Com participação de Luiz Caetano, Monte Gordo celebra São Francisco de Assis com festa de fé, cultura e tradição
Evento reúne milhares de pessoas, música, cortejos e programação variada em dois dias de celebração
Monte Gordo, distrito de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), celebrou, neste sábado (25/1), a Lavagem de São Francisco de Assis. Com participação popular, o evento reuniu moradores, turistas e artistas em uma homenagem ao padroeiro, marcada por cortejos religiosos, apresentações culturais e shows que movimentaram o comércio local e o turismo.
O ponto alto da festa aconteceu na manhã de ontem, com a caminhada de três quilômetros que partiu da Praça Central de Guarajuba em direção à Capela de São Francisco de Assis, localizada em frente ao Centro Comercial de Monte Gordo. Acompanhados por baianas vestidas a caráter, charangas, e grupos culturais como Beira de Rua, Capoeira Feminina Filhas do Vento, Samba Chula Raiz Ancestral e a Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop), os participantes reforçaram a devoção e o vínculo com as tradições locais.
Na chegada à capela, a emoção tomou conta com a execução do hino ao Senhor do Bonfim, interpretado pela charanga Big Band, e a oração ao padroeiro, cantada à capela por Nadja Meirelles.
“Hoje é um dia de festa, uma oportunidade de trabalho, uma tradição cultural que é a Lavagem de Monte Gordo e é um espaço que a gente tem para poder colocar os músicos de sopro. Então, é uma importância muito grande para nós, porque é uma valorização da cultura do nosso município, da Bahia e do Brasil”, destacou Gil de Jesus, coordenador musical da charanga Big Band.
Organização e impacto social do evento
Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos vinculada à Secretaria de Governo (Segov), o evento contou com o apoio de diversas secretarias municipais, como a da Cultura (Secult), dos Serviços Públicos (Sesp), da Saúde (Sesau), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Defesa Civil. Equipes da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) também garantiram a segurança do evento.
O prefeito Luiz Caetano (PT), presente ao evento, destacou a importância da celebração para unir a comunidade e fomentar o turismo.
“É um novo tempo que vai se construir em Camaçari, com a participação efetiva da população do nosso município e daqueles todos que fazem música, cultura, teatro, que participam de segmentos religiosos – tanto de matriz africana, quanto evangélico, católico – ou seja, toda a população. Meu papel como prefeito da cidade é buscar unir toda essa gente, todo o nosso município e aqui na orla patrocinar o turismo, fazer com as pessoas possam ter mais oportunidade” disse o prefeito.
Para a secretária da Cultura, Elci Freitas, a lavagem é fundamental para movimentar o comércio e promover a cultura local.
“É muito importante para a orla porque, primeiro, a gente movimenta o comércio local, traz turistas, tem os munícipes participando. Aqui é um encontro nosso, encontro da fé, cultura e isso é extremamente importante para o nosso município”, afirmou.
Tradições que atravessam gerações
A Lavagem de Monte Gordo é uma festa que valoriza as tradições locais e reforça a identidade cultural da região. Dona Cosma Ferreira Godinho, de 73 anos, que participa das lavagens da orla de Camaçari desde os 15 anos, destacou a importância de manter viva a chama da celebração:
“Tem que continuar. Deus vai levando aqueles mais velhos e as mais novas têm que seguir, porque é tradição. Tem que manter viva a chama da lavagem e do samba”, disse.
Segundo o secretário de Turismo, Patrício Oliveira, a festa transcende os limites entre o sagrado e o profano. “Eventos como esse fortalecem a arte e a cultura, que estão diretamente conectadas ao turismo. Viajar é mais do que conhecer novos lugares; é vivenciar experiências únicas, mergulhar na arte, na cultura e no modo de viver da comunidade local. A Lavagem de Monte Gordo, assim como as demais lavagens de Camaçari, desempenha um papel fundamental nesse contexto”, ressaltou.
Além disso, o evento trouxe à tona o empoderamento feminino em diferentes esferas culturais. Mestra Risadinha, do grupo Capoeira Feminina Filhas do Vento, celebrou a participação das mulheres:
“A tendência é fazer com que a cultura em si traga esse olhar melhor ainda para que mulheres se sintam mais acolhidas. As mulheres que estão aqui são mães, donas de casa e o sonho era praticar capoeira e nunca tiveram oportunidade. Hoje eu sou feliz e agradeço a Deus, à gestão, e à Secretaria de Cultura que se sensibilizou e nos convidou para participar desse momento histórico da nossa cidade”, disse mestre Risadinha.
Programação cultural movimenta final de semana
A programação da Lavagem de Monte Gordo incluiu não apenas o cortejo religioso, mas também apresentações culturais e shows que celebraram a diversidade musical da região.
No sábado à tarde, os blocos independentes animaram o público: o Coco Manga, com a atração Companhia do Pagode, e o bloco Vira Copos foram destaque.
À noite, a festa continuou na Arena, montada no estacionamento do Centro Comercial, com shows de artistas como Arielen Sanjes – A Leoa, Alex Moreno, Rick do Cavaco, Asas Livres, Pagode do Segredo e a dupla G10&Cil.
Neste domingo (26/1), a animação continua com o bloco Lula Louco, liderado pelo cantor Lu Costa, e mais atrações na Arena. Entre os destaques do palco estão Amante do Samba, Papazoni, Dan Valente, Edy Xote e Oz Bambaz.
Mais Lidas
Cidades
Saque-aniversário do FGTS começa a ser pago em março
Sisu 2025 divulga lista de selecionados para universidades neste domingo
Festa de São Lázaro acontece neste domingo em Salvador
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Últimas Notícias
Governo colombiano recua e aceita deportados dos EUA, após ameaças de Trump em impor tarifas
Presidente dos EUA disse que aplicaria restrições de visto a oficiais do país e tarifas de 25% a produtos colombianos
Maioria considera que governo errou na polêmica do Pix, revela pesquisa Genial/Quaest
Levantamento aponta que 66% dos entrevistados acreditam que governo errou mais do que acertou no episódio; veja números
Aprovação de Lula cai de 52% para 47%, aponta pesquisa Genial/Quaest
Avaliação positiva do governo petista também sofreu queda, enquanto desaprovação subiu; veja números
Sisu 2025: Com um dia de atraso, MEC divulga resultados e abre período para matrículas
Consulta de aprovados já está disponível no site oficial; programa oferece 261.779 vagas em universidades públicas do país, sendo mais de 6 mil da UFBA
Festival de Verão 2025 tem encontros marcantes, surpresas e homenagens ao axé music
Parque de Exposições de Salvador recebeu mais de 60 mil pessoas no domingo, que desfrutaram de line-up estrelado e vibrante
Resumo BBB 25 de domingo (26/1): Nova formação de paredão causa tensões entre brothers
Qual dupla você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Vitória Strada e Mateus, Diego e Dani Hypolito, ou Ed e Raissa? Vote na enquete do Portal M!
Gleisi classifica como ‘muito grave’ delação de Cid em que aponta Michelle e Eduardo como defensores do golpe
De acordo com presidente do PT, revelações demonstra que é insustentável dizer que Bolsonaro não tinha relação com trama golpista
Saque-aniversário do FGTS começa a ser pago em março
Trabalhador pode retirar, anualmente, uma parcela do saldo disponível em sua conta no mês de aniversário; entenda como funciona
Presidente deposto da Coreia do Sul é indiciado por impor lei marcial
Yoon Suk-yeol é acusado de rebelião após decreto de lei marcial que gerou crise política no país
Gustavo Petro proíbe entrada de aviões dos EUA com deportados na Colômbia; Itamaraty também reage a deportações
Decisão ocorre após críticas ao tratamento dos migrantes colombianos e em meio a políticas migratórias mais rígidas dos EUA