PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração
Treze policiais militares foram afastados das ruas nesta segunda-feira (2), após a Corregedoria da Polícia Militar abrir investigação sobre o caso em que um agente jogou um homem de uma ponte na Cidade Ademar, Zona Sul de São Paulo. A decisão inclui dois sargentos e onze cabos e soldados do 24º Batalhão, em Diadema, que agora cumprem expediente interno na Corregedoria. A informação é do G1.
O caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração, com as imagens sendo usadas para detalhar a conduta dos envolvidos. O incidente ocorreu durante uma abordagem em que dois homens, ao serem parados pela polícia, tentaram fugir em uma moto. Após a perseguição, um deles foi jogado no rio por um policial da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).
A testemunha que estava com a vítima confirmou que o homem sobreviveu. Segundo o ouvidor das polícias, Cláudio Silva, medidas severas devem ser tomadas: “Tanto do policial que pratica o ato quanto dos outros, que estavam ali e de certa forma não atuaram para que aquilo não ocorresse”, disse em entrevista à TV Globo.
O governador Tarcísio de Freitas declarou que o policial que “joga uma pessoa da ponte” não está à altura de usar a farda. O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, reforçou que “anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas antiprofissionais” e que haverá punições rigorosas.
Já o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, considerou as imagens “estarrecedoras e absolutamente inadmissíveis” e afirmou que o Ministério Público buscará a punição exemplar dos envolvidos.
Ele determinou que o Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública (GAESP) atue no caso para garantir a responsabilização criminal dos policiais. As investigações iniciais apontam que a vítima não resistiu aos ferimentos, mas a polícia ainda busca localizar o homem para um depoimento formal.
O ouvidor Cláudio Silva também destacou que o comportamento observado reflete uma crença de impunidade dentro da corporação. Ele solicitou o afastamento de todos os envolvidos e reforçou a gravidade da situação.
As imagens mostram o agente levantando a moto da vítima e depois, com a ajuda de outros policiais, jogando o homem de cima da ponte. O flagrante gerou indignação e reforçou a necessidade de medidas para prevenir abusos de autoridade.
Até o momento, não há pedido de prisão contra os agentes. A Polícia Militar segue investigando os fatos e avaliando o uso das câmeras corporais. A principal testemunha, que acompanhava a vítima, está colaborando com a apuração, enquanto os agentes permanecem em atividades administrativas.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bahia planeja linha de crédito para carros elétricos e ônibus sustentáveis
Últimas Notícias
Por unanimidade, deputados aprovam criação da Política Estadual Cultura Viva
Brasil registra 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
Senado adia votação de projeto que legaliza bingos e cassinos no Brasil
Bolsonaro é autorizado a ir à missa de sétimo dia da mãe de Valdemar Costa Neto
Autorização foi necessária porque Bolsonaro e Costa Neto estão proibidos de manter comunicação devido a investigações da Polícia Federal
Fernando Haddad diz que solução para economia exige ação fiscal e monetária
Ministro destacou que a política fiscal precisa avançar paralelamente à monetária para garantir a estabilidade econômica
Lula rebate críticas ao Bolsa Família, anuncia pente-fino e defende ajuste em programas sociais
Presidente garantiu que o processo será feito com cautela
Popó visita Fundação Celsinho Cotrim e elogia trabalho realizado pela entidade
Durante a visita, o atleta conheceu as instalações da fundação, conversou com os presentes e pousou para fotos
Jerônimo critica Coelba e diz que problema de energia na Bahia é ‘dor de cabeça’
Segundo governador, distribuidora de energia elétrica não cumpriu responsabilidades
Rui Costa critica ‘ataque especulativo’ ao real e defende economia brasileira ante tensão no mercado
Na avaliação do ministro da Casa Civil, alta do dólar não encontra amparo na realidade
Senadores governistas pedem mais tempo e votação da PEC das Praias é adiada
Proposta ganhou mais visibilidade após manifestações de artistas
Senado aprova isenção de impostos para medicamentos importados
Texto inclui uma nova regra sobre a importação de veículos e autopeças estrangeiras
Após 20 anos na Band, Datena é contratado pelo SBT para comandar novo programa diário
Emissora divulgou a novidade por meio de um comunicado oficial
Spotify Wrapped 2024: Taylor Swift lidera lista dos mais ouvidos do ano
No Brasil, o sertanejo e o funk continuam dominando as paradas do Spotify. Artistas como Henrique & Juliano, MC Ryan SP e Ana Castela lideram as listas nacionais