Devotos reverenciam Nossa Senhora Aparecida neste sábado
Milhares de pessoas são esperadas na procissão da padroeira do Brasil, no Imbuí
Neste sábado (12), Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, recebe homenagens em todo o Brasil. Em Salvador, há programação no santuário do Imbuí, em uma paróquia, em Itinga (Lauro de Freitas), e em uma capelania militar, no Cabula.
Com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, o único Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida em Salvador, no bairro do Imbuí, tem programação intensa neste sábado, que começou cedo, com a alvorada às 5h, seguido da recitação do Ofício da Imaculada Conceição, às 5h30.
Para acolher o maior número possível de pessoas, foram celebradas diversas missas, culminando com a celebração às 15h (de saudação aos peregrinos).
Já às 16h, a imagem da Virgem Maria será colocada em uma berlinda e conduzida pelas principais ruas do bairro Imbuí, saindo e retornando para o Santuário, onde, às 18h, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, D. Marco Eugênio Galrão, presidirá a missa solene, encerrando os festejos. São esperados cerca de 5 mil fiéis na procissão e na missa solene.
No município de Lauro de Freitas – também pertencente à Arquidiocese de Salvador -, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida também está em festa. Este ano, a comunidade realizou, até sexta-feira (11), o dozenário – celebrações que antecedem o dia solene em honra à padroeira.
Este ano, às 16h, pela primeira vez acontecerá a eleição da Rainha e da Boneca da Festa, que consiste em meninas (crianças, para boneca) e moças (adolescentes/adultas, para rainha) que se empenharam em conseguir, desde setembro, assinaturas, no Livro de Ouro, de pessoas que contribuíram financeiramente com a festa
Mais uma missa terá início às 17h, sendo seguida de procissão pelas principais ruas do bairro, saindo e retornando para a matriz, onde, às 19h30, o bispo auxiliar, D. Marco Eugênio Galrão, presidirá a celebração de encerramento dos festejos. Neste domingo (13), haverá a missa com a subida da imagem de Nossa Senhora Aparecida de volta ao trono, onde permanecerá até a próxima festa.
Já a Capelania Militar Nossa Senhora Aparecida tem um motivo a mais para celebrar a festa da padroeira este ano: em 2024, a capela completa 80 anos, sendo o primeiro templo construído em honra à padroeira do Brasil em Salvador. Até sexta (11), os fiéis participaram do tríduo.
Todas as noites do tríduo, os fiéis foram convidados a realizar gestos concretos por meio da doação de toalha e papel higiênico, material de limpeza e copos descartáveis. Neste sábado, houve várias missas, e às 15h, acontecerá a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da procissão, que percorrerá as ruas do entorno da capela e o quartel do 19BC, onde, no Salão Vitória, será celebrada a missa solene. Para encerrar os festejos deste dia, logo após a celebração, haverá procissão luminosa retornando para a Capela.
Embora a programação da festa da padroeira seja encerrada hoje, os devotos continuarão celebrando, desta vez as oito décadas de criação da capelania. Assim, nos dias 17 e 18 de outubro a comunidade rezará o terço às 18h30 e participará da nissa às 19h.
No dia 19, às 8h será acolhida a imagem peregrina de Santa Dulce dos Pobres, no 19BC, seguida de procissão até a capela. Às 9h o reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, frei Ícaro Brito, presidirá a celebração eucarística que terá um gesto concreto: doação de fraldas geriátricas. Às 18h, ocorrerá o show religioso com a Banda Kasa Santa.
Para marcar o encerramento das comemorações pelos 80 anos da capela, em 20 de outubro, às 7h acontecerá a alvorada. Já às 8h será entoado o Te Deum – um hino da Liturgia das Horas -, e recitado o Ofício da Imaculada Conceição.
A missa solene terá início às 9h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, D. Valter Magno de Carvalho. Também nesta data, quem desejar poderá contribuir através da doação de fraldas geriátricas.
Leia também:
Brinca Bahia leva diversão gratuita para as crianças no Centro Histórico neste fim de semana
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento