‘Meu primeiro e único livro’: autor de Ruy Barbosa reúne 40 anos de reflexões e provocações em obra inédita
Escritor reúne pensamentos, poemas e crônicas escritos desde os anos 1980 com foco em ética, relações humanas e crítica social
Divulgação
Natural de Ruy Barbosa, no interior da Bahia, o escritor Antônio César Borges reuniu em sua obra de estreia — “Meu primeiro e único livro, porque…” — uma coletânea com 225 páginas de axiomas, poesias, contos e crônicas escritas ao longo de mais de quatro décadas. Em entrevista ao Portal M!, o autor revelou que construiu o livro a partir de vivências cotidianas, reflexões filosóficas e sentimentos provocados por temas como natureza, relações humanas, ética, espiritualidade, e críticas sociais.
A obra, lançada em julho do ano passado, em cerimônia realizada no Colégio Estadual Professor Magalhães Neto (CEMAN), registra em cada página, o momento exato da criação, com data, hora e circunstância.
“Tem várias poesias, o que chama de axioma é o mesmo que aforismo, de pensamentos. Preferia a palavra axioma, porque na filosofia tem um significado próprio e especial”, explicou o autor. A organização cronológica dos textos oferece ao leitor um percurso emocional que vai desde o ano de 1980 até os dias atuais.
Escrita entre o íntimo e o social
Em sua produção, o autor alterna entre a subjetividade da poesia e a objetividade crítica dos contos e crônicas. Muitos textos tratam de lições de vida e sabedoria popular. Uma das frases mais marcantes diz que “as piores e mais doloridas surras que nós tomamos, são aquelas que aplicamos em nós, estas com chicote das nossas próprias ações”, lembrou.
Outro trecho exemplifica a profundidade emocional da obra ao afirmar que “não somente os alcoólicos, mas também as emoções embriagam e desequilibram”.
Denúncia e crítica social também têm espaço
A obra também se destaca por incluir críticas contundentes à realidade brasileira. Em uma de suas frases mais fortes, Borges escreve que “política é arte do diabo, porque para se fazer, viver ela, é preciso ter e praticar artifícios e peripécias diabólicas”. O autor também questiona práticas abusivas de empresas de telefonia e abastecimento de água, como no trecho em que critica o controle sobre o uso de crédito nos celulares, interpretando como um atentado ao livre-arbítrio. “Você já pensou se todos os outros agissem dessa forma, o que seria de nós?”, questionou.
Homenagens e espiritualidade
O livro também carrega momentos de devoção e homenagens. Uma das poesias se intitula “Se a Mulher fosse a Natureza”, outra chama-se “Eu sou a Fazenda, Eu também sou a Natureza”, reunindo metáforas que tratam do feminino, do ambiente e do pertencimento. Há ainda versos dedicados a professores e professoras, valorizando a educação como pilar da consciência coletiva.
“Meu real ser, meu Deus, minha essência divina. Oniparente, defende, protege-me, de mim mesmo, do eu, do ego e da mente”, diz outro trecho da obra.
Autor diz que obra pulsa Bahia, Brasil e mundo
Embora tenha raízes em Ruy Barbosa, Borges acredita que seu livro ultrapassa o local. Para ele, os temas abordados são universais, com foco no ser humano, na natureza e na convivência social. Ele afirma que os escritos falam “não só em Ruy Barbosa, Bahia, Brasil, mas do mundo”.
Onde encontrar o livro?
Interessados em adquirir “Meu primeiro e único livro, porque…” podem encontrar exemplares em diferentes cidades da Bahia. Em Ruy Barbosa, os pontos de venda são: Hilden Armarinho Papelaria, Karine Papelaria e Calce Bem. Na cidade de Itaberaba, o livro está disponível na Discultura. Já em Lençóis, o leitor pode encontrá-lo no Sebo Livraria Araçá Azul e no Restaurante Artes & Sabores.
Além dos pontos físicos, o público também pode acompanhar o autor e solicitar informações diretamente pelo Instagram: @antoniocesars.borges.
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval