Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes celebra dois séculos de tradição em Salvador
Início das celebrações ocorrem a partir da próxima sexta-feira; festas acontecem nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Com uma tradição de mais de 200 anos, a Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem será celebrada entre os dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025. Em homenagem às datas, a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Salvador, realizará uma série de ações comemorativas, que terão início já na próxima sexta-feira (27).
A celebração terá como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, fazendo referência à Campanha da Fraternidade 2025. Os festejos da próxima sexta começarão às 6h, com a alvorada e queima de fogos, seguidos pelo hasteamento da bandeira da devoção. Para o primeiro dia de celebrações, está prevista também a lavagem do templo.
Às 19h será celebrada a missa de Envio. Nos dias 28 a 30 de dezembro, ocorrerá o tríduo preparatório, também às 19h, trazendo reflexões sobre temas como: “Esperança na salvação pela fé”; “Nossa Senhora, estrela e guia dos evangelizadores”; e “Nossa terra, nosso lar: vivendo a Ecologia Integral”.
Programação do dia 31 de dezembro
No último dia do ano, data da Festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, as comemorações serão iniciadas às 9h, com a preparação da Galeota Gratidão do Povo para conduzir a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes ao mar. Às 15h, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a missa de embarque na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.
Já às 16h será iniciado o translado da imagem na Galeota, em procissão marítima até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro Comércio.
Celebrações do dia 1º de janeiro
No dia 1º de janeiro de 2025, as comemorações de Nossa Senhora da Boa Viagem começarão às 8h, com uma missa na Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebrada por dom Sérgio da Rocha. Às 10h terá início a procissão terrestre até o píer da Capitania dos Portos, onde a imagem do Senhor Bom Jesus será novamente embarcada na Galeota.
Simultaneamente, na matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, será celebrada uma missa às 10h30, durante a qual os fiéis pedirão que a festa tenha êxito, além de saúde para todos os devotos e que o ano novo seja de paz e união.
A programação prevê que a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes chegue, por volta das 12h, à Ponta do Humaitá, onde se encontrará com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Juntas, as duas imagens serão conduzidas em procissão terrestre, passando pelo Monte Serrat, Rua da Boa Viagem e Rua da Imperatriz, até retornarem à Igreja matriz.
Tradição religiosa de Salvador
As celebrações do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem fazem parte do calendário cultural de festas populares que acontecem na capital baiana. Após as celebrações dos dias 31 e 1º, também ocorrerão a tradicional Folia de Reis, marcada para 6 de janeiro, a Lavagem do Bonfim (16) e a Festa de São Lázaro (31). Já em fevereiro, o mês começa com a tradicional festa de Iemanjá, no dia 2.
As festas populares da capital baiana serão encerradas apenas em março, após o fim do Carnaval, que é oficialmente encerrado na Quarta-feira de Cinzas, no dia 5.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Polícia Civil devolve 436 celulares roubados na Bahia em grande operação
Últimas Notícias
Claudio Tinoco critica possível aprovação automática de alunos da rede estadual na Bahia
Segundo o vereador, medida foi uma tentativa de melhorar os índices educacionais do estado
CNI minimiza impacto fiscal e critica desvalorização do câmbio e alta dos juros
Entidade aponta exageros no mercado financeiro e propõe contingenciamento do orçamento
Arthur Lira deixa a presidência da Câmara com pautas prioritárias pendentes
Propostas como a reformulação do CNMP e a regulamentação das redes sociais não avançaram durante o mandato do atual presidente
Haddad defende regras do arcabouço fiscal e descarta alterações em 2025
Ministro reitera transparência em gastos tributários e harmonização entre os poderes
Votação do Orçamento da União de 2025 é adiada para fevereiro, afirma líder do governo
Por lei, o Orçamento deveria ser aprovado antes do recesso
New York Times aposta em indicação de Ainda Estou Aqui a Melhor Filme no Oscar 2025
Obra tem chances de figurar não apenas na categoria Melhor Filme Internacional, mas também no prêmio de Melhor Filme
Operação Cidade de Palha desarticula quadrilha na Cidade Nova com cinco prisões
Ação realizada pelo DHPP mira quadrilha envolvida em tráfico e crimes contra a vida
Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, é hospitalizado novamente por diarreia e desidratação
Prefeito enfrenta nova internação após lidar com efeitos colaterais do tratamento contra câncer
Dinâmicas inéditas, quarto temático e convidados especiais: Tadeu Schmidt revela novidades do BBB 25
Nova temporada terá um quarto temático de época
Alexandre de Moraes concede liberdade provisória a Daniel Silveira e impõe medidas restritivas
Ex-parlamentar terá restrições como proibição de redes sociais e monitoramento eletrônico