Dias Toffoli chora ao receber título de Cidadão Baiano na AL-BA e evita comentar tensão entre STF e Congresso
Ministro do Supremo Tribunal Federal destaca relação com a Bahia e agradece ao povo baiano durante solenidade na AL-BA

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi homenageado nesta sexta-feira (14) com o título de Cidadão Baiano, em uma cerimônia realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. A honraria foi concedida por iniciativa do deputado estadual Niltinho (PP) e celebrou a contribuição de Toffoli ao país, especialmente no campo jurídico. Ao lado dele, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também recebeu o mesmo reconhecimento, em proposta do deputado Alex da Piatã (PSD).
A solenidade contou com a presença da presidente da Assembleia, deputada Ivana Bastos (PSD), além de representantes da cúpula do Judiciário baiano, do Ministério Público, da Defensoria, da Procuradoria-Geral do Estado, da OAB, entre outras autoridades civis e militares.
Trajetória de Dias Toffoli tem raízes baianas
Ao falar sobre a importância da homenagem, o ministro mencionou o Hino ao 2 de Julho, e demonstrou felicidade pelo título recebido.
“É tanta emoção. É como eu disse, e o hino da Bahia diz, o sol do dia 2 brilha mais do que o primeiro. E o primeiro sol da Bahia foi a descoberta no dia 1º de novembro, no dia de todos os santos dessa Bahia tão linda e que é o berço da nação brasileira. E o meu primeiro sol foi quando eu nasci em Marília, e esse segundo sol, que na Bahia é o 2 de julho, que é a fundação da independência do Brasil, agora é o meu segundo sol também ser cidadão baiano”, declarou o ministro visivelmente emocionado.
Toffoli revelou que sua ligação com a Bahia tem um significado especial em sua vida profissional e pessoal já que o início de sua carreira parlamente se deve ao convite de um político baiano. O ministro fez questão de destacar o papel decisivo de um Jaques Wagner em sua trajetória. “Quando eu fiz uma seleção para trabalhar em Brasília, nessa seleção, a última escolha foi a escolha feita por um baiano. Jacques Wagner, que me escolheu para assessor. Daí, a minha trajetória de vida em Brasília que me transformou e hoje, como eu disse, virar cidadão baiano”, acrescentou.
O ministro também ressaltou a coincidência da cerimônia ser realizada em 14 de março, data de nascimento do poeta Castro Alves, figura emblemática da cultura baiana. Para Toffoli, esse fato reforçou o simbolismo da homenagem. “No dia de nascimento de Castro Alves, 14 de março, tem uma série de significados que me emocionam muito, então eu só tenho a agradecer, porque Bahia é brasilidade, Bahia é Brasil, Bahia é de todos os santos. Axé, muito obrigado ao povo baiano”, concluiu.
Ministro evita comentar tensão entre STF e Congresso
Na ocasião, ao ser questionado sobre a relação entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, Toffoli preferiu não fazer comentários e apenas agradeceu pela homenagem recebida. “Aqui estou hoje para agradecer ao povo da Bahia”, respondeu com um sorriso bem-humorado.
Quem é Dias Toffoli?
José Antonio Dias Toffoli nasceu em Marília (SP), no dia 15 de novembro de 1967. Formado em Direito pela USP, foi advogado do Partido dos Trabalhadores e atuou como advogado-geral da União entre 2007 e 2009. Em 2009, foi indicado pelo então presidente Lula para integrar o Supremo Tribunal Federal. Presidiu o STF entre 2018 e 2020 e o Tribunal Superior Eleitoral entre 2014 e 2016. Também comandou a comissão responsável pela elaboração do anteprojeto do novo Código Eleitoral.
Toffoli tem trajetória marcada pela atuação no meio jurídico e político. Atuou como assessor na Câmara dos Deputados, consultor da CUT, chefe de gabinete na gestão Marta Suplicy em São Paulo e advogado em campanhas presidenciais de Lula.
Filho de um marceneiro e de uma professora, o ministro é o oitavo de nove filhos, torcedor do Palmeiras e defensor da democracia e da justiça social. Durante sua gestão no STF, chegou a assumir interinamente a Presidência da República, entre os dias 23 e 25 de setembro de 2018.
Iago Bacelar
Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Política
Lula empossa Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações
Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ
Últimas Notícias

Lula empossa Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Bahia busca liderança na Libertadores em jogo decisivo contra Atlético Nacional
Partida na Arena Fonte Nova é decisiva para Tricolor manter vantagem no Grupo F; veja prováveis escalações, desfalques e onde assistir

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador