Basquete: Brasil é derrotado pelo ‘Dream Team’ dos Estados Unidos e se despede dos Jogos Olímpicos
Seleção brasileira caiu nas quartas de final após perder por 122 a 87
A seleção brasileira de basquete perdeu, nesta terça-feira (6), para o ‘Dream Team’ dos Estados Unidos, composto por LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e companhia. Com a derrota por 122 a 87, o Brasil se despede dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 nas quartas de final.
Antes de a bola subir na Arena Bercy, em Paris, a seleção traçou a estratégia de valorizar a posse da bola e tentar controlar o ímpeto norte-americano. O objetivo era não deixar o placar assumir uma grande margem, mas a estratégia não teve sucesso.
Na parte defensiva, o Brasil não teve muito o que fazer com um dia inspirado de Devin Booker, Anthony Edwards, LeBron James e Joel Embiid. Por outro lado, Bruno Caboclo foi o protagonista da partida na equipe brasileira e terminou como cestinha do jogo, com 30 pontos.
Brasil nos Jogos Olímpicos
Assim, a seleção brasileira se despede dos Jogos Olímpicos com apenas uma vitória, em duelo contra o Japão na fase de grupos, e três derrotas para equipes poderosas: o novo Dream Team dos Estados Unidos, os alemães campeões mundiais e os donos da casa e atuais vice-campeões olímpicos, a França.
Para a realidade da seleção brasileira, apesar da eliminação, há de se comemorar ter feito algo que ninguém esperava antes mesmo de chegar à França. Primeiramente, não esperavam a classificação do Brasil aos Jogos Olímpicos, mas a equipe conseguiu a vaga surpreendendo a Letônia. Chegar às quartas de final é muito mais do que se acreditava há pouco mais de um mês. Obviamente há muito margem para melhora, passando principalmente pela formação de atletas na busca por uma geração tão talentosa quanto àquela de Oscar Schmidt.
Os Estados Unidos medirão forças com a Sérvia na semifinal. A partida vai acontecer na próxima quinta-feira (8). No mesmo dia, o outro finalista será decidido no reencontro entre França e Alemanha. Na primeira fase, os alemães levaram a melhor e, no outro lado da chave, os norte-americanos venceram os os sérvios por 26 pontos de diferença.
Análise do jogo
O único momento em que o Brasil esteve em vantagem no marcador foi no início do jogo, depois os Estados Unidos comandaram. A seleção conseguia encontrar bons lances no ataque, mas pecou repetidamente nas conclusões, o que facilitou a vida dos norte-americanos. Na metade do primeiro quarto, o time de astros da NBA já tinha vantagem de 10 pontos sobre os brasileiros.
O primeiro período terminou com vantagem dos Estados Unidos no placar: 33 a 21. A seleção brasileira acertou apenas oito das 22 cestas que tentou. O único destaque do Brasil foi Bruno Caboclo.
Pelo lado norte-americano, os melhores foram Devin Booker e Joel Embiid, alvo de vaias em todos os momentos que tocava na bola. As críticas dos franceses se dão por causa de uma decisão polêmica do jogador, que poderia ter escolhido defender a França após ganhar a cidadania, mas preferiu jogar pelos EUA, com quem, segundo ele, teria mais chances de ganhar o ouro.
A partir da metade do segundo quarto, a seleção brasileira ensaiou uma reação. O público apoiou muito o Brasil, em Paris. A distância no placar caiu para oito pontos, sob o comando de Lucas Dias e Marcelinho Huertas, que se despede da seleção. O primeiro tempo terminou com os Estados Unidos liderando o marcador, com 63 a 36.
É interessante acompanhar como à beira da quadra, os jogadores dos Estados Unidos vibravam a cada lance magistral do companheiro, que é visto habitualmente como rival na NBA. No segundo tempo, não havia muito o que ser feito pela equipe brasileira. Mesmo assim, o time nacional foi valente e conseguiu vencer o terceiro quarto por 35 a 31, deixando o placar total em 94 a 71, a favor dos EUA. No último quarto, triunfo confirmado dos norte-americanos, com parcial de 28 a 16.
Leia também:
Brasil bate Espanha e garante vaga na final do futebol feminino em Paris
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos