PF indicia 20 envolvidos na exploração de sal-gema que levou ao afundamento de bairros em Maceió
Especialistas vêm alertando há mais de uma década para os riscos ambientais na região
A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta sexta-feira (1º), vinte pessoas relacionadas à Braskem por crimes ligados à exploração de sal-gema em Maceió (AL), que provocou o afundamento de bairros inteiros na capital alagoana. Entre as acusações, a PF aponta suposta poluição ambiental, apresentação de documentos falsos, sonegação de informações em processos ambientais, concessão de licenças irregulares, crimes contra o patrimônio da União e danos ao meio ambiente. O caso foi encaminhado à 2ª Vara Federal de Alagoas, e o indiciamento foi comunicado à Comissão Parlamentar de Inquérito da Braskem.
Batizado como “Pinheiro/Braskem”, o caso remonta a 2018, quando um tremor em Maceió desencadeou uma série de problemas urbanos e ambientais, incluindo rachaduras em imóveis, fendas em ruas, e desmoronamentos em alguns bairros, ampliando os danos na área. Desde então, a situação obrigou o deslocamento de aproximadamente 55 mil moradores. Os bairros mais afetados situam-se nas proximidades da Lagoa Mundaú, região onde a Braskem explora sal-gema desde 1976. Em 2019, a empresa começou a desativar as minas na área.
O caso ganhou nova relevância no final do último ano, quando Maceió declarou estado de emergência devido ao “risco iminente de colapso” de uma das minas da Braskem. A Polícia Federal realizou buscas adicionais para obter evidências e complementar o inquérito sobre a exploração de sal-gema na região. Segundo a PF, a atividade de mineração da Braskem não teria seguido os parâmetros de segurança estabelecidos em estudos científicos e nos planos de lavra, colocando em risco a estabilidade das minas e a segurança da população local.
A PF também encontrou evidências de que dados falsos foram apresentados aos órgãos de fiscalização e informações relevantes foram omitidas, o que teria permitido a continuidade das operações da empresa, mesmo após surgirem problemas de estabilidade das cavidades de sal e sinais de subsidência do solo sobre as minas. “A continuidade dos trabalhos foi autorizada, mesmo com problemas de estabilidade das cavidades de sal e sinais de subsidência do solo,” observou a corporação em nota.
A conclusão do inquérito ocorre seis meses após o senador Rogério Carvalho propor o indiciamento de três empresas e onze indivíduos, incluindo o vice-presidente da Braskem, Marcelo de Oliveira Cerqueira, por crimes ambientais associados ao caso de Maceió. Essa iniciativa marca uma escalada nas investigações que já duram anos e buscam responsabilizar os envolvidos pelos danos causados.
Em junho do ano passado, a Braskem anunciou um acordo de R$ 1,7 bilhão com a Prefeitura de Maceió para compensar a cidade pelos prejuízos decorrentes da exploração de sal-gema. Esse valor inclui medidas de reparação, embora as negociações com os moradores ainda estejam em andamento para atender a todas as demandas das famílias afetadas.
Além disso, especialistas vêm alertando há mais de uma década para os riscos ambientais na região. A instabilidade do solo nas áreas afetadas, aliada à atividade de mineração, poderia gerar um colapso de grande escala, levando a danos ambientais e urbanos graves. As precauções de segurança, segundo os investigadores, foram ignoradas ao longo dos anos, agravando a situação.
A Braskem ainda não se manifestou publicamente sobre o indiciamento e as acusações apresentadas pela PF. A empresa, que já enfrentou repercussão negativa pelo incidente, segue sob intenso monitoramento da comunidade e das autoridades.
O que é sal-gema
O sal-gema é um minério composto por cloreto de sódio, potássio e magnésio, formado em jazidas superficiais por reações químicas em rochas sedimentares. Extraído de profundidades superiores a mil metros, seu processo envolve a injeção de água para dissolução do mineral, criando uma salmoura que é retirada para a extração do sal. Este minério é utilizado em setores variados, como nas indústrias química, de papel, vidro, sabão e alimentos, além de ser usado para controle de gelo em estradas.
A extração deve ser licenciada e fiscalizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), devido ao seu potencial impacto ambiental.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bahia é o segundo estado com maior número de beneficiários do Bolsa Família
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Últimas Notícias
Bahia é o segundo estado com maior número de beneficiários do Bolsa Família
Sede do PT é vandalizada e furtada durante sétima invasão em um ano
BaZá RoZê reúne artistas e sabores em versão pocket
Termina hoje prazo para inscritos no Enem 2024 solicitarem reaplicação de provas
Ausência precisa ser comprovada com documentos enviados no momento do pedido
Sociedade deve ver responsabilidade fiscal como valor, defende Elmar Nascimento
Parlamentar também ressaltou a importância de corrigir distorções no sistema tributário brasileiro
Aposentados e pensionistas do INSS com doenças graves têm direito a isenção do Imposto de Renda
Lei não é nova, é de dezembro de 1988, mas milhares de pessoas ainda não a conhecem
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão
Feitos de ACM foram marcantes na ditadura e na democracia, avalia Paulo Fábio Dantas
Em entrevista exclusiva ao Portal M!, cientista político revela motivações para escrever 2º livro sobre trajetória política do ex-senador
Latam e Voepass são condenadas a pagar pensão ao viúvo de comissária vítima de queda em SP
Sentença estipula pensão no valor de dois terços do salário de Débora Soper
Projeto reúne crianças e adolescentes em atividades culturais e turísticas em Salvador nas férias escolares
Programa propõe uma alternativa para jovens que passam o período de recesso em casa
Avenida ACM terá alterações no trânsito a partir desta sexta-feira
Intervenções afetam principalmente os condutores que circulam nas proximidades do Shopping da Bahia
Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
Janja afirma que aliança global contra a fome caminha para adesão total do G20
Em evento do G20 Social, primeira-dama enfatiza o legado do Brasil na criação da Aliança Global e critica veto da Argentina