Governo do Estado inclui livro ‘Ainda Estou Aqui’ nas bibliotecas escolares para promover diálogo sobre democracia
Obra de Marcelo Rubens Paiva será ferramenta para debates históricos e sociais na rede estadual
O Governo da Bahia, por meio do governador Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a adoção do livro ‘Ainda Estou Aqui‘, do escritor Marcelo Rubens Paiva, para as bibliotecas das escolas públicas estaduais. A obra, que resgata memórias pessoais do autor e aborda os impactos da ditadura militar no Brasil, recentemente recebeu destaque internacional ao ser adaptada para o cinema. A atriz Fernanda Torres conquistou, no último domingo (5), o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, por sua interpretação como Eunice Paiva na trama.
De acordo com o governador, a premiação representa uma oportunidade valiosa para aprofundar diálogos sobre democracia no ambiente escolar.
“Esse prêmio nos motiva a aprofundar o diálogo sobre democracia. Nós vamos fazer entregas e doações do livro ‘Ainda Estou Aqui’ para festas literárias, para nossas bibliotecas das escolas estaduais, e planejamos exibir filmes em nossas unidades escolares e teatros, promovendo debates e discussões com especialistas”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Iniciativa visa promover reflexão histórica e pensamento crítico
A Secretaria Estadual de Educação (SEC) será responsável por viabilizar a utilização do livro como ferramenta pedagógica, promovendo debates sobre democracia, história e direitos humanos nas escolas estaduais. Além das atividades literárias, estão previstas exibições do filme inspirado na obra, seguidas por rodas de conversa com especialistas e atividades educativas.
A secretária de Educação, Rowenna Brito, destacou a importância da iniciativa: “Estamos oferecendo aos estudantes da rede estadual a oportunidade de compreender a história do Brasil de forma mais profunda, refletindo sobre o passado e os valores que devemos cultivar para o futuro”.
Paralelamente, a SEC implementou o projeto “Nós por Nós: Projeto de Incentivo à Produção Literária do Campo, Indígena e Quilombola no Estado da Bahia”. O programa visa estimular a produção literária entre estudantes dessas comunidades, promovendo a valorização cultural e o desenvolvimento do pensamento crítico. Uma das obras selecionadas foi Salvar o Fogo, do escritor baiano Itamar Vieira Jr., vencedora do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Romance Literário.
Ações integradas para justiça social e memória histórica
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) também integra as ações para fortalecer a memória histórica. Segundo Felipe Freitas, titular da pasta, “É uma excelente iniciativa em termos de preservação da memória e promoção da justiça. A circulação de narrativas sobre a resistência política ao autoritarismo e sobre a defesa das liberdades democráticas é um importante passo para que absurdo como os atentados de 8 de janeiro de 2023 não se repitam.”
A SJDH realiza atividades em festas populares, feiras literárias e Caravanas de Direitos Humanos, com debates, lançamentos de livros e exposições. Uma dessas iniciativas destacou, em 2024, a militância de mulheres afrodiaspóricas contra o racismo e o patriarcado.
Preservação histórica e diálogo intergeracional
Por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria da Cultura (Secult), o Governo da Bahia promove projetos voltados à preservação histórica. O Memórias Reveladas das Lutas Políticas na Bahia (1964-1985) documenta histórias de resistência à ditadura militar, enquanto a exposição “Para que NÃO se esqueça… Para que NUNCA mais aconteça”, realizada em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, reflete sobre os 45 anos da Lei de Anistia e os 60 anos do Golpe Militar.
O diretor-geral da FPC, Vladimir Pinheiro, destacou a importância das ações: “Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes do seu papel na construção de um futuro mais justo, e é por meio da cultura e da memória que conseguimos dialogar com diferentes gerações sobre a importância de nunca esquecermos os erros do passado”.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Inmet emite alerta vermelho para chuvas na Bahia e mais dois estados
Últimas Notícias
Financiamento de veículos no Brasil tem crescimento recorde de 20,4% em 2024
Salvador investe mais de R$ 3 milhões em energia solar para 12 equipamentos públicos
Projeto inclui escolas, unidades de saúde e Casa da Mulher Brasileira, com foco na sustentabilidade e redução de custos
Mulheres na literatura ganham espaço em evento no Teatro Gamboa
Exposição LITEATRO – Entre papéis e palcos, e a oficina NATIVAS – Narrativas Femininas acontecerão ao longo do mês
Banco Central diz que R$ 8,7 bilhões em recursos esquecidos estão disponíveis para resgate
Valores ainda podem ser recuperados após prazo oficial mediante ação judicial
Ex-presidente da Fundação Palmares, Zulu Araújo é inocentado em processo sobre improbidade administrativa
Acusações estavam relacionadas a um convênio celebrado entre a Fundação e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares
AGU contrata advogados internacionais para extradição de foragidos do 8 de janeiro
Ações de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes completaram dois anos nesta quarta
Bruno Reis defende passarela de ambulantes na Barra e espera menos resistência em 2025
Segundo gestor, objeções levantadas em 2024 não encontraram respaldo e não impactaram no sucesso da iniciativa
Moraes afirma que redes sociais só vão operar no Brasil se respeitarem as leis
Ministro do STF afirmou, nesta quarta-feira (8), que as redes sociais não são 'terra sem lei' no Brasil
MP-BA dá prazo de 15 dias para Claudia Leitte se manifestar sobre possível ato de racismo religioso
Audiência pública ocorrerá no dia 27 de janeiro, às 14h, no auditório da sede do MP-BA, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador
Inmet emite alerta vermelho para chuvas na Bahia e mais dois estados
Precipitações podem ultrapassar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, o que aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra
Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra homem condenado por homicídio do bailarino e coreógrafo do TCA
Acusado foi condenado a 14 anos de prisão por júri popular e estava foragido desde abril de 2024