Sesab descarta suspeitas de intoxicação por metanol e reforça vigilância na Bahia
Secretaria da Saúde da Bahia confirmou que os casos investigados em Salvador e Feira de Santana não tiveram contaminação
ROMILDO de JESUS/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, neste domingo (5), que os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no estado foram descartados após análises técnicas realizadas em reunião emergencial no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Os casos investigados ocorreram em Feira de Santana e Salvador. De acordo com a Sesab, não houve contaminação nem adulteração das bebidas consumidas. O encontro contou com representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil, das secretarias municipais de Saúde e das diretorias de vigilância das duas cidades envolvidas.
Bahia reforça vigilância e integra rede nacional de monitoramento
Durante a reunião, também estiveram presentes o Procon-BA, a Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon-BA), a Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom) e o Conselho Estadual de Saúde, em articulação com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os órgãos avaliaram estratégias para ampliar o monitoramento de bebidas alcoólicas adulteradas e prevenir novas ocorrências. Segundo a Sesab, a Bahia recebeu 90 unidades de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, distribuídas pelo Ministério da Saúde.
Ao todo, o governo federal encaminhou 580 ampolas do medicamento para diferentes estados, sendo 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para o Distrito Federal e 60 para o Mato Grosso do Sul. O objetivo é garantir que as unidades hospitalares tenham condições imediatas de resposta em casos de emergência.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, explicou que a ação faz parte de um plano nacional de prevenção.
“Trata-se de uma medida de precaução e organização que garante ao Estado condições imediatas de resposta em situações de risco”, afirmou.
Rede nacional amplia capacidade de diagnóstico
Para reforçar o diagnóstico, a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) mobilizou três unidades com estrutura para análises imediatas: o Lacen-DF, o Laboratório Municipal de São Paulo e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz).
A Anvisa também mapeou 604 farmácias de manipulação aptas a produzir o etanol farmacêutico, assegurando cobertura em todas as capitais do país. Além disso, sete fornecedoras internacionais foram identificadas com capacidade de produção do fomepizol, outro antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol.
Com as ações de vigilância reforçadas, a Sesab informou que continuará acompanhando possíveis novos casos no estado, mantendo a rede hospitalar em alerta e articulada com o Ministério da Saúde.
Brasil registra aumento de casos e mortes por metanol
Enquanto os casos na Bahia foram descartados, o Ministério da Saúde confirmou 195 notificações de intoxicação por metanol no país, sendo 14 confirmadas laboratorialmente e 181 em investigação. Os dados constam em boletim do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).
O estado de São Paulo concentra a maioria das ocorrências, com 162 notificações, das quais 14 foram confirmadas. Também há registros em Pernambuco (11 casos), Mato Grosso do Sul (5), Paraná (3), Bahia (2) e em outros estados como Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Até o momento, 13 mortes estão associadas à suspeita de intoxicação por metanol, sendo uma confirmada oficialmente em São Paulo. A gravidade dos casos levou o Ministério da Saúde a criar uma sala de situação nacional para coordenar as ações de vigilância e fortalecer a resposta dos estados.
População deve redobrar atenção com bebidas de origem duvidosa
Especialistas alertam que a ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol representa risco grave à saúde. Mesmo pequenas quantidades podem causar cegueira irreversível, coma ou morte em poucas horas.
Os sintomas incluem visão turva, náuseas, vômitos, tontura e dores abdominais. Diante de qualquer sinal após o consumo de bebida de origem duvidosa, o Ministério da Saúde orienta procurar atendimento médico de urgência.
Também é possível buscar ajuda gratuita pelo Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) ou nos centros de informação e assistência toxicológica disponíveis em diversos estados.
A Sesab reforçou que a orientação preventiva e o consumo responsável são fundamentais para evitar casos de intoxicação e que segue monitorando a situação em articulação com os órgãos de vigilância sanitária.
Mais Lidas
Saúde
Anvisa proíbe venda e uso de suplementos com ozônio na composição
Últimas Notícias
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)
Rio Jequitinhonha: Rui diz que governo executa obras simultâneas na ponte para reduzir impacto no trânsito
Segundo o ministro, o governo federal realiza duas frentes de trabalho simultâneas para minimizar o impacto sobre os motoristas que trafegam na área e reduzir os desvios
STF adia julgamento sobre reajuste de planos de saúde para idosos com contratos antigos
Julgamento, que vinha sendo acompanhado de perto por entidades do setor e por associações de defesa do consumidor, ainda não tem maioria formada