Carnaval de Salvador: SSP lança Operação Abadá com reforço de inteligência contra fraudes
Ação ocorre entre 8 e 17 de fevereiro com equipes especializadas para coibir estelionato, comércio irregular e crimes contra foliões e turistas antes da folia
Joá Souza/GOVBA
Com a proximidade do Carnaval de Salvador 2026, que acontece entre os dias 12 e 17 de fevereiro, secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, lançou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (29), a Operação Abadá. A ação vai empregar mais de 700 policiais militares e civis para reforçar a segurança durante a compra e retirada de abadás, período marcado por grande circulação de dinheiro e intenso fluxo de foliões e turistas.
A operação ocorrerá entre os dias 8 e 17 de fevereiro. As ações estarão concentradas nas principais praças comerciais e pontos de distribuição, com destaque para o Shopping da Bahia, maior polo de entrega de abadás da capital.
“A operação visa, acima de tudo, fazer a garantia e o acompanhamento de todo o entorno das praças de comercialização. Queremos resguardar a segurança e a tranquilidade de todos os foliões”, afirmou Werner ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, durante o lançamento.
Inteligência e policiais infiltrados
Um dos pilares da operação deste ano é o trabalho “invisível” da Polícia Civil. Além das viaturas e do patrulhamento ostensivo nas ruas, a SSP mobilizou equipes de inteligência para atuar diretamente no combate a crimes de estelionato e comércio clandestino.

”Temos por trás um trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil, através de policiais infiltrados que se passam por eventuais consumidores. O objetivo é acompanhar a comercialização clandestina e monitorar movimentações para o cometimento de crimes como roubo e furto”, explicou o secretário ao Portal M!.
Essa estratégia busca também evitar fraudes em parceria com as empresas que comercializam os abadás. Werner alertou que, nesta época do ano, estelionatários costumam se passar por representantes oficiais para aplicar golpes em compradores desavisados.
Proteção ao Turista e Monitoramento de Acessos
Reconhecendo que o Carnaval de Salvador começa muito antes do primeiro trio elétrico sair no circuito, a Operação Abadá estende seu raio de ação para as portas de entrada da cidade. O Policiamento Turístico recebeu reforço estratégico em três eixos principais:
- Porto de Salvador: Monitoramento do desembarque de cruzeiros.
- Aeroporto Internacional: Patrulhamento nas áreas de chegada e saguões.
- Terminal Rodoviário: Vigilância intensificada no entorno e plataformas.
Dicas de segurança
Além do policiamento, a SSP investe em campanhas publicitárias para orientar a população. O secretário Marcelo Werner fez um apelo para que os foliões adotem uma postura preventiva ao adquirir seus blocos e camarotes.
”A gente orienta sempre que procurem os meios e centrais oficiais de comercialização. Desconfiem dos preços: se há uma média de mercado e o valor está muito abaixo do normal, possivelmente aquele objeto é fruto de estelionato ou receptação de furto e roubo”, alertou Werner ao Portal M!.
O secretário reforçou que a população deve utilizar os canais oficiais para denúncias. Em casos de atitudes suspeitas ou emergências, o folião deve ligar para o 190 ou utilizar o Disque Denúncia através do número 181.
“Estaremos com todo o policiamento no entorno das ruas à disposição para qualquer tipo de atuação”, pontuou o secretário.
Balanço e expectativas
A Operação Abadá 2026 integra o planejamento macro da segurança pública para o Carnaval, que este ano promete bater recordes de público. A parceria com a Central do Carnaval e grandes centros de compras é vista pela SSP-BA como fundamental para descentralizar o policiamento e garantir que a festa comece com paz desde a entrega das fantasias.
Confira entrevista completa:
Mais Lidas
Carnaval 2026
Últimas Notícias
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h
Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Procedimento será realizado no olho esquerdo
Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento
Intenção, risco e erro definem enquadramento penal e podem mudar completamente a pena aplicada
O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer
Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’
Para Kassab, o reconhecimento ao papel exercido pelo ex-mandatário é legítimo, mas não pode impedir a construção de uma identidade política própria