Devotos reverenciam Nossa Senhora Aparecida neste sábado
Milhares de pessoas são esperadas na procissão da padroeira do Brasil, no Imbuí

Neste sábado (12), Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, recebe homenagens em todo o Brasil. Em Salvador, há programação no santuário do Imbuí, em uma paróquia, em Itinga (Lauro de Freitas), e em uma capelania militar, no Cabula.
Com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, o único Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida em Salvador, no bairro do Imbuí, tem programação intensa neste sábado, que começou cedo, com a alvorada às 5h, seguido da recitação do Ofício da Imaculada Conceição, às 5h30.
Para acolher o maior número possível de pessoas, foram celebradas diversas missas, culminando com a celebração às 15h (de saudação aos peregrinos).
Já às 16h, a imagem da Virgem Maria será colocada em uma berlinda e conduzida pelas principais ruas do bairro Imbuí, saindo e retornando para o Santuário, onde, às 18h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, D. Marco Eugênio Galrão, presidirá a missa solene, encerrando os festejos. São esperados cerca de 5 mil fiéis na procissão e na missa solene.
No município de Lauro de Freitas – também pertencente à Arquidiocese de Salvador -, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida também está em festa. Este ano, a comunidade realizou, até sexta-feira (11), o dozenário – celebrações que antecedem o dia solene em honra à padroeira.
Este ano, às 16h, pela primeira vez acontecerá a eleição da Rainha e da Boneca da Festa, que consiste em meninas (crianças, para boneca) e moças (adolescentes/adultas, para rainha) que se empenharam em conseguir, desde setembro, assinaturas, no Livro de Ouro, de pessoas que contribuíram financeiramente com a festa
Mais uma missa terá início às 17h, sendo seguida de procissão pelas principais ruas do bairro, saindo e retornando para a matriz, onde, às 19h30, o bispo auxiliar, D. Marco Eugênio Galrão, presidirá a celebração de encerramento dos festejos. Neste domingo (13), haverá a missa com a subida da imagem de Nossa Senhora Aparecida de volta ao trono, onde permanecerá até a próxima festa.
Já a Capelania Militar Nossa Senhora Aparecida tem um motivo a mais para celebrar a festa da padroeira este ano: em 2024, a capela completa 80 anos, sendo o primeiro templo construído em honra à padroeira do Brasil em Salvador. Até sexta (11), os fiéis participaram do tríduo.
Todas as noites do tríduo, os fiéis foram convidados a realizar gestos concretos por meio da doação de toalha e papel higiênico, material de limpeza e copos descartáveis. Neste sábado, houve várias missas, e às 15h, acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da procissão, que percorrerá as ruas do entorno da capela e o quartel do 19BC, onde, no Salão Vitória, será celebrada a missa solene. Para encerrar os festejos deste dia, logo após a celebração, haverá procissão luminosa retornando para a Capela.
Embora a programação da festa da padroeira seja encerrada hoje, os devotos continuarão celebrando, desta vez as oito décadas de criação da capelania. Assim, nos dias 17 e 18 de outubro a comunidade rezará o terço às 18h30 e participará da nissa às 19h.
No dia 19, às 8h será acolhida a imagem peregrina de Santa Dulce dos Pobres, no 19BC, seguida de procissão até a capela. Às 9h o reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Brito, presidirá a celebração eucarística que terá um gesto concreto: doação de fraldas geriátricas. Às 18h, ocorrerá o show religioso com a Banda Kasa Santa.
Para marcar o encerramento das comemorações pelos 80 anos da capela, em 20 de outubro, às 7h acontecerá a alvorada. Já às 8h será entoado o Te Deum – um hino da Liturgia das Horas -, e recitado o Ofício da Imaculada Conceição.
A missa solene terá início às 9h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, D. Valter Magno de Carvalho. Também nesta data, quem desejar poderá contribuir através da doação de fraldas geriátricas.
Leia também:
Brinca Bahia leva diversão gratuita para as crianças no Centro Histórico neste fim de semana
Redação
Mais Lidas
Cidades
Reconhecimento facial da SSP localiza 700° foragido em 2025 na Bahia
Teto de escola desaba em Itaparica e deixa 17 feridos, entre eles 13 crianças
Estudantes da Bahia debatem protagonismo e comunicação no ‘Voz da Rede’
Últimas Notícias

Reconhecimento facial da SSP localiza 700° foragido em 2025 na Bahia

Teto de escola desaba em Itaparica e deixa 17 feridos, entre eles 13 crianças

Kleber Rosa cobra Jerônimo por uso de câmeras em PMs e critica política de segurança na Bahia: ‘Tragédia anunciada’
Para Rosa, morte de Ana Luíza evidencia urgência de uma reformulação no modelo de enfrentamento da violência

Roberto Carlos recebe título de cidadão soteropolitano na Câmara e diz que vai ampliar atuação em Salvador
Deputado estadual recebeu honraria das mãos do filho, vereador Randerson Leal (Podemos)

Jantar do Bem celebra 60 anos do Martagão Gesteira com Banda Mel, chefs premiados e arte de Vik Muniz
Evento beneficente acontece em 22 de maio, com show acústico da Banda Mel e renda revertida para o Hospital Martagão Gesteira

Gleisi chama de ‘absurdo’ apoio de aliados do governo à anistia dos presos pelo 8 de Janeiro
Ministra reforçou que não se trata de retaliação por parte do governo, mas de uma tentativa de esclarecer gravidade política e institucional da proposta

BBB 25: paredão desta terça entre Guilherme, Joselma e Renata decide quem entra no top 5
17ª paredão foi formado no último domingo (13), após a eliminação do baiano Vinícius

Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Petista recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco

Jaques Wagner descarta acordo e diz ser contra anistia do 8 de Janeiro ‘em qualquer hipótese’
Proposta teve requerimento de urgência protocolado na Câmara dos Deputados

Pedro Tavares elogia ações rápidas de Valderico e Débora em Ilhéus e Lauro: ‘exemplo de nova política’
Deputado do União Brasil destaca mudança de postura, obras em andamento e ações para reorganizar cidades baianas

Se houver, ao vencedor, as batatas. Claro, as que sobrarem
Neste artigo, Gerson Brasil analisa os impactos da guerra tarifária global no consumo, nas desigualdades sociais e na resistência ao modelo assistencialista

Prefeitura anuncia hospital 100% público com mais de 100 leitos em Feira de Santana
Unidade terá leitos de UTI, cirurgia eletiva e ambulatório