapia respiratória, recebe homenagens no hospital e acompanha compromissos religiosos à distância

Governo Lula em queda: desaprovação chega a 41% e confiança despenca; veja detalhes
Segundo pesquisa Ipsos-Ipec, avaliação negativa cresce 7 pontos desde dezembro e é a maior já registrada na série histórica

Tiroteio em perseguição policial na Avenida Paralela deixa dois feridos
Ação começou no bairro Trobogy, enquanto PMs buscavam criminosos; um suspeito foi atingido e outro está foragido