Dia D contra dengue promove ações em todo Brasil; confira iniciativas da Sesab e SMS
Somente neste ano, Ministério da Saúde registrou mais de 6,7 milhões de casos da doença, com 5.950 óbitos
O Dia D de combate à dengue, promovido neste sábado (14) pelo Governo Federal, mobiliza estados e municípios em ações coordenadas para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Com iniciativas que vão de campanhas educativas a mutirões de limpeza, o objetivo é engajar a sociedade no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Ações na Bahia: Sesab e SMS lideram mobilizações
Iniciativas da Sesab
Na Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) organiza o seminário “Combate às Arboviroses: desafios e ações para reduzir a mortalidade”, que acontece neste sábado, das 8h30 às 12 horas, no auditório Lúcia Alencar, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento reúne especialistas e a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para debater estratégias de enfrentamento e apresentar o planejamento para 2025.
Em novembro, a Sesab já havia promovido a “Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses”, com ações em várias regiões. Além disso, o governo estadual investiu R$ 23 milhões no combate ao Aedes aegypti, adquirindo equipamentos, distribuindo kits para agentes de saúde e ampliando atividades de fiscalização em áreas de difícil acesso, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Operação “Verão sem Mosquito”
Na capital baiana, a Prefeitura de Salvador realizou, nesta última sexta-feira (13), a operação “Verão sem Mosquito”, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação mobilizou agentes de endemias para inspeções domiciliares, eliminação de criadouros e tratamento de focos do mosquito nos bairros e ilhas dos 12 distritos sanitários.
Além do combate direto ao Aedes aegypti, a SMS também oferece vacinação contra a dengue, disponibilizada em todos os postos de saúde da cidade. A campanha, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já aplicou 85 mil doses em 2024, se tornando um instrumento eficaz na redução da transmissão.
Segundo a diretora de Vigilância a Saúde, Andrea Salvador, é necessário que a população esteja alinhada com os agentes de endemias, para que cada um possa fazer sua parte. “Tornar como [sic] rotina o ato de inspecionar suas casas, notando se há presença de água parada, que são ambientes propícios a se tornarem criadouros do mosquito e sempre utilizando o repelente”.
Impacto nacional: dados e desafios da dengue
O Brasil enfrenta números alarmantes de dengue em 2024. O Ministério da Saúde registrou mais de 6,7 milhões de casos e 5.950 mortes relacionadas à doença até o momento, com outros 1.091 óbitos em investigação. Esses índices são significativamente superiores aos de 2023, que contabilizou 1.179 mortes.
Na Bahia, foram reportados 232.623 casos prováveis de dengue e 170 mortes até dezembro, um aumento de 394,9% em relação ao ano anterior. Além disso, 16.491 casos de chikungunya e 1.166 de zika foram registrados no Estado.
Em Salvador, os números indicam uma tendência oposta: de janeiro a novembro, houve uma redução de 77% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2023. No entanto, especialistas alertam que a chegada das chuvas pode reverter esse cenário.
Mudanças climáticas e riscos futuros
As mudanças climáticas têm intensificado o desafio do combate ao Aedes aegypti. Segundo Rivaldo Cunha, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, temperaturas elevadas, associadas a chuvas intensas e secas prolongadas, favorecem a proliferação do mosquito.
“Como estamos chegando no período em que as chuvas voltam a ocorrer com maior intensidade, este é o momento ideal para que o mosquito também aumente a sua proliferação. Nós queremos chamar a atenção da população como um todo. Este é o momento de prevenir uma potencial epidemia que poderia acontecer em janeiro ou fevereiro”, afirmou.
Os estados mais afetados em 2024 foram Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná, com picos de epidemia entre fevereiro e março, quando o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos mensais. A maioria dos infectados tinha idades entre 20 e 29 anos.
Como participar da mobilização contra dengue
Ações como inspecionar residências, eliminar água parada e utilizar repelentes são fundamentais para o combate ao mosquito. O Dia D contra a dengue reforça a importância da colaboração entre governo e sociedade, visando minimizar o impacto da doença e evitar novas epidemias.
Lembre-se: a prevenção começa em casa. Faça sua parte!
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Liga Bahiana Contra o Câncer celebra 88 anos com missa especial nesta sexta
Varizes no verão: confira cuidados essenciais e dicas para proteção da saúde
Últimas Notícias
Teto de escola desaba em Salvador e deixa cinco feridos
Acidente em colégio bilíngue no Itaigara mobiliza serviços de emergência
Lula permanece internado no Sírio-Libanês com quadro estável
Presidente segue sob cuidados semi-intensivos, evoluindo bem, enquanto equipe médica monitora sua saúde com rigor
Quem é Braga Netto, general preso por obstrução de Justiça
Ex-ministro da Defesa e figura central em atos antidemocráticos tem histórico polêmico na política brasileira
Novas estimativas aumentam economia do pacote fiscal para R$ 76,4 bilhões
Atualizações ampliam projeções fiscais com ajustes na DRU e no salário mínimo
Mais de 600 estudantes de todo Brasil participam de festival de ciência e tecnologia em Salvador
Ao todo, 83 escolas brasileiras marcam presença no evento que segue até este sábado
Dia D contra dengue promove ações em todo Brasil; confira iniciativas da Sesab e SMS
Somente neste ano, Ministério da Saúde registrou mais de 6,7 milhões de casos da doença, com 5.950 óbitos
PF prende Braga Netto em investigação sobre tentativa de golpe de Estado
Mandado de prisão preventiva por obstrução da Justiça foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal
Diretora de presídio é afastada após fuga de 16 detentos na Bahia
Diretor adjunto e coordenador de segurança também foram afastados do cargo
Céu nublado e chuvas isoladas marcam fim de semana em Salvador e interior do Estado
Clima instável e temperaturas amenas deverão predominar na capital e interior baiano neste sábado e domingo
AGU diz que governo não tem condições técnicas de impedir uso do Bolsa Família em apostas
Medida havia sido definida pelo ministro Luiz Fux em novembro e confirmada pelo plenário do STF