Dia D contra dengue promove ações em todo Brasil; confira iniciativas da Sesab e SMS
Somente neste ano, Ministério da Saúde registrou mais de 6,7 milhões de casos da doença, com 5.950 óbitos

O Dia D de combate à dengue, promovido neste sábado (14) pelo Governo Federal, mobiliza estados e municípios em ações coordenadas para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. Com iniciativas que vão de campanhas educativas a mutirões de limpeza, o objetivo é engajar a sociedade no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Ações na Bahia: Sesab e SMS lideram mobilizações
Iniciativas da Sesab
Na Bahia, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) organiza o seminário “Combate às Arboviroses: desafios e ações para reduzir a mortalidade”, que acontece neste sábado, das 8h30 às 12 horas, no auditório Lúcia Alencar, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento reúne especialistas e a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, para debater estratégias de enfrentamento e apresentar o planejamento para 2025.
Em novembro, a Sesab já havia promovido a “Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses”, com ações em várias regiões. Além disso, o governo estadual investiu R$ 23 milhões no combate ao Aedes aegypti, adquirindo equipamentos, distribuindo kits para agentes de saúde e ampliando atividades de fiscalização em áreas de difícil acesso, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Operação “Verão sem Mosquito”
Na capital baiana, a Prefeitura de Salvador realizou, nesta última sexta-feira (13), a operação “Verão sem Mosquito”, conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação mobilizou agentes de endemias para inspeções domiciliares, eliminação de criadouros e tratamento de focos do mosquito nos bairros e ilhas dos 12 distritos sanitários.
Além do combate direto ao Aedes aegypti, a SMS também oferece vacinação contra a dengue, disponibilizada em todos os postos de saúde da cidade. A campanha, voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, já aplicou 85 mil doses em 2024, se tornando um instrumento eficaz na redução da transmissão.
Segundo a diretora de Vigilância a Saúde, Andrea Salvador, é necessário que a população esteja alinhada com os agentes de endemias, para que cada um possa fazer sua parte. “Tornar como [sic] rotina o ato de inspecionar suas casas, notando se há presença de água parada, que são ambientes propícios a se tornarem criadouros do mosquito e sempre utilizando o repelente”.
Impacto nacional: dados e desafios da dengue
O Brasil enfrenta números alarmantes de dengue em 2024. O Ministério da Saúde registrou mais de 6,7 milhões de casos e 5.950 mortes relacionadas à doença até o momento, com outros 1.091 óbitos em investigação. Esses índices são significativamente superiores aos de 2023, que contabilizou 1.179 mortes.
Na Bahia, foram reportados 232.623 casos prováveis de dengue e 170 mortes até dezembro, um aumento de 394,9% em relação ao ano anterior. Além disso, 16.491 casos de chikungunya e 1.166 de zika foram registrados no Estado.
Em Salvador, os números indicam uma tendência oposta: de janeiro a novembro, houve uma redução de 77% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período de 2023. No entanto, especialistas alertam que a chegada das chuvas pode reverter esse cenário.
Mudanças climáticas e riscos futuros
As mudanças climáticas têm intensificado o desafio do combate ao Aedes aegypti. Segundo Rivaldo Cunha, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde, temperaturas elevadas, associadas a chuvas intensas e secas prolongadas, favorecem a proliferação do mosquito.
“Como estamos chegando no período em que as chuvas voltam a ocorrer com maior intensidade, este é o momento ideal para que o mosquito também aumente a sua proliferação. Nós queremos chamar a atenção da população como um todo. Este é o momento de prevenir uma potencial epidemia que poderia acontecer em janeiro ou fevereiro”, afirmou.
Os estados mais afetados em 2024 foram Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná, com picos de epidemia entre fevereiro e março, quando o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos mensais. A maioria dos infectados tinha idades entre 20 e 29 anos.
Como participar da mobilização contra dengue
Ações como inspecionar residências, eliminar água parada e utilizar repelentes são fundamentais para o combate ao mosquito. O Dia D contra a dengue reforça a importância da colaboração entre governo e sociedade, visando minimizar o impacto da doença e evitar novas epidemias.
Lembre-se: a prevenção começa em casa. Faça sua parte!
Héber Araújo
Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.
Mais Lidas
Descubra sinais iniciais da Doença de Parkinson e como agir rapidamente
Saúde
Saúde nos Bairros oferece serviços gratuitos em Salvador até 25 de abril
Últimas Notícias

Armas apreendidas de Anderson Torres podem ser destruídas ou doadas, diz Polícia Federal
Armamentos — uma pistola 9 mm e um revólver calibre .357 — foram apreendidos em 10 de janeiro de 2023

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado

Especialista destaca força do marketing digital e diz que presença online é ‘indispensável’ para empresas
Ao Portal M!, Otávio Marinho destacou que marketing digital se firmou como elemento central na comunicação contemporânea

Grupo San confirma Ivete Sangalo e Claudia Leitte como atrações da Micareta São Paulo
Evento está marcado para o dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, na capital paulista

PL protocola pedido de urgência para votar anistia a envolvidos no 8 de janeiro
Requerimento para votação direta do projeto foi protocolado com 264 assinaturas, acima do mínimo necessário

Bolsonaro agradece apoio após cirurgia e diz que recuperação será longa: ‘Voltaremos’
Ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de desobstrução intestinal. Estado de saúde é estável

Éden Valadares rebate Bruno Reis e diz que Jerônimo cumpre papel de líder: ‘ACM Neto insiste no papel de chefe’
Presidente do PT Bahia afirma que Jerônimo governa 'ouvindo o povo' e rebate críticas do prefeito de Salvador

Assessoria de Davi Brito anuncia perda do bebê de ex-namorada após ‘complicações na gestação’
Adriana Paula passou por uma curetagem, procedimento médico indicado em casos de perda gestacional

Neto Carletto critica articulação de ACM Neto e diz que ‘capacidade de diálogo’ do ex-prefeito ‘é muito ruim’
Parlamentar baiano avaliou que ex-prefeito de Salvador está 'isolado' e tem perdido aliados por falta de diálogo e presença política

Lula sanciona Lei da Reciprocidade e promete reação dura contra países que impuserem barreiras ao Brasil
Nova legislação autoriza medidas contra países que prejudiquem competitividade brasileira, como resposta ao aumento de tarifas dos EUA