Nesta sexta-feira 13, saiba o motivo da ligação da data com o terror
Origens estão na mitologia nórdica e na Idade Média
Toda sexta-feira 13 traz arrepios aos mais supersticiosos, mesmo quando fora do mês de agosto, considerado o período do ano que mais oferecer riscos à boa sorte. Agora em setembro, a temida data surgiu. O que poucos conhecem, entretanto, são as origens que levaram esse dia a ser considerado ‘amaldiçoado’.
Existem divergências quanto à criação e ao significado do mito da sexta-feira 13. Na mitologia nórdica, por exemplo, é um presságio do caos, devido à história do deus nórdico Odin em um banquete. Ele estava com outras 12 divindades enquanto Loki, o deus da trapaça, não foi convidado. Assim, ele teria ido ao local e matado um dos convidados, Balder. A lenda deu significado à superstição de que um encontro com 13 pessoas terminaria em tragédia.
A explicação mais aceita, no entanto, é a demonização promovida pela Igreja Católica. A crença pagã tinha a sexta-feira como dia de devoção aos deuses e o número 13 era considerado milagroso. Mas com a expansão da Igreja e a perseguição da Inquisição, na Idade Média, o dia passou a ser considerado pagão e relacionado à bruxaria.
A má fama do número 13 também está relacionada – de forma inversa – à boa fama do número 12, que indica algo completo, como os 12 meses no ano; as 12 tribos de Israel; os 12 apóstolos de Jesus e os 12 deuses do Olimpo.
Aproveitando-se disso, vários filmes de terror surfaram na onda da crença popular. A franquia Sexta-Feira 13, do vilão mascarado Jason, conta com cerca de 12 filmes diferentes sobre o tema.
Superstições mais conhecidas da Sexta-feira 13
De acordo com as superstições mais conhecidas, as pessoas não devem passar embaixo de escada, quebrar espelho ou mesmo abrir um guarda-chuva dentro de casa sob o risco de ter ainda mais má sorte.
Outras crendices como não cruzar com um gato preto, no entanto, impactam em riscos aos felinos, especialmente nas sextas-feiras 13. A origem do preconceito pode estar também na Idade Média, quando os bichanos de pelagem preta eram vinculados às mulheres consideradas bruxas, que iam parar nas fogueiras da Inquisição.
Gatos pretos, entretanto, atraem boa sorte para muitas culturas. Os egípcios, por exemplo, os retratam como seres divinos, praticamente deuses. Os bichanos, inclusive, eram um sinal de proteção do lar, saúde e prazer.
São considerados animais intuitivos, inteligentes e amáveis. No Brasil, o Dia Nacional do Gato Preto é comemorado em 17 de novembro, como uma forma de conscientizar a população sobre os preconceitos que esses pets sofrem por conta das superstições.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
Últimas Notícias
Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues
Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade
Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado
Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área
Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu
Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'
Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos
Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba
A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h
Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA
Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign
Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’
Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma