Brasil recupera status de país livre da gripe aviária após cumprir protocolos sanitários
Informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, que oficializou o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal

O Brasil se autodeclarou livre do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade, nesta quarta-feira (18), após a ausência de novos surtos da doença em granjas comerciais desde o primeiro registro, ocorrido em maio. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, que oficializou o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), seguindo os protocolos internacionais. As informações são da Agência Brasil.
Em nota, a pasta afirmou que a decisão marca o encerramento do chamado vazio sanitário, etapa prevista para o controle de surtos da doença. O Ministério reforçou que os produtos de origem avícola inspecionados continuam seguros para o consumo.
“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, informou o comunicado.
Retomada gradual do comércio exterior
O surto inicial atingiu uma granja de matrizes no Sul do país, gerando restrições comerciais por parte de diversos importadores. Com a autodeclaração de livre da doença, o Brasil busca agora reverter os embargos.
“Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em nota.
A recuperação oficial do status de livre da gripe aviária de alta patogenicidade ainda depende da validação da OMSA, conforme as diretrizes internacionais. O Ministério da Agricultura também informou que está notificando os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, com o objetivo de normalizar o comércio.
Impacto nas exportações de carne de frango
De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o fim do vazio sanitário representa um avanço para o setor. “Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário… Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações”, declarou.
Diversos importadores estabeleceram proibições totais ou parciais à carne de frango brasileira. O Brasil, maior exportador mundial desse produto, enfrenta um cenário de retração nas vendas externas. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) apontam que, nas duas primeiras semanas de junho, houve uma queda de aproximadamente 25% no volume diário exportado em comparação ao mesmo período de 2024.
A contagem regressiva de 28 dias para a autodeclaração de livre da doença começou em 22 de maio, após a confirmação de que a granja afetada havia sido totalmente desinfetada. O procedimento seguiu as normas sanitárias estabelecidas para o controle da influenza aviária.
Restrições impostas por grandes mercados
Após a confirmação do surto, a China, a União Europeia e outros países importadores suspenderam as compras de carne de frango de todo o território brasileiro. Essa medida segue os protocolos comerciais acordados previamente entre o Brasil e esses mercados.
China, União Europeia e Argentina foram alguns dos principais destinos que interromperam temporariamente as importações de carne de frango brasileira. As suspensões foram inicialmente estabelecidas por 60 dias, com abrangência nacional, mesmo que o foco tenha ocorrido de forma regional.
As restrições comerciais impostas por esses mercados refletem cláusulas específicas de acordos firmados anteriormente com o Brasil. A retomada das exportações dependerá da reavaliação individual de cada país importador.
Entenda a gripe aviária e seus riscos
A influenza aviária, conhecida popularmente como gripe aviária, é causada por vírus influenza pertencentes à família Orthomyxoviridae, como o subtipo A(H5N1). Embora afete principalmente aves, a doença já foi registrada em mamíferos, incluindo bovinos.
A transmissão para humanos é considerada rara, mas a orientação das autoridades sanitárias é que a população mantenha atenção às recomendações de prevenção. Os principais grupos de risco são pessoas que têm contato direto ou indireto com aves infectadas ou com ambientes contaminados.
Formas de transmissão do vírus
As aves selvagens migratórias são o principal meio de introdução do vírus em novos territórios. O contato direto com animais infectados, suas secreções ou superfícies contaminadas representa a forma mais comum de transmissão para humanos.
Atividades como depenar, manusear carcaças e preparar aves infectadas para o consumo, especialmente em ambiente doméstico, também aumentam o risco de exposição. Por isso, o Ministério da Agricultura reforça a necessidade de cuidados sanitários adequados.
Os sintomas da gripe aviária em humanos podem variar de leves a graves. Entre as principais manifestações estão febre, tosse, resfriado, conjuntivite, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios.
Casos assintomáticos também foram registrados em algumas situações. As autoridades recomendam que a população procure atendimento médico em caso de suspeita e siga as orientações de segurança ao lidar com aves, principalmente em regiões com histórico da doença.
Mais Lidas
Saúde
Saiba tudo sobre nova vacina ACWY contra meningite disponível no SUS
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança

IPCA dispara para 5,35% e Banco Central alerta: inflação pode seguir fora da meta até 2026
É a primeira vez que novo regime de meta contínua, em vigor desde 2025, é desrespeitado