Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não
Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pela fiscalização e realização dos eventos nos espaços
O verão em Salvador é sinônimo de festas, ensaios e eventos culturais que movimentam a cidade, atraindo baianos e turistas. O Pelourinho, no Centro Histórico, é uma das regiões mais procuradas por quem busca diversão ao som de grandes nomes da música. No entanto, recentes relatos de tremores no Largo da Tieta e na Praça das Artes têm gerado preocupação sobre a segurança desses espaços. O Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pelas fiscalizações e realizações dos eventos para entender o que, de fato, vem acontecendo neste espaços.
Alegria em meio à apreensão
Localizado no topo de um prédio-garagem na Rua das Laranjeiras, o Largo da Tieta tornou-se um dos pontos preferidos do Pelourinho desde 2021, quando começou a receber eventos. Artistas renomados como Olodum, Cortejo Afro e Luedji Luna já fizeram apresentações no espaço, que possui licença para comportar até 1.500 pessoas. Contudo, frequentadores relatavam sentir tremores durante os eventos, gerando apreensão.
A situação se tornava ainda mais preocupante quando se observa o estado do estacionamento localizado abaixo do Largo. Ainda segundo os frequentadores, escoras foram instaladas para reforçar a estrutura, levantando dúvidas sobre sua segurança e gerando medo em quem passava por ali. Embora a empresa responsável pela locação do espaço afirme que as escoras serviam apenas para evitar trepidações e desconforto, baianos e turistas temiam que os problemas pudessem indicar fragilidade estrutural.
Após as denúncias, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, abriu um inquérito para investigar os tremores no local. A ação, tornada pública em dezembro do ano passado, visa apurar a extensão dos riscos. Paralelamente, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) enviou fiscais ao local para realizar novas análises do espaço.
Mais problemas no Pelourinho
A poucos quilômetros dali, outro ponto que vem gerando preocupação é a Praça das Artes, também no Pelourinho e conhecida por abrigar os ensaios do Olodum. Assim como no Largo da Tieta, frequentadores relataram sentir tremores durante os eventos realizados no espaço.
A Praça das Artes é um dos principais símbolos culturais da cidade, recebendo eventos que celebram a música e a tradição baiana. No entanto, o aumento das denúncias acendeu um alerta para a necessidade de vistorias mais rigorosas.
O que dizem os envolvidos
MP-BA e Sedur
O MP-BA, que conduz a investigação sobre o Largo da Tieta, ainda não emitiu novas informações sobre o andamento do inquérito. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) de Salvador também foi procurada, mas até o momento não se manifestou sobre as denúncias envolvendo os dois espaços.
Grupo responsável pelo Largo da Tieta enfatiza segurança do espaço
Ao Portal M!, o grupo que administra o Largo da Tieta, informou que o espaço funciona, desde 2021, sem qualquer incidente e com aval dos órgãos competentes e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) assinado por engenheiro estruturalista credenciado. Além disso, ressaltou que o local já foi vistoriado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Ainda em comunicado, o grupo garantiu que todos os documentos que atestam que não há perigo no local já foram apresentados às autoridades competentes, garantindo integralmente o funcionando do local para liberação dos eventos.
“Com aval dos órgãos competentes e ART assinado por um engenheiro estruturalista credenciado, o Largo da Tieta funciona há quatro temporadas de Verão, desde 2021, sem qualquer incidente e dentro de toda e qualquer conformidade. Desde 25 de março de 2024, foram apresentados documentos que atestam que não há perigo no local, que foi vistoriado pelo Crea-BA e pela Codesal, mantendo integralmente o funcionamento do local para liberação dos eventos, inclusive com o devido alvará de funcionamento, assim como parecer técnico da perita Engenheira Civil Estruturalista e Patologista – Dra. Kaline Silva de Macedo (CREA/BA3000071413) –, atestando a integralidade da estrutura do local. Sempre existiram escoras móveis. Agora, o responsável pela gestão do espaço realizou um escoramento definitivo, buscando garantir ainda mais conforto ao público”, diz a nota encaminhada ao Portal M!.
O grupo responsável pela administração do Largo da Tieta ressaltou ainda que diversas intervenções foram feitas no espaço pra sanar o problema.
Crea-BA
O Crea-BA, por sua vez, informou que ao tomar conhecimento sobre o caso envolvendo as denúncias no Largo da Tieta, encaminhou dois fiscais para o local com o objetivo de colher explicações e realizar novas análises. Também em nota ao Portal M!, o órgão disse que ficou constatado que “não há riscos de colapso da estrutura pelo uso do espaço para eventos obedecendo-se a capacidade determinada”. Além disso, informou que todos os documentos do espaço estão em conformidade com as normas técnicas.
Já sobre a Praça das Artes, o órgão informou que um fiscal foi ao local na última quinta-feira (9), e atestou que, em relação ao que compete ao exercício profissional e as competências do Conselho, está “tudo dentro da normalidade”. “Tem Anotação de Responsabilidade Técnica do palco, som e iluminação e AVCB, estando tudo dentro da nossa competência”, informou a assessoria do órgão. No entanto, não foi feita uma intervenção na estrutura do local, como realizada no Largo da Tieta, que garanta uma maior segurança para quem utiliza o espaço.
O Portal M! também procurou o Corpo de Bombeiros, que afirmou que tanto o Largo de Tieta quanto a Praça das Artes possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que atesta as conformidades com as normas da corporação para a realização de eventos.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Carnaval
Ensaios de verão do Olodum agitam Pelourinho com eventos gratuitos e pagos
Bloco Olodum mirim celebra 40 anos de samba reggae no Carnaval 2025
Festa ‘Dos Mares’ no Principote celebra Iemanjá com Jau no Rio Vermelho
Ensaio do Bloquinho das Irenes promete samba e alegria no Garcia
Últimas Notícias
Feira de Santana inicia matrículas para novos alunos da rede municipal
Com bolsas de até R$ 2.100, governo federal lança programa ‘Mais Professores’
Gracyanne elogia Belo durante conversa no BBB25: ‘Também amo’
A modelo também compartilhou com os colegas de confinamento que Belo foi a pessoa responsável por ensiná-la a expressar sentimentos
Ivete Sangalo anuncia data de lançamento do EP gravado no Farol da Barra
'O Verão Bateu em Minha Porta' chega às plataformas digitais nesta quarta-feira (15), trazendo a energia única de Ivete e um feat com a ministra da Cultura
Presidente da Central do Outdoor Bahia traça meta para 2025: ‘Pensar inovação dentro do nosso produto’
Vinícius Linhares também ressaltou que o desafio será 'melhorar', além da realização de workshops, a participação em eventos e estabelecer parcerias
Débora Regis garante salários de janeiro dos professores em Lauro e alfineta Moema: ‘Não vou dar calote’
Prefeita reiterou que a educação será um eixo prioritário de sua administração
BBB25: Aline Patriarca é a primeira pipoca a ultrapassar 500 mil seguidores
Atualmente, a participante mais seguida do reality é Gracyanne Barbosa, com mais de 11,9 milhões de seguidores
De férias em Salvador, Caetano Veloso prestigia show de Mãeana no Rio Vermelho
Público foi surpreendido pela presença de Caetano Veloso em noite especial no Rio Vermelho
Meta diz que fim da checagem de fatos, por enquanto, se aplica apenas aos EUA
Segundo o documento enviado pela empresa, a medida será testada e aprimorada no país antes de qualquer expansão
Espaços no Pelourinho geram preocupação com segurança em eventos: Largo da Tieta recebe intervenções, Praça das Artes não
Portal M! conversou com autoridades e produtores responsáveis pela fiscalização e realização dos eventos nos espaços
Morar Melhor Entidades reforma 282 instituições em Salvador
Projeto transforma espaços comunitários e templos de matriz africana, reforçando cidadania e inclusão social na capital baiana
Ivete e Daniela participam da temporada de verão do Sem Censura na Bahia; saiba como participar
Programa icônico da TV Brasil terá transmissões ao vivo com convidados especiais e plateia no Cineteatro 2 de Julho