Dia Nacional da Alfabetização: iniciativa busca combater o analfabetismo no Brasil
Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos possibilita oportunidade gratuita para aprender a ler e escrever em diversas regiões do país
No Dia Nacional da Alfabetização, lembrado nesta quinta-feira (14), o Brasil reflete sobre os desafios do analfabetismo, especialmente entre a população mais velha. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país ainda possui 9,3 milhões de analfabetos, sendo que 8,3 milhões têm mais de 40 anos. Este quadro é mais grave nas regiões Norte e Nordeste, onde mulheres negras, pardas e moradores de áreas rurais são mais afetados.
Com o objetivo de combater esse cenário, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, desenvolvido pelo Instituto Yduqs em parceria com a Estácio, oferece aulas gratuitas com material didático e uma metodologia própria. Em cerca de quatro meses, o programa busca transformar a vida de pessoas que não tiveram acesso à educação na idade regular. As inscrições para o primeiro semestre de 2025 estão abertas em 15 campi da Estácio, localizados em estados como Amazonas, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e no Distrito Federal.
“A cada conquista de um aluno alfabetizado demonstramos que, apesar das dificuldades, a educação é a chave para uma vida melhor e mais independente para muitos brasileiros que só precisam da oportunidade certa. Ao longo desses sete anos, o programa já beneficiou centenas de famílias e queremos levar essa oportunidade para novas comunidades”, disse a presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, Cláudia Romano.
O programa, que visa atender jovens e adultos não alfabetizados na idade escolar, é ministrado em dois módulos: o primeiro foca na alfabetização e no domínio básico da matemática, e o segundo trabalha leitura, interpretação de texto e escrita, com atenção ao analfabetismo funcional. A equipe do programa conta com mais de 70 profissionais, incluindo coordenadores, professores e alunos de cursos de licenciatura da Estácio, além da atriz Malu Mader como madrinha da iniciativa.
Na capital baiana, alunas como Dejane Almeida, Maria de Lurdes dos Anjos e Raimunda Conceição superaram suas inseguranças e se inscreveram no programa. Dejane, de 49 anos, moradora de Periperi, em Salvador, começou o curso a partir do incentivo do filho. “Quando fui chamada, chorei de tanta emoção. Poder aprender hoje, o que não aprendi no passado, é gratificante. Estou muito feliz com minhas conquistas, que para mim, são gigantes. Com o apoio das professoras, dos meus colegas e do meu filho, sinto que estou indo mais longe do que jamais imaginei chegar”, destacou.
Já Maria de Lurdes, de 58 anos, natural de Adustina, município localizado a mais de 300 km de Salvador, passou a maior parte da vida sem saber o básico da leitura e escrita. “Hoje já consigo até produzir textos. Com as aulas, consegui me libertar de limitações que, inclusive, eu mesmo me coloquei. Estou muito feliz e encorajo qualquer pessoa a participar. Tudo está valendo a pena”, contou.
Aos 60 anos, Raimunda Conceição decidiu mudar o rumo da própria história e aprender a ler e escrever. A coragem para a inscrição no curso veio de uma amiga, por quem tem grande apreço e gratidão. “Sem essa iniciativa da minha colega, nada disso seria possível. Quando tinha 12 anos, meus pais me abandonaram e tive que seguir a vida sempre só e lutando muito. Hoje, sou casada e estou grata por tudo que tenho”, conta.
Sobre o Programa de Alfabetização
O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs é uma iniciativa de impacto social que busca combater o analfabetismo e promover a cidadania. Lançado em 2018, o programa utiliza uma metodologia própria que já alfabetizou mais 1700 pessoas.
Em parceria com a Estácio, a iniciativa é oferecida gratuitamente em 15 campi da instituição, localizados em diversos estados, incluindo Amazonas, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e o Distrito Federal. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 3, 4 e 10 da ONU, a ação conta com cerca de 70 alfabetizadores comprometidos em promover a inclusão e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Mais informações estão disponíveis no site.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro