100 anos de Clóvis Moura: evento na UFBA reacende debate sobre racismo e justiça social no Brasil
Atividade marca centenário do sociólogo e acontece em meio a debates sobre cotas e violência racial
Divulgação
Salvador sediará o Seminário “100 anos de Clóvis Moura – Legado e Atualidade”, que acontecerá entre terça (20) e quinta-feira (22), das 18h às 20h, no auditório do PAF III, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro de Ondina. A iniciativa é promovida por diversas entidades e instituições baianas e marca a abertura de um ciclo de atividades em tributo ao centenário de nascimento do sociólogo, jornalista e escritor piauiense Clóvis Moura, cuja trajetória intelectual teve na Bahia uma de suas maiores referências.
Reconhecido por sua contribuição ao pensamento crítico sobre o racismo estrutural no Brasil, Moura foi decisivo na desconstrução do mito da democracia racial. Sua obra propõe uma leitura da formação social brasileira a partir da perspectiva da população negra e dos setores historicamente oprimidos. Em Rebeliões da Senzala, publicado em 1959, ele apresentou uma abordagem inédita ao articular as categorias de raça e classe para compreender a escravidão e seus efeitos duradouros nas estruturas sociais e políticas do país.
Clóvis Moura como referência para políticas de reparação e justiça social
Para Everaldo Augusto, presidente da Fundação Maurício Grabois – Seção Bahia, a atualidade do pensamento de Clóvis Moura está na capacidade de revelar a realidade social brasileira e orientar iniciativas voltadas à reparação histórica. Segundo ele, o autor foi “um insurgente contra o racismo” e sua produção intelectual rompeu com a tese dominante da passividade dos escravizados, ao enfatizar a centralidade da resistência negra na formação do Brasil.
No artigo “Clóvis Moura, cem anos de um insurgente contra o racismo”, publicado no jornal A Tarde, na última sexta-feira (9), Augusto destaca ainda o papel inovador do sociólogo ao aplicar o marxismo como método de análise do período escravocrata. Ele observa que “não tem como analisar este período sem levar em conta as contradições de classe entre senhor e escravo, ainda que o escravizado estivesse despossuído das condições subjetivas de elaboração de um projeto de sociedade”.
Evento ocorre em meio ao agravamento da violência racial
O seminário será realizado em um contexto marcado pelo aumento da violência contra a população negra na Bahia e no restante do país, além de ofensivas contra políticas de reparação racial. Ao promover o reencontro com o pensamento de Clóvis Moura, os organizadores pretendem fortalecer o debate público em torno da justiça racial e estimular ações voltadas à transformação da realidade social.
A inscrição para o seminário é gratuita e pode ser feita online. Os participantes terão direito a certificado. O evento é aberto ao público e se propõe a reunir acadêmicos, estudantes, militantes e interessados na discussão sobre os fundamentos históricos do racismo no Brasil e os caminhos para superá-lo a partir da contribuição de um dos principais pensadores da área.
Caso de racismo na UFBA
O seminário acontece poucos dias após um caso de racismo envolvendo uma professora recém-admitida na UFBA. No caso, a 10ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia anulou a contratação de Irma Ferreira Santos. A medida atendeu a um pedido de Juliana Franco Nunes, candidata branca que participou do concurso pela ampla concorrência e questionou a validade da nomeação da colega negra.
O concurso público, realizado em setembro de 2024, oferecia 83 vagas para docentes substitutos em diversas áreas, conforme o Edital nº 02/2024. Segundo a legislação vigente, 20% das vagas deveriam ser reservadas para candidatos negros, conforme estabelece a Lei nº 12.990/2014. Na seleção, Irma se autodeclarou negra, obteve nota 7,45 e foi classificada dentro do sistema de cotas. Juliana, por sua vez, obteve a maior nota geral, 8,40, mas ficou de fora da primeira convocação por ter concorrido na ampla concorrência.
A candidata branca, então, argumentou judicialmente que a reserva de vagas só seria válida em casos em que fossem oferecidas, no mínimo, três vagas para o cargo específico, conforme o parágrafo 1º do artigo 3º da Lei de Cotas. O juiz Cristiano Miranda de Santana acatou a tese e determinou que Juliana fosse nomeada para a vaga.
O caso gerou críticas de diversas entidades públicas, que alegaram que a sentença representava um ataque às políticas afirmativas e à autonomia universitária. A UFBA informou, no último dia 25 de abril, que Irma foi readmitida e esclareceu que o recurso apresentado contra a decisão judicial ainda está em trâmite.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.