Carnaval de Salvador: balanço aponta avanços na segurança, estrutura e mobilidade urbana
Bruno Reis ressaltou que o fortalecimento do Centro seguirá sendo prioridade na organização do evento

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) apresentou, nesta quarta-feira (5), durante entrevista coletiva no Campo Grande, um balanço do Carnaval de Salvador 2025. Na ocasião, o gestor municipal destacou avanços na segurança, infraestrutura e desafios para os próximos anos. Ele também ressaltou que o fortalecimento do Centro seguirá sendo prioridade na organização do evento.
“Não tenho dúvidas que esse trabalho de fortalecer o Centro vai continuar na nossa organização, que já vamos iniciar de forma prévia para o ano que vem. A organização já começa hoje. E vamos produzir ano que vem um Carnaval ainda melhor aqui na região do Centro. É impressionante, depois de 25 desses 40 carnavais, – eu tenho pelo menos 25, e os últimos 11 aqui na gestão pública, ou direta ou indiretamente, ou ocupando algum cargo de secretário, de vice, como prefeito- a gente, pelo olhar, pela experiência, já percebe os problemas“, afirmou.
Segundo Reis, algumas decisões para o próximo Carnaval já foram tomadas, visando aprimorar a festa na região central da cidade. O prefeito mencionou que a programação no domingo foi menos intensa no Campo Grande, levando a uma maior concentração de foliões na Barra-Ondina.
“No domingo, não tivemos uma grade tão forte no Centro. Tivemos dificuldade de contratar artistas, o que resultou em uma maior concentração na Barra-Ondina“, explicou.
Incidentes de violência e resposta
A segurança, conforme o gestor, foi um dos desafios enfrentados no evento. “No problema da segurança, avançamos muito com os pórticos, com a revista, mas infelizmente houve um caso direcionado aqui no Centro, envolvendo facções que moram na região“, disse Reis. Apesar disso, ele ressaltou que todas as quatro pessoas atingidas por disparos receberam alta e não correm risco de vida.
Estruturas e tempo de montagem dos camarotes
O tempo de montagem e desmontagem das estruturas também foi abordado. O prefeito defendeu a necessidade de ajustes, mas ressaltou que a duração atual se deve à complexidade das montagens.
“Não tenha dúvidas que, para quem monta e para quem desmonta, somente por isso que tem uma conta para ser paga, quanto mais rápido você montar e mais rápido você desmontar, menor é a conta. Então, se isso não é possível ser feito, efetivamente, é por uma questão logística, não é por falta de investimento“, justificou.
Ele anunciou ajustes para o próximo ano, como a unificação de estruturas da Prefeitura e a realocação de instalações em Ondina para minimizar impactos aos moradores. “Vamos tirar algumas estruturas do canteiro central de Ondina e transferi-las para ruas internas, diminuindo transtornos“, disse.
Números na acessibilidade e inclusão
Os camarotes acessíveis receberam mais de 4 mil pessoas em 2025. O prefeito também celebrou uma redução de 34% nas ocorrências de discriminação racial e contra o público LGBTQIA+.
Na área de trânsito, houve queda de 80% nos acidentes. Na saúde foram atendidas 4.859 pessoas, uma redução de 15% em relação ao ano passado. Além disso, 98% dos casos foram resolvidos nos nossos postos, sendo apenas 2% encaminhados para outras unidades.
De acordo com os dados divulgados pela Prefeitura, houve uma redução de 53,8% nas ocorrências de segurança em comparação a 2024. A melhoria é atribuída a medidas como os pórticos de segurança com identificação facial.
A limpeza urbana também registrou números expressivos. Durante os 12 dias de Carnaval, foram coletadas 1 milhão e 472 mil toneladas de resíduos. A iluminação pública foi reforçada com mais de 6 mil novos pontos instalados. No entanto, um dos desafios enfrentados foram os apagões causados por serpentinas metálicas lançadas sobre a rede elétrica.
Transporte e mobilidade
Mais de 2,4 milhões de passageiros utilizaram os modais de transporte público da cidade durante o Carnaval. O BRT registrou um aumento de 70% na demanda em relação ao ano passado, transportando quase 220 mil passageiros.
O Expresso Salvador atendeu cerca de 120 mil pessoas, enquanto a linha gratuita Lapa-Calabar transportou 463 mil passageiros. Já o Elevador Lacerda registrou um aumento de 26% no fluxo de usuários em comparação a 2024.
A fiscalização de bebidas irregulares resultou em uma redução de 69% nas apreensões em comparação ao ano anterior. Em 2025, foram confiscadas 2.473 bebidas, contra 7.878 em 2024.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) recolheu quase 10,9 mil itens de publicidade irregular e realizou 1,7 mil vistorias ao longo do evento.
Tecnologia e inovação
A tecnologia foi um dos destaques do Carnaval de Salvador. O sistema “De Olho no Trio” recebeu cerca de 39 mil acessos, registrando um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior. Já o WhatsApp oficial da Prefeitura contabilizou 39.876 interações, sendo 63% delas originadas em Salvador e 2% do exterior.
Além disso, a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) garantiu Wi-Fi gratuito nos circuitos, permitindo 1,1 milhão de conexões durante a festa.
Mais Lidas
Carnaval
Daniela Mercury diz que incidente com Tony Salles no Carnaval ‘foi violento’
Ivete Sangalo e Anitta dividem palco no encerramento do Carnaval do Rio
Grande Rio aponta erro em nota e reivindica título do Carnaval do Rio 2025
Saiba como recuperar documentos perdidos no Carnaval de Salvador
Últimas Notícias

Carlos Falcão critica alta carga tributária, defende redução de impostos e alerta sobre impactos ao empresariado
Líder do Grupo Business Bahia disse ainda que 'empresariado não pode ser demonizado'

Lira assume relatoria do projeto de isenção do IR
Proposta pode beneficiar milhões de brasileiros e enfrenta desafios no Parlamento

Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase
Falecimento da jornalista foi confirmado nas primeiras horas desta quinta-feira

Overclean: PF cumpre mandados contra organização envolvida em fraudes públicas
Empresário 'Rei do Lixo' e Bruno Barral, atual secretário de Educação de BH e ex-gestor da pasta em Salvador, estão entre alvos da operação

Resumo BBB 25 de quarta-feira (2/04): Brothers criticam gêmeos, enquanto Maike segue investindo em flerte com sister
Participantes demonstram insatisfação com comportamento dentro da casa, enquanto noite também teve nostalgia, música e reflexões

Lula lidera cenários de 2º turno em 2026, mas rejeição dispara e acende alerta
Pesquisa também revelou que 62% dos brasileiros acham que presidente não deveria se candidatar à reeleição no próximo ano

Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Velório e sepultamento acontece, no próximo sábado, no Cemitério Campo Santo, na capital baiana

Studio Ghibli: imagens geradas por IA levantam discussões sobre direitos autorais e privacidade
Em 2016, diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, criticou o uso da tecnologia na animação

Sanches critica ataques contra ACM Neto e diz que Jerônimo não será reeleito: ‘povo vai dar uma resposta’
Manifestações ocorreram após divulgação de pesquisas eleitorais que apontam ex-prefeito de Salvador com ampla vantagem ao governador

Salvador recebe edição do ‘BazarZÃO’ com peças baratas e renda revertida para ações solidárias
Bazar tem como objetivo arrecadar fundos para ações sociais e incentivar reuso de roupas