PF realiza operação contra fraudes e desvios de recursos públicos na Bahia
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Itabuna, Ipiaú, Ibicaraí e Gongogi
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (24), a operação “Pacto Infame”, com o objetivo de combater desvios de recursos públicos, fraudes em licitações e uma associação criminosa que envolve contratos na área de engenharia civil na cidade de Gongogi, no sul da Bahia. Segundo a PF, o grupo responsável pelas fraudes estaria atuando desde 2017, com operações semelhantes em outras cidades da Bahia, cujos nomes ainda não foram divulgados.
As investigações indicam que, nos últimos 4 anos, diversos processos licitatórios foram fraudados, com direcionamento para beneficiar uma empresa local que firmou quase 20 contratos com a prefeitura e recebeu mais de R$ 7 milhões em pagamentos.
Os 13 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª vara federal cível e criminal da subseção Judiciária de Itabuna e cumpridos nas cidades de Itabuna, Ipiaú, Ibicaraí e Gongogi. O objetivo da ação é coletar provas e identificar possíveis novos crimes e envolvidos no esquema.
O nome “Pacto Infame” foi escolhido pela PF para simbolizar a conivência entre empresários e funcionários públicos de Gongogi, que firmaram um acordo para manipular processos licitatórios, causando prejuízos significativos aos cofres públicos. A operação busca desmantelar essa rede de corrupção, que vinha beneficiando diretamente a empresa investigada.
De acordo com as investigações, as fraudes nos processos licitatórios eram cuidadosamente orquestradas para garantir que a empresa em questão fosse a única vencedora das concorrências públicas. Essas práticas incluíam a manipulação de documentos e a formação de conluios com membros da administração municipal, violando a transparência e a competitividade das licitações.
A Polícia Federal destacou que os mandados judiciais cumpridos nesta etapa são fundamentais para a coleta de elementos probatórios que possam contribuir para o robustecimento da investigação. Além disso, os investigadores estão focados em identificar outras possíveis ramificações do esquema criminoso, que pode envolver mais cidades e contratos fraudulentos.
As fraudes investigadas pela operação “Pacto Infame” representam um caso clássico de corrupção no setor público, onde recursos que deveriam ser direcionados para o desenvolvimento de obras de infraestrutura e serviços à população foram desviados para beneficiar interesses privados. A operação segue em curso, e a expectativa é que novos desdobramentos possam revelar mais envolvidos e outros crimes associados ao grupo investigado.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Cíntia Maria: ‘Luta antirracista deve ser coletiva e interseccional’
Escolas estaduais iniciam avaliação do sistema baiano de educação básica
Últimas Notícias
Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs
Ação contará com orientações para estratégias de negócios e regularização de pendências
Redes sociais podem ser aliadas no combate ao desperdício de alimentos, diz influenciadora
Surthany Hejeij faz sucesso na internet ao preparar refeições com produtos que seriam jogados no lixo
Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem
Levantamento da União mostra melhor marca histórica da estrutura viária federal, enquanto o da entidade indica que 77,3% da malha está em patamar regular, ruim ou péssimo
Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira
Servidores estaduais serão capacitados nesta quinta para formar brigadas anti-mosquito
Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico
Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens
Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador
Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção
Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping
Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia
Após repercussão negativa, esposa de Paquetá esclarece polêmica sobre o Pelourinho
Influenciadora digital se viu no centro de uma controvérsia após afirmar que tirou as joias ao visitar o Centro Histórico de Salvador
Inquérito sobre atos golpistas do 8 de janeiro será concluído ainda nesta semana
Polícia Federal investiga quatro suspeitos que planejaram matar Lula, Alckmin e Moraes
Divulgação de aprovados do Enem dos Concursos é adiada por decisão judicial
Previsto para sair nesta quinta-feira (21), o resultado agora depende de um novo cronograma