Jerônimo Rodrigues anuncia investimentos para transformar Baixio em polo turístico

Anúncios foram feitos durante lançamento da pedra fundamental do Fasano Baixio, neste sábado


Héber AraújoOtávio Queiroz
Héber Araújo e Otávio Queiroz 30/11/2024 11:53 • Cidades
Jerônimo Rodrigues anuncia investimentos para transformar Baixio em polo turístico - Equipe M!

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, neste sábado (30), em Esplanada, um pacote de investimentos da gestão estadual para impulsionar o desenvolvimento do distrito de Baixio, no litoral norte. Durante o lançamento da pedra fundamental de três resorts, o empreendimento do Grupo Prima que receberá R$ 5,6 bilhões em aportes privados, o governador detalhou ações estratégicas que incluem melhorias em infraestrutura, saneamento e parcerias para fortalecer a economia local.

Entre os investimentos previstos, estão R$ 10 milhões destinados à ampliação do sistema de esgotamento sanitário, melhorias na infraestrutura hídrica e pavimentação de vias de acesso às praias e comunidades locais.

“Estamos garantindo que o município de Esplanada tenha condições de sustentar o crescimento esperado com este empreendimento. Esses recursos beneficiarão não apenas o turismo, mas toda a comunidade local”, afirmou o governador.

Outro destaque foi a parceria entre o Governo do Estado e o Grupo Prima para fomentar a agricultura familiar e a economia solidária. Produtos regionais, como queijos, iogurtes e derivados de frutas, poderão ser incorporados ao cardápio do “Fasano Baixio”, fortalecendo os pequenos produtores locais.

O governador destacou, ainda, a preocupação ambiental do projeto, que abrange uma área de 6.300 hectares com ecossistemas como restinga, mangue e Mata Atlântica, além de lagoas de águas cristalinas. “Não se trata apenas de um investimento para a construção de um hotel. Estamos pensando no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental, integrando desenvolvimento e inclusão”, ressaltou Jerônimo Rodrigues.

A infraestrutura do empreendimento inclui a instalação de um sistema de energia renovável, um aeródromo, heliporto e a urbanização da Vila de Baixio, com foco na sustentabilidade e em soluções que beneficiem tanto os turistas quanto os moradores da região.

O projeto, que começou a ser planejado em 2008, consolida o município de Esplanada como uma referência em turismo de luxo no Brasil. Além do impacto econômico direto, com a geração de empregos e movimentação da economia local, a iniciativa promete transformar a qualidade de vida dos moradores com melhorias significativas na infraestrutura urbana e serviços essenciais.

“A chegada do Fasano Baixio reforça a posição da Bahia como um dos estados mais atrativos para grandes investimentos. Combinamos esforços do setor público e privado para garantir que a região de Esplanada se torne um exemplo de desenvolvimento integrado e sustentável”, concluiu o governador.

A previsão é que os primeiros resultados das obras sejam apresentados já no início de 2025, marcando o início de uma nova era para o turismo no litoral norte baiano. A cerimônia contou com a presença da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez Palacios, do cônsul-geral da Espanha para o Nordeste, Ignácio Perez, e de executivos do grupo espanhol, como o CEO Rúben Escartín. Acompanhados por autoridades locais, incluindo o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, os representantes destacaram o impacto positivo do projeto, que prevê a geração de 10.750 empregos diretos e indiretos ao longo de dez anos.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa -
Esporte 20/04/2025 às 19:01

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa

Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1


ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia -
Política 20/04/2025 às 18:10

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia

Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região


BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário -
BBB 25 20/04/2025 às 17:19

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário

João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show


Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta -
Política 20/04/2025 às 16:28

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta

Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências


Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025 -
Política 20/04/2025 às 15:37

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025

Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias


Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão -
Esporte 20/04/2025 às 14:48

Vitória tenta surpreender Fluminense de Renato Gaúcho e embalar no Brasileirão

Partida ocorre às 18h30 deste domingo (20), em confronto válido pela 5º rodada do Brasileirão


Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita -
Cidades 20/04/2025 às 13:57

Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita

Apenas na última semana, Starlink obteve autorização para lançar mais 7,5 mil satélites


17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa -
Cultura 20/04/2025 às 13:06

17 mil itens e clássicos inesquecíveis: acervo digital homenageia Mario Vargas Llosa

Ação integra acervo da BiblioSP e oferece acesso gratuito a clássicos do Nobel de Literatura, como 'A festa do bode' e 'A guerra do fim do mundo'


Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa -
Cidades 20/04/2025 às 12:15

Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa

‘Que a Ressureição de Cristo inspire renascimentos dentro de nós: mais amor, mais paz, mais propósito’, diz prefeitura de Salvador


Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’ -
Internacional 20/04/2025 às 11:24

Papa Francisco faz breve aparição e pede cessar-fogo em Gaza em mensagem de Páscoa: ‘a paz é possível’

Missa foi presidida pelo cardeal Angelo Comastri, mas homilia foi preparada pelo próprio pontífice