Picada de aranha-marrom pode ter provocado a morte de turista em Morro de São Paulo
Corpo de homem vítima do aracnídeo será cremado

O corpo do turista Cid Penha, de 65 anos, que morreu após ser picado por um inseto em Morro de São Paulo, será cremado nesta terça-feira (16), em Santos (SP). Cid, jornalista e estudante de Medicina, estava visitando a ilha de Cairu quando o incidente ocorreu.
A prefeitura local informou que ele foi vítima de um animal peçonhento ainda não identificado. Nas redes sociais, há especulações de que possa ter sido uma aranha-marrom, mas especialistas indicam que essa espécie não é comum na região.
A investigação ainda não determinou qual o animal responsável pela picada em Cid, apesar de amigos que estavam com ele mencionarem a possibilidade de ter sido uma aranha-marrom.
A professora titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e coordenadora do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos (Noap/Ufba), Rejane Lira, destacou que essa aranha não é frequentemente encontrada na área e que é necessário aguardar os resultados da investigação.
“Das oito espécies de Loxosceles conhecidas como aranhas-marrons na Bahia, apenas duas foram registradas na Mata Atlântica, em grutas de Pau Brasil, sul do estado, e apenas uma em Salvador, na Lagoa do Abaeté. Será necessário uma expedição para verificar a presença dessa aranha, já que muitas aranhas têm coloração marrom, mas não representam risco médico”, explicou.
A especialista também mencionou que a maioria das espécies encontradas na Bahia reside na Chapada Diamantina e prefere habitats como a caatinga e áreas de cavernas. Em seus 37 anos de pesquisa, o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos não registrou a presença dessa aranha na região do Baixo Sul.
“A morte por picada de aranha-marrom geralmente resulta em insuficiência renal aguda, devido à destruição das hemácias e acúmulo de hemoglobina nos rins. A intubação, como relatado no caso, ocorre em acidentes com veneno neurotóxico, que pode causar insuficiência respiratória, mas não é o caso da aranha-marrom”, esclareceu a professora.
Aranha-marrom
Cid começou a se sentir mal enquanto viajava com amigos e procurou a Unidade Básica de Saúde de Morro de São Paulo na quarta-feira (10), apresentando uma picada na panturrilha que causou vermelhidão no local. A prefeitura informou que os médicos seguiram os protocolos necessários e acionaram o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) para lidar com o incidente.
Em comunicado, a secretária de Saúde de Cairu, Janine Fonseca, explicou que o paciente foi transferido para Valença para tratamento adequado, onde foram feitos todos os esforços necessários, incluindo a investigação de uma possível picada por inseto não identificado.
“Os soros, como o Soro Antiaracnídico, estão disponíveis na sede da Regional de Saúde em Gandu e nas unidades hospitalares de referência. Em Cairu, esses soros são encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia de Valença”, acrescentou.
Posteriormente, Cid foi transferido para o Instituto do Coração (Incar) em Santo Antônio de Jesus, onde permaneceu hospitalizado até seu falecimento no domingo (14). A prefeitura de Cairu anunciou que equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizarão uma varredura na área onde ocorreu o incidente para investigar o ocorrido e verificar a possível presença de insetos ou aranhas.
Leia também:
GACC-Bahia realiza a 4ª edição da Feijoada do Amor na Arena Fonte Nova
Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada
Mais Lidas
Cidades
Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Chuvas intensas e ventos de 100 km/h: 64 cidades da Bahia em alerta máximo
Últimas Notícias

Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Corpo de Bombeiros informou que 36 pessoas ficaram feridas. Desse total, 18 foram encaminhadas para atendimento, com alguns casos graves

Semop remove estruturas de quiosques em Itapuã por ampliação irregular em Salvador
Operação da Prefeitura remove quiosques em Itapuã por ampliação sem alvará, gerando protestos de permissionários

Estado investe em alta tecnologia para fortalecer perícia criminal e acelerar elucidação de crimes
Scanners 3D e sistemas de balística tornam investigações mais ágeis e precisas na capital e interior do estado

Malafaia acusa Hugo Motta de barrar projeto de anistia e diz que deputado ‘está enganando o povo brasileiro’
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Malafaia acusou Motta de mentir ao afirmar que conduziria o tema 'com a serenidade que ele requer'

Mais de 10 milhões já enviaram declaração do Imposto de Renda 2025; prazo vai até 30 de maio
Número representa 21,69% do total esperado de declarações neste ano

Circo Picolino abre inscrições para residência artística em Salvador com bolsa de R$ 1.200
Residência está aberta para artistas da cena, com prioridade para quem reside na região da Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga

Bahia sai na frente e inicia obras do Novo PAC nas áreas da saúde, infraestrutura e urbanismo
Programa foi relançado em 2023 pelo presidente Lula e já garantiu R$ 103 bilhões em investimentos para todo país

Juscelino Filho pede demissão após denúncia da PGR por suposto desvio de emendas
Ministro afirmou que deixaria governo para se defender fora do cargo e evitar constrangimentos ao presidente Lula

BBB 25: Diego Hypolito, Vitória Strada e João Gabriel disputam permanência no 14º Paredão
Raio-X e Sincerão movimentam clima na casa antes de eliminação

Bruno Reis assume vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos com foco em prevenção de desastres
Anteriormente, Reis ocupava cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias-Público Privadas (PPPs)