Com participação de Luiz Caetano, Monte Gordo celebra São Francisco de Assis com festa de fé, cultura e tradição
Evento reúne milhares de pessoas, música, cortejos e programação variada em dois dias de celebração
Divulgação
Monte Gordo, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), celebrou, neste sábado (25/1), a Lavagem de São Francisco de Assis. Com participação popular, o evento reuniu moradores, turistas e artistas em uma homenagem ao padroeiro, marcada por cortejos religiosos, apresentações culturais e shows que movimentaram o comércio local e o turismo.
O ponto alto da festa aconteceu na manhã de ontem, com a caminhada de três quilômetros que partiu da Praça Central de Guarajuba em direção à Capela de São Francisco de Assis, localizada em frente ao Centro Comercial de Monte Gordo. Acompanhados por baianas vestidas a caráter, charangas, e grupos culturais como Beira de Rua, Capoeira Feminina Filhas do Vento, Samba Chula Raiz Ancestral e a Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop), os participantes reforçaram a devoção e o vínculo com as tradições locais.
Na chegada à capela, a emoção tomou conta com a execução do hino ao Senhor do Bonfim, interpretado pela charanga Big Band, e a oração ao padroeiro, cantada à capela por Nadja Meirelles.
“Hoje é um dia de festa, uma oportunidade de trabalho, uma tradição cultural que é a Lavagem de Monte Gordo e é um espaço que a gente tem para poder colocar os músicos de sopro. Então, é uma importância muito grande para nós, porque é uma valorização da cultura do nosso município, da Bahia e do Brasil”, destacou Gil de Jesus, coordenador musical da charanga Big Band.
Organização e impacto social do evento
Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos vinculada à Secretaria de Governo (Segov), o evento contou com o apoio de diversas secretarias municipais, como a da Cultura (Secult), dos Serviços Públicos (Sesp), da Saúde (Sesau), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Defesa Civil. Equipes da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) também garantiram a segurança do evento.
O prefeito Luiz Caetano (PT), presente ao evento, destacou a importância da celebração para unir a comunidade e fomentar o turismo.
“É um novo tempo que vai se construir em Camaçari, com a participação efetiva da população do nosso município e daqueles todos que fazem música, cultura, teatro, que participam de segmentos religiosos – tanto de matriz africana, quanto evangélico, católico – ou seja, toda a população. Meu papel como prefeito da cidade é buscar unir toda essa gente, todo o nosso município e aqui na orla patrocinar o turismo, fazer com as pessoas possam ter mais oportunidade” disse o prefeito.

Para a secretária da Cultura, Elci Freitas, a lavagem é fundamental para movimentar o comércio e promover a cultura local.
“É muito importante para a orla porque, primeiro, a gente movimenta o comércio local, traz turistas, tem os munícipes participando. Aqui é um encontro nosso, encontro da fé, cultura e isso é extremamente importante para o nosso município”, afirmou.
Tradições que atravessam gerações
A Lavagem de Monte Gordo é uma festa que valoriza as tradições locais e reforça a identidade cultural da região. Dona Cosma Ferreira Godinho, de 73 anos, que participa das lavagens da orla de Camaçari desde os 15 anos, destacou a importância de manter viva a chama da celebração:
“Tem que continuar. Deus vai levando aqueles mais velhos e as mais novas têm que seguir, porque é tradição. Tem que manter viva a chama da lavagem e do samba”, disse.
Segundo o secretário de Turismo, Patrício Oliveira, a festa transcende os limites entre o sagrado e o profano. “Eventos como esse fortalecem a arte e a cultura, que estão diretamente conectadas ao turismo. Viajar é mais do que conhecer novos lugares; é vivenciar experiências únicas, mergulhar na arte, na cultura e no modo de viver da comunidade local. A Lavagem de Monte Gordo, assim como as demais lavagens de Camaçari, desempenha um papel fundamental nesse contexto”, ressaltou.
Além disso, o evento trouxe à tona o empoderamento feminino em diferentes esferas culturais. Mestra Risadinha, do grupo Capoeira Feminina Filhas do Vento, celebrou a participação das mulheres:
“A tendência é fazer com que a cultura em si traga esse olhar melhor ainda para que mulheres se sintam mais acolhidas. As mulheres que estão aqui são mães, donas de casa e o sonho era praticar capoeira e nunca tiveram oportunidade. Hoje eu sou feliz e agradeço a Deus, à gestão, e à Secretaria de Cultura que se sensibilizou e nos convidou para participar desse momento histórico da nossa cidade”, disse mestre Risadinha.
Programação cultural movimenta final de semana
A programação da Lavagem de Monte Gordo incluiu não apenas o cortejo religioso, mas também apresentações culturais e shows que celebraram a diversidade musical da região.
No sábado à tarde, os blocos independentes animaram o público: o Coco Manga, com a atração Companhia do Pagode, e o bloco Vira Copos foram destaque.
À noite, a festa continuou na Arena, montada no estacionamento do Centro Comercial, com shows de artistas como Arielen Sanjes – A Leoa, Alex Moreno, Rick do Cavaco, Asas Livres, Pagode do Segredo e a dupla G10&Cil.
Neste domingo (26/1), a animação continua com o bloco Lula Louco, liderado pelo cantor Lu Costa, e mais atrações na Arena. Entre os destaques do palco estão Amante do Samba, Papazoni, Dan Valente, Edy Xote e Oz Bambaz.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos