Líderes do STF, Câmara e Senado devem acompanhar Lula no enterro do papa Francisco
Comitiva tem previsão de embarque para quinta-feira (24), por volta das 22h, com retorno ao Brasil programado para sábado, após cerimônia no Vaticano
Instagram/@vaticannews
Os chefes dos Três Poderes foram convidados a acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no funeral do Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21). A informação foi divulgada, nesta terça-feira (22), pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Com isso, os líderes do Supremo Tribunal Federal (STF), da Câmara dos Deputados e do Senado farão parte da comitiva presidencial.
Comitiva deve embarcar para o Vaticano na quinta-feira
A comitiva que viajará com Lula será composta pelos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O grupo tem previsão de embarque para a noite de quinta-feira (24), por volta das 22h, com retorno ao Brasil programado para o sábado, após a cerimônia no Vaticano.
Devido à participação no funeral, o presidente Lula adiou compromissos previamente agendados em Rondônia e no Pará. As viagens estavam programadas para quinta-feira (24) a Porto Velho e para sexta-feira (25) a Parauapebas. A Secretaria de Comunicação Social informou que ainda não há previsão de quando essas visitas serão remarcadas.
AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa
O Vaticano informou, na tarde desta segunda-feira (21), que o papa Francisco morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido por um colapso de insuficiência cardíaca irreversível. O pontífice faleceu às 7h35 (horário de Roma) em seu apartamento na residência de Santa Marta, onde vivia desde sua eleição, em 2013.
A certidão médica aponta que o papa sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório confirmado por exame de eletrocardiograma. O laudo foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.
O quadro clínico foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2. Francisco já havia sido internado entre fevereiro e março para tratar uma pneumonia nos dois pulmões, com alta concedida no final de março. Ele continuava em tratamento em casa, com cuidados médicos contínuos.
Durante esse período, o papa apresentou dificuldades para discursar em audiências religiosas e chegou a pedir que auxiliares lessem sermões em seu lugar. No dia 14 de fevereiro, foi hospitalizado no Hospital Agostino Gemelli, onde exames apontaram uma infecção polimicrobiana e, posteriormente, a pneumonia bilateral.
Jerônimo e Bruno participam de missa em Salvador
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), participaram nesta segunda-feira (21) da missa em sufrágio da alma do Papa Francisco, realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico da capital baiana.
A cerimônia em homenagem ao pontífice reuniu fiéis, religiosos e lideranças políticas da capital. O ato litúrgico foi presidido pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, que conviveu de perto com o Papa Francisco e integrou o grupo restrito de nove cardeais (G9) que assessoravam diretamente o pontífice.
O cardeal ainda aparece nas listas internacionais entre os principais nomes cotados para se tornar o novo Papa e é um dos sete brasileiros que participarão do conclave.
O prefeito Bruno Reis esteve na Catedral acompanhado da primeira-dama, Rebeca Cardoso, e destacou o simbolismo da cerimônia, realizada na primeira igreja de Salvador e sede inicial da Igreja Católica no Brasil. Segundo o prefeito, o Papa Francisco “foi um exemplo para todos nós de fé, de humildade e de defesa dos mais pobres”.
“Ele, com seu jeito simples, deixou um legado de luta pela paz e de respeito às diferenças”, disse Reis, que também estava acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).
O governador Jerônimo Rodrigues compareceu à cerimônia acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Tatiana Velloso. Durante a missa, ele fez questão de evidenciar o impacto social e espiritual do Papa Francisco para além da Igreja Católica.
“O Santo Padre defendeu temas duros dentro da Igreja Católica, difíceis, como a questão da transição energética, o direito das mulheres, das comunidades LGBTQIA+, mas também defendeu temas internacionais como a paz mundial”.
Lula decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, confirmaram que irão a Roma para acompanhar o velório do Papa Francisco, falecido na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos.
Poucas horas após o anúncio da morte do pontífice, o governo brasileiro publicou uma nota de pesar, decretando luto oficial de 7 dias em homenagem à trajetória de Francisco. Segundo o comunicado, o Papa foi uma figura de “simplicidade, coragem e empatia”, reconhecido mundialmente por sua atuação voltada à solidariedade, inclusão e paz.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Últimas Notícias
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março