Gilmar Mendes vota a favor de decretos de Lula que limita registros para armas
Ministro do STF apoia legalidade de decretos que suspendem registros e limitam atuação de CACs
José Cruz/Agência Brasil
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (13), pela validação dos decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que impõem limites à compra, posse e circulação de armas no país. O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e está previsto para seguir até 24 de junho.
O voto do ministro valida os decretos 11.366/2023 e 11.615/2023, que suspendem registros de armas e munições de uso restrito por colecionadores, atiradores desportivos, caçadores (CACs) e civis. As normas também limitam novos registros de clubes de tiro, escolas e CACs em todo o território nacional.
“Sob a ótica da observância das normas de competência para a edição dos decretos, tenho que a constitucionalidade formal de ambos os decretos é inequívoca”, sinalizou o ministro em seu voto.
Decretos não anulam registros já concedidos e focam em prevenir novas concessões
Gilmar Mendes avaliou que os atos do governo não impõem restrições desproporcionais, mas sim reorganizam a política pública de armas. O ministro ainda destacou que os decretos não solicitam a devolução de armas de uso permitido já em posse de seus proprietários.
“A suspensão da concessão de novos registros a pessoas jurídicas e a pessoas físicas, operada pelo Decreto, evidencia a cautela do Poder Público para impedir a proliferação da circulação de armas no território nacional”.
O voto reforça que as ações judiciais contra as novas regras haviam sido suspensas em março de 2023, quando o próprio Gilmar Mendes interrompeu os processos relacionados aos dois decretos até que o plenário julgasse o mérito da questão.
Decretos restringem acesso a calibres e reduzem número de armas por pessoa
Entre as medidas estabelecidas pelos decretos presidenciais estão a redução no número de armas que CACs podem manter, a restrição de calibres de uso exclusivo das forças de segurança e a limitação de horário de funcionamento de clubes de tiro. Essas ações buscam restringir o acesso a armamentos considerados de alto poder ofensivo.
Além disso, outro decreto, assinado em dezembro de 2024 pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determina que clubes de tiro localizados próximos a escolas só poderão funcionar de segunda a sexta-feira entre 18h e 22h. A mudança ajusta a atividade desses espaços ao ambiente urbano e escolar.
STF acelera processo contra Bolsonaro: próxima etapa pode definir pena ou absolvição
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, na última terça-feira (10), os interrogatórios do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros sete réus investigados por tentativa de golpe de Estado. Com o encerramento das oitivas, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, intimou as partes para que apresentem requerimentos complementares, como diligências, perícias ou novas provas relacionadas à investigação conduzida pela Polícia Federal.
A etapa de instrução processual, iniciada com os depoimentos de testemunhas entre 19 de maio e 2 de junho, foi marcada por questionamentos da acusação e da defesa sobre os fatos relacionados aos ataques de 8 de janeiro de 2023. Após essa fase, Moraes ainda pode determinar acareações entre pessoas que deram versões contraditórias ao longo das investigações.
Além disso, o ministro revogou a medida cautelar de proibição de contato entre os réus, que havia sido imposta em 26 de janeiro de 2024. As defesas agora têm a oportunidade de formular novos pedidos, inclusive requerimentos de perícias ou outras ações que possam contribuir com a elucidação dos fatos.
O relator poderá negar os pedidos caso identifique que são manobras para postergar o andamento do processo. Encerrada essa etapa, o caso segue para as alegações finais das partes.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]