Governador da Bahia e autoridades lembram 2 anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro
Jerônimo Rodrigues (PT) esteve, nesta última quarta-feira, em Brasília, onde participou dos eventos em defesa da democracia
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), esteve, nesta última quarta-feira (8), em Brasília, onde participou dos eventos em defesa da democracia que lembraram os 2 anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As cerimônias, organizadas pelo Palácio do Planalto, reuniram autoridades, representantes de movimentos sociais e os três Poderes para reforçar o compromisso com o Estado Democrático de Direito.
“Ao lado de Lula, viemos reafirmar a nossa posição firme em defesa da democracia. Ela tem um valor inegociável para todos nós, e é por isso que estamos aqui, comprometidos em garantir que atos de tentativa de destruição da nossa democracia jamais se repitam”, declarou Rodrigues durante o evento.
Jerônimo destacou ainda a resistência histórica do povo baiano e ressaltou a importância de se lembrar deste ato para que eventos como aquele não voltem a acontecer. “A Bahia sempre foi terra de resistência e continua sendo na defesa da democracia. Hoje é um dia de reflexão e memória sobre o ataque à nossa liberdade que não se concretizou graças ao nosso povo e às instituições”, declarou o governador.
“A democracia é uma conquista diária, e devemos protegê-la sempre. Por isso, queremos que todo 8 de janeiro seja uma oportunidade para reafirmar a necessidade de garantir um futuro livre de autoritarismo”, completou.
Eventos celebram resiliência e memória democrática
As atividades começaram pela manhã, no Palácio do Planalto, com o anúncio da reintegração simbólica de obras de arte que haviam sido danificadas durante os ataques golpistas, como foi o caso do relógio do século XVII, restaurado na Suíça sem custos ao governo brasileiro. Outro momento de destaque foi o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, simbolizando a resiliência do patrimônio cultural do país.
No Salão Nobre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um discurso emocionado, reafirmando a vitória da democracia sobre as tentativas de destruição. “Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, disse Lula.
“Estamos aqui porque é preciso lembrar, para que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça”, completou o presidente, se dizendo ainda um amante da democracia.
União em defesa do Estado de Direito
O ato “Abraço da Democracia” encerrou as celebrações no período da tarde. O presidente Lula, acompanhado de governadores, parlamentares e membros do Judiciário, desceu a rampa do Palácio do Planalto até a Praça dos Três Poderes. No local, o gesto simbólico de união buscava reforçar o compromisso de lideranças e sociedade com a defesa da democracia no Brasil.
Relembre o caso
Vândalos e golpistas invadiram e depredaram, no dia 8 de janeiro de 2023, as sedes dos Três Poderes, em Brasília. A ação foi motivada pela derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022. Durante a ação, os vândalos destruíram obras de arte e demais itens seculares que estavam expostos nos locais invadidos, no que foi considerado o maior ataque contra a democracia do Brasil. Até o momento, o Supremo Tribunal Federal já responsabilizou 898 pessoas pelo ataque, das quais 371 já foram condenadas.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Rui Costa diz que Lula pode fazer reforma ministerial ainda em janeiro
PT-BA realiza seminário com novos prefeitos e vices na segunda
Últimas Notícias
Credenciais para áreas restritas do Carnaval 2025 já podem ser solicitadas
Bahia amplia oferta de barita com nova parceria entre CBPM e mineradora
Vereador Rodrigo Amaral se reúne com a Embasa por solução para crise hídrica nas ilhas de Salvador
Conforme o edil, o abastecimento de água nas ilhas está interrompido há mais de 20 dias, causando prejuízos à saúde, ao comércio e ao turismo local
Justiça arquiva inquérito contra Gusttavo Lima e revoga medidas cautelares
Decisão ocorreu nesta quinta-feira (9) após três representações do MP solicitando o encerramento da investigação, com base na falta de provas
Rui Costa diz que Lula pode fazer reforma ministerial ainda em janeiro
Saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom) foi explicada como parte de um 'novo momento da gestão'
José Ronaldo apresenta medidas de economia com foco em investimentos em obras e serviços para Feira de Santana
Principal iniciativa anunciada envolve a desativação de sistemas de tecnologia da informação (TI) redundantes
Polícia Penal apreende celulares e armas em operação no Conjunto Penal de Jequié
Ação visa combater a conexão de internos com atividades criminosas na região
Lula convoca reunião e reforça defesa da soberania nacional após anúncio da Meta
Mudanças anunciadas pelo bilionário Mark Zuckerberg, têm gerado preocupações no Brasil sobre a preservação da soberania nacional no ambiente digital
Câmara Municipal de Salvador passa por reestruturação nas lideranças partidárias
Reorganização envolveu a definição de novos vice-líderes e o fortalecimento da participação de diferentes partidos nas comissões e iniciativas legislativas
Alan Sanches aponta desabastecimento de vacinas para crianças no interior da Bahia: “Inaceitável”
Situação foi apontada em um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios
Luiz Caetano relata situação precária em Camaçari e destaca ações emergenciais na saúde, educação e infraestrutura
Prefeito descreveu a situação como 'caótica', destacando a falta de materiais básicos
Casa de Jorge Amado, em Ilhéus, é interditada por problemas estruturais
Prefeitura informou que infiltrações, afundamento do solo e infestação de animais comprometem a segurança do local